sexta-feira, 29 março , 2024
28 C
Recife

Cactus Chair: o Airbump® Citroën convida-se para a Design Week de Milão 2016

A edição de 2016 da Design Week de Milão, na Itália, é a oportunidade para os visitantes apreciarem dois dos principais componentes do DNA da Citroën, o design e a tecnologia, por meio de uma criação única e icônica: a “Cactus Chair”.

Desenvolvida pelo renomado arquiteto e designer italiano Mario Bellini, esta obra de arte é diretamente inspirada pela tecnologia Airbump® do C4 Cactus.

A “Cactus Chair” reflete perfeitamente a vontade da Marca Citroën de combinar uso e estética por meio de uma cadeira com design marcante, confortável e leve. Ela é apresentada com exclusividade no âmbito da exposição Citroën “Cactus Chair: do universo do automóvel àquele da mobília” – Via Tortona 20, que vai até o dia 17 de abril.

Do Citroën C4 Cactus…à “Cactus Chair” – Modelo único e moderno, que combina audácia e criatividade, o Citroën C4 Cactus destaca-se no universo automobilístico por meio de seus Airbump® específicos, elementos gráficos, que assinam o aspecto puro e liso do crossover.

Um design original que veio revolucionar os códigos automobilísticos. Inovação inspiradora, reinterpretada, agora, pelo arquiteto e designer italiano Mario Bellini em um universo completamente diferente.

Verdadeiro objeto de design destacando a criatividade e a tecnologia a serviço do bem-estar, a “Cactus Chair” inova em Milão. Inicialmente dedicado ao mundo do automóvel, o Airbump® é a base desta criação, fiel ao espírito da Marca Citroën.

Esta pele flexível em TPU (Termoplástico Uretano), destinada a proteger a carroceria dos pequenos choques diários, contém uma multidão de cápsulas de ar e não requer nenhuma manutenção específica.

Intrigado e fascinado por essa tecnologia, o arquiteto milanês Mario Bellini não hesitou em aplicá-la em um objeto cotidiano para transforma-lo em com formas audaciosas. Muitas semelhanças foram encontradas pelo arquiteto, que identifica no espaço interno do automóvel elementos das casas: portas, assentos, janelas…

“É por isso que quando, um dia, a Citroën Itália me apresentou a sua tecnologia Airbump®, a primeira ideia que tive ao tocá-la foi: por que não imaginar uma nova cadeira que teria a mesma leveza do que uma cadeira de plástico, lhe oferecendo o conforto de um verdadeiro enchimento?” explica Mario Bellini, que então teve a ideia de explorar o ar presente entre as cápsulas e criar uma mobília revolucionária… Daí nasceu esta cadeira com um nome paradoxal “Cactus Chair”, combinando beleza e simplicidade de utilização.

Dois modelos simbolizando o design – Apresentado mundialmente pela primeira vez no Salão do Automóvel de Genebra no início de março deste ano e, agora, exibido pela primeira vez na Itália, o Citroën C4 Cactus W é uma nova oferta de personalização tom sobre tom desenvolvida com base no C4 Cactus.

Este crossover tem linhas fluidas, cor monocromática e espírito urbano e chique. Nesta configuração, essencialmente pintado de Branco, os Airbump® cor Duna misturam-se discretamente à cor da carroceria Branco Pérola Nacarado.

Outra atração na Design Week de Milão é o novíssimo carro-conceito E-MEHARI styled by Courrèges. Conhecendo o espírito comum que anima as duas Marcas visionárias e icônicas que carregam a criatividade “à francesa”, foi naturalmente que a Citroën propôs à casa de alta costura Courrèges tornar seu Cabriolet de quatro lugares para torna-lo um objeto de moda exclusivo e luminoso.

Uma proposta à qual os dois co-presidentes da Courrèges Jacques Bungert e Frederic Torloting, que “acreditam muito na aproximação entre universos criativos”, responderam favoravelmente mobilizando seu escritório de design para trabalhar em conjunto com o centro de estilo da Citroën.

Banhado de luz e aberto ao mundo, o concept Citroën E-MEHARI styled by Courrèges traz o resultado de um trabalho minucioso de cores e de matérias em torno do Branco, ao qual vêm se incorporar alguns toques de Laranja Brilhante. Conceito que repensa a funcionalidade e o espaço por um espírito de liberdade.

Enquanto o “Cactus Chair” abre uma nova página no capítulo da “Créative Technologie”, os Citroën C4 Cactus W e E-MEHARI styled by Courrèges, todos apresentados na Design Week de Milão, ilustram perfeitamente as qualidades estilísticas e tecnológicas que tornam a Citroën uma Marca inovadora, cuja originalidade e audácia souberam atravessar o tempo.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn