sexta-feira, 22 novembro , 2024
28 C
Recife

MAHLE amplia sua cooperação com a Scuderia Ferrari

“Consideramos a MAHLE um parceiro importantíssimo no desenvolvimento contínuo dos nossos motores. Apreciamos não somente seu elevado nível de especialização tecnológica, mas também a sua excepcional confiabilidade”, explica James Allison, diretor técnico da Scuderia Ferrari.

O âmbito da cooperação inclui a optimização do mecanismo do virabrequim e o desenvolvimento de materiais de alta performance.

- Publicidade -

“O compromisso da nossa empresa com as competições tem uma tradição de décadas, e muitos dos nossos desenvolvimentos contribuíram para que os motores dos carros de série ficassem cada vez mais potentes e, ao mesmo tempo, mais econômicos”, enfatiza Wolf-Henning Scheider, CEO e Presidente do Conselho de Administração da MAHLE.

Para este projeto, por exemplo, a MAHLE desenvolveu e fabricou pistões forjados de alta resistência, além de otimizar ligas de alumínio e reforços de proteção. Essa lista foi complementada por anéis de baixo atrito, pinos de pistão de aço extremamente resistentes, bem como revestimentos de cilindros do motor que reduzem o atrito e são resistentes ao desgaste.

“A nova geração de motores V6 turbo, hibridizados, apresenta desafios muito específicos,” diz Fred Türk, Vice-Presidente da MAHLE Motorsports.

- Publicidade -

O desenvolvimento de componentes para a Ferrari também inclui processos de combustão extremamente inovadores. A MAHLE, pela primeira vez, está usando uma solução patenteada que leva a um aumento significativo da eficiência.

O novo processo de combustão com mistura pobre, denominado MAHLE Jet Ignition, consegue isso com uma superfície especial de queima. Assim, uma maior potência é gerada, tornando a tecnologia especialmente eficaz para o uso no automobilismo.

Por sua vez, a MAHLE também tem planos de desenvolver essa tecnologia para veículos de série, onde tem conseguido níveis de eficiência que normalmente só são encontrados em motores a diesel.

- Publicidade -

Este exemplo demonstra que o automobilismo continua a ser um grande descobridor de tecnologias. “As exigências extremas a que estes veículos são submetidos são o ponto de partida para muitas soluções inovadoras, que numa fase posterior, passam a ser usadas em veículos de produção em série”, enfatiza Türk.

O compromisso com o automobilismo tem sido, portanto, parte da estratégia global da MAHLE há décadas. O exemplo mais recente é o pistão de aço que colaborou para a vitória em Le Mans – corrida de longa duração – no ano passado.

Agora, eles estão sendo instalados nos novos motores diesel de 1,5 e 1,6 litro da Renault, que atendem a norma Euro 6. A MAHLE tem estado presente em várias das categorias do automobilismo mundial por muitas décadas.

Ao todo, mais de 300 engenheiros e pesquisadores das áreas de Serviços de Engenharia, Motorsports e Aplicações Especiais estão trabalhando na busca por novas soluções, que posteriormente serão implementadas nas linhas de produção em série da MAHLE.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn