sexta-feira, 21 junho , 2024
28 C
Recife

Anhembi receberá homenagem de 40 anos do Fiat 147

Há 40 anos a Fiat Automóveis apresentava ao mercado o seu primeiro automóvel de produção nacional, o compacto 147. Amanhã, o Auto Show Collection, tradicional evento de carros antigos realizado no Anhembi, fará uma homenagem ao pioneiro Fiat nacional.

- Publicidade -

O evento terá uma exposição de 40 exemplares nas versões L, GL, Furgoneta e a esportiva Rallye, a pickup City (primeira pickup derivada de um automóvel produzida no país), a perua Panorama, o sedan Oggi e o Spazio que serão expostos no Pavilhão do Anhembi.

Além da linha 147, o Auto Show Collection reunirá outros clássicos nacionais da marca como o Tempra, Tipo, Marea e alguns clássicos como o 127, o conversível Spider e alguns modelos da linha Alfa Romeo.

Além da exposição, tradicionalmente o evento reúne modelos antigos de várias marcas, e atrações como o mercado de peças e acessórios, área de compra e venda de veículos antigos, exposição de carros customizados (rebaixados, modificados em geral), e serviços como praça de alimentação, praça de Food Trucks, estacionamento para visitantes, sonorização e segurança.

Quarentão controverso – O Fiat 147 marcou a estreia da Fiat no Brasil em 1976 mas não conquistou o público brasileiro no início. Derivado do Fiat 127, lançado em 1971, que foi um dos carros mais vendidos na Europa em seu tempo, o modelo nacional tinha dianteira e motores diferentes para o nosso mercado.

- Publicidade -

Com 800kg e propulsor de 1048cc com 50cv, tinha boa relação entre desempenho e economia de combustível. O espaço interno era muito bem aproveitado já que compartimento do motor ocupava apenas 20% do seu tamanho total.

Porém os engates do câmbio impreciso e a quebra da correia que exigia manutenção, renderam ao carro uma má fama. Com o tempo a família cresceu, com a pickup (depois rebatizada de City) em 1977 e a perua Panorama em 1980, quando ele foi reestilizado e ganhou motor 1300cc disponível também na versão etanol.

Em 1983 foi lançado o sedan Spazio e o bem equipado Oggi, com uma dianteira que antecipva as linhas do Uno. No ano seguinte, com o novo carro na família, o 147 começou a perder espaço até ser descontinuado em 1986. Como curiosidade teve até sua própria categoria de corridas, a Copa Fiat de Velocidade, lançada em 1978 e que chegou a ter 60 carros no grid de largada em Interlagos.

Matérias relacionadas

Clínica de Serviços Chevrolet

Mais recentes

Ofertas Peugeot 208

Destaques Mecânica Online

Powertrain do Futuro: Moldando a jornada para a mobilidade verde

Avaliação MecOn

SACHS - Versátil, abrangente e convincente