sexta-feira, 21 junho , 2024
28 C
Recife

Caminhão Scania 0 km é o prêmio para o Melhor Motorista de Caminhão da América Latina

A Scania apresenta a versão latino-americana da competição entre motoristas de caminhão mais importante do mundo, a Scania Driver Competition, que desde sua criação na Europa, em 2003, reuniu mais de 300 mil motoristas de quase 50 países.

- Publicidade -

O evento se espalhou pelo mundo para destacar a importância do treinamento e da capacitação dos motoristas, além de aumentar a consciência deles com relação à segurança rodoviária e ao meio ambiente.

O Brasil realizou a competição cinco vezes, em 2005, 2008, 2010, 2012 e 2014, com o nome de Melhor Motorista de Caminhão do Brasil (MMCB), e é atualmente o recordista mundial de participantes, com mais de 174 mil inscritos.

Dessa vez teremos uma grande final que vai reunir os três mais bem classificados nas competições entre condutores, que serão realizadas na Argentina, no Brasil, Chile e Peru.

[box type=”info” align=”aligncenter” ]Para participar da competição, o motorista deve ter licença para dirigir de acordo com a legislação e o regulamento de cada país e aceitar o desafio de superar as seguintes etapas:

- Publicidade -

Inscrição e Etapa classificatória, com teste teórico realizado em livretos entregues por representantes da Scania em seu país ou online.

Etapa eliminatória, com provas práticas regionais em seu país; e a Final nacional, que será realizada entre os mais bem classificados em âmbito nacional.[/box]

Os três primeiros classificados de cada país, totalizando 12 participantes, vão para a final latino-americana, a ser realizada nos dias 26 e 27 de novembro, em São Paulo. E o grande vencedor receberá como prêmio um caminhão Scania 0 km, algo há muito tempo desejado pelos países participantes da América Latina.

O Brasil organiza este ano a sexta edição da competição que se tornou uma tradição no mercado e um sonho do profissional: o de ser o melhor motorista de caminhão do Brasil.

A Argentina realiza a sexta edição da competição e pretende atingir um novo recorde de inscritos. A última edição, em 2014, atingiu a marca de mais de 6.600 inscrições e este ano espera-se a participação de 7.500 inscritos.

- Publicidade -

Depois do grande sucesso de inscritos, mais de 2.500 em sua primeira edição há dois anos, o Chile mais uma vez recebe competição, que desta vez será realizada em cinco cidades de norte a sul do país. Esse circuito começa em outubro e termina com a grande final em Santiago, no início de novembro.

Acompanhando o sucesso dos países vizinhos, este ano o Peru organiza pela primeira vez a maior competição de motoristas de caminhões do mundo e espera receber mais de 2 mil inscritos.

Objetivos – Como referência mundial em soluções de transporte sustentável, a Scania demonstra seu compromisso e sua responsabilidade na construção de sistemas rentáveis e sustentáveis que beneficiem a todos.

Para atingir esse objetivo, as habilidades e a atitude do motorista são fundamentais. “Um motorista capacitado e bem preparado evita acidentes, reduz o consumo de combustível e as emissões. Também se comprovou que esse motorista cuida melhor do caminhão, diminui o número de reparos e os custos de manutenção para o operador, o que contribui para uma indústria de transporte eficiente”, afirma Martin Ståhlberg, presidente da Scania Commercial Operation Americas, ele próprio motorista de caminhão no início de sua carreira.

A competição não busca apenas avaliar e melhorar as habilidades de direção dos profissionais de transporte pesado, mas também difundir valores como segurança, eficiência e respeito pelo meio ambiente, ao mesmo tempo em que reúne colegas do transporte e suas famílias, estimulando a cordialidade e a união entre eles.

Em cada encontro são incluídos espaços desenvolvidos para conscientizar os participantes sobre a importância de um bom descanso, da nutrição adequada e, até mesmo, de práticas de primeiros socorros.

Por meio da Scania Driver Competition, a empresa sueca vem buscando, ano após ano, valorizar a figura do motorista por entender que seu papel é essencial na cadeia logística do transporte.

“O transporte terrestre de cargas é responsável por grande parcela do movimento da economia mundial. No Chile, por exemplo, 94% do transporte nacional de cargas é feito por estradas. Para nós está claro que o papel do motorista de caminhão é de grande responsabilidade, e como empresa devemos apoiar e valorizar esses profissionais, que são fundamentais para o setor”, completa o executivo.

Matérias relacionadas

Clínica de Serviços Chevrolet

Mais recentes

Ofertas Peugeot 208

Destaques Mecânica Online

Fiat Toro

Avaliação MecOn

SACHS - Versátil, abrangente e convincente