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Veículos são testados em condições severas durante as corridas

Você sabia que em carros de disputa automobilística uma pastilha de freio pode durar apenas uma corrida? Em condições severas de alta velocidade, o desgaste é prematuro.

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[box type=”info” align=”aligncenter” ]Modificações e ajustes são necessários para que os componentes, como pastilha de freio, disco de freio e amortecedores possam garantir estabilidade e performance em alta velocidade nas pistas. Trabalho contínuo da equipe para deixa o carro preparado para a competição.[/box]

Por isso, piloto Nonô Figueiredo, da Equipe Onze Motorsports, patrocinada pela Nakata, competidor do Campeonato Brasileiro de Marcas, destaca a importância do uso de peças corretas para o veículo, mesmo que não seja um carro para corrida. “Como cada corrida exige a utilização de peças somente para aquele circuito, temos de contar com peças de qualidade”, afirma Nonô.

Regulagens e ajustes são necessários para garantir alta performance, como por exemplo:

Discos de freio – Os carros dessa categoria utilizam discos de freio feitos do material conhecido como carbono – usado tanto para os discos como para as pastilhas, muito diferente da conhecida fibra de carbono, largamente empregada na construção dos chassis dos carros de diversas categorias.

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Sobre a superfície da pista do disco são usinadas ranhuras (slots) que garantem mais segurança e estabilidade em todas as frenagens. As temperaturas podem atingir 1200ºC com as frenagens, resultando na duração apenas de uma corrida para cada jogo de disco de freio, principalmente os dianteiros.

Fluido de freio – Para compor os discos de freio, o fluído de freio é o principal componente do sistema de freio. Sua principal função é de transmitir a força aplicada ao pedal de freio até os pistões, localizado nas rodas do veículo, para que haja atrito entre a pastilha e o disco. E o piloto tem todo o controle de injetar esse fluido, já que possui uma alavanca especial dentro do carro que regula a quantidade de fluidos para os discos.

Suspensão – Já os amortecedores junto com as molas são uma parte vital do acerto do carro, portanto se faz necessária uma perfeita compreensão do seu funcionamento para se fazer um uso correto deles. Os movimentos do amortecedor são Bump e Rebound (compressão e descompressão).

Os amortecedores trabalham em conjunto com as molas, com proporção adequada entre a dureza das molas e a velocidade dos amortecedores.

Para se ter uma ideia, o Stock usa molas 4 vezes mais duras que um bom carro de rua em torno de 1.600 libras. O ajuste fino é feito depois da instalação dos amortecedores no carro, através de cliques que aumentam ou diminuem sua dureza e velocidade.

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Item de segurança do veículo, as pastilhas de freio devem começar a ser fabricadas com o selo do Inmetro para o mercado de reposição a partir janeiro de 2016.

Os amortecedores já contam com a certificação do Inmetro e vêm com o selo estampado na peça e nas embalagens, facilitando a identificação da qualidade comprovada do produto.

Sobre o Campeonato –  Criado em 2011, pela Vicar, o Campeonato Brasileiro de Marcas, parte do Racing Day, onde acontecerão outras provas, entre elas, a Stock Car, veio para resgatar a competição entre as montadoras nas pistas.

Neste ano, além da Ford, Honda, Mitsubishi Motors, Toyota e General Motors, participará também do campeonato a Renault. O time de Nonô será uma das equipes oficiais da marca Chevrolet, que disputará com o modelo Cruze.

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