sexta-feira, 19 abril , 2024
28 C
Recife

Ford inicia a primeira parceria público-privada de compartilhamento de transporte urbano na cidade de Kansas

A Ford faz parte da primeira parceria público-privada voltada à mobilidade urbana dos Estados Unidos, um projeto-piloto em Kansas City que vai oferecer uma nova opção de transporte na cidade com o uso de tecnologia móvel e vans. O programa, chamado Ride KC: Bridj (referência à carona, em inglês), começa a funcionar em março, unindo a Ford, a empresa de tecnologia urbana Bridj e a autoridade municipal de trânsito.

- Publicidade -

O usuário poderá acessar o aplicativo do serviço por smartphone, informando para onde quer ir e em qual horário para ver as opções disponíveis e o preço da passagem. Poderá também rastrear a localização das vans Ford Transit em tempo real. O embarque será feito em locais predeterminados, como pontos de ônibus e de compartilhamento de bicicletas, que favorecem as conexões.

A plataforma Bridj combina bilhões de dados para determinar onde os passageiros querem ir e como levá-los para lá do modo mais eficiente. O objetivo é oferecer uma opção prática, confortável e acessível de transporte, usando a tecnologia. A Ford foi escolhida como a única fornecedora de veículos do programa por causa do seu comprometimento com a mobilidade urbana, por meio do plano Ford Smart Mobility, que conta com ações em todo o mundo.

- Publicidade -

“Nosso objetivo é tornar a vida das pessoas melhor, mudando a maneira como o mundo se move”, diz Erica Klampfl, gerente global de soluções de mobilidade, de Pesquisa e Engenharia Avançada da Ford. “O plano Ford Smart Mobility é o pilar do nosso compromisso com a inovação, com foco no desenvolvimento de serviços de mobilidade mais inteligentes, conectados e voltados para serviços.”

Kansas City figura com frequência nas listas de melhores cidades em tecnologia, artes, empreendedorismo e lugares para pessoas jovens viverem. O programa piloto de um ano vai incluir inicialmente o centro e áreas da cidade que concentram hospitais, centros culturais e históricos. Conforme a procura, novas rotas serão criadas.

“A Bridj está empolgada em fazer parte da plataforma tecnológica urbana do Ride KC: Bridj”, diz Matte George, CEO da Bridj. “Modernizar a infraestrutura urbana é o maior desafio tecnológico do nosso tempo e este piloto faz parte da solução, ampliando significativamente a capacidade atual do sistema de transporte em massa de Kansas City. Ele é um exemplo do que é possível avançar quando as cidades adotam a inovação tecnológica e trabalham em parceria com entidades privadas para criar uma cidade realmente moderna”.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança