O Brasil entrou na lista dos países que contam com o Android Auto, aplicativo desenvolvido pelo Google para proporcionar aos usuários a mesma experiência que eles possuem em seus smartphones Android, de forma segura e totalmente integrada à central de entretenimento do veículo.
A liberação do aplicativo será feita de maneira gradual durante o mês de abril. Isso significa que os motoristas donos de smartphones Android e de carros com centrais compatíveis poderão usufruir de toda a experiência integrada e conectada que o Android Auto oferece.
Para utilizar o Android Auto, é preciso conectar um smartphone (versão Lollipop ou superior) ao console do carro com um cabo USB. Após a conexão, a tela do painel irá mostrar os aplicativos instalados no celular que possuem uma versão otimizada para uso em veículos.
Durante o caminho, a tela do telefone permanece bloqueada para que não seja possível utilizála ao dirigir, garantindo a segurança do motorista.
Uma vez conectado, o usuário tem à sua disposição vários dos recursos encontrados que ele já acostumado a usar no celular: – informações relevantes, como tempo de percurso e as condições do clima;
– Fácil visualização das chamadas recentes e dos números favoritos; – Google Maps, que ajuda o motorista a definir sua rota e acompanhar o trajeto diretamente no painel; – Google Play Música, que dá ao usuário acesso às suas canções e playlists preferidas;
O Google Now, o assistente de voz do Google que ajuda o usuário com dúvidas como, por exemplo, “Vai chover amanhã?” ou “Qual o shopping mais próximo?” e mais aplicativos: como Spotify, WhatsApp, Skype, entre outros. O Android Auto foi pensado para permitir que os motoristas tirem o melhor proveito dos recursos do smartphone sem se distrair.
Como o objetivo é facilitar e manter a segurança, o usuário pode realizar várias tarefas utilizando apenas comandos de voz. Na parte de comunicação, é possível realizar chamadas telefônicas ou enviar mensagens apenas com a voz, sem tirar as mãos no volante.
Caso o usuário receba uma mensagem enquanto estiver dirigindo, o sistema faz a leitura do texto, tirando a necessidade de olhar para Atualmente, os modelos que possuem centrais de entretenimento compatívies com o Android Chevrolet Novo Cobalt; Volkswagen/VW Novo Gol, Novo Voyage, Nova Saveiro, Fox, CrossFox, SpaceFox, SpaceCross, Golf, Jetta, Novo Passat, Tiguan, Fusca; Honda Accord.
Na parte de centrais multimídias temos a Pioneer que desde o ano passado vende o modelo AVICF70TV em lojas especializadas. Mas isso é só o começo. Todas as empresas que fazem parte da Open Automotive Alliance, a rede global que reúne companhias de tecnologia e líderes da indústria automotiva, estão comprometidas em implementar o Android Auto.
Os consumidores brasileiros podem aguardar por novidades ainda este ano nos modelos das seguintes montadoras: Fiat, Ford, Hyundai, Mitsubishi e Suzuki.