O Ford EcoSport foi o utilitário esportivo mais exportado pelo Brasil em 2015, com 30.808 unidades vendidas na América do Sul, incluindo os mercados da Colômbia, Chile, Paraguai, Peru, Uruguai, Equador, Bolívia e Argentina. Além destes, o SUV brasileiro também é vendido na Venezuela, com peças fornecidas em regime de CKD para montagem local.
Considerando todos os segmentos do mercado, o EcoSport foi o segundo veículo mais exportado pelo País no ano passado.
O modelo produzido na fábrica de Camaçari, na Bahia, é atualmente o principal produto de exportação da Ford Brasil e representou mais da metade do total de 55.015 carros, comerciais leves e caminhões destinados pela marca ao mercado externo no ano passado.
Na Argentina, por exemplo, ele hoje é o líder do segmento, com cerca do dobro de participação do segundo colocado.
“O EcoSport é um produto de imagem e conexão muito forte com os consumidores de toda a América do Sul. Ele criou um conceito de esportividade e capacidade de rodagem que não existia no segmento de compactos e, com a nova geração global, deu um salto de tecnologia”, diz Ana Paula Salles e Silva, supervisora de Marketing do Produto da Ford.
O EcoSport de exportação tem uma oferta diferenciada de motores. Para os demais países sul-americanos, os modelos Sigma 1.6 Flex e Duratec 2.0 Flex, exclusivos do mercado brasileiro, são substituídos pelos congêneres a gasolina, com calibração específica, e há também a opção 1.5 diesel para Argentina e Chile.
Nos demais itens, a família segue o mesmo padrão brasileiro. Além de câmbio manual ou automático sequencial de dupla embreagem, vem de série com direção elétrica, ar-condicionado, sistema multimídia SYNC, faróis de LED, duplo airbag e freios ABS.
Da mesma forma, opcionais como controle eletrônico de estabilidade, sensor de estacionamento, sistema de partida sem chave, bancos de couro, seis airbags e tração integral são disponíveis na linha, que conta com as versões SE, FreeStyle, Titanium e 4WD, conforme o mercado.
Com mais de 1 milhão de unidades produzidas no Brasil e vendido hoje em mais de 100 mercados globais, o EcoSport é uma das bases da estratégia da Ford para avançar no segmento de utilitários esportivos, que tem comandado o crescimento da indústria em várias regiões do mundo.