quinta-feira, 18 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

HB20 com 105 cv: confira nossas primeiras impressões do 1.0 turbo três cilindros da Hyundai

A Hyundai amplia a família do novo HB20 com a chegada da motorização 1.0 litro turbo. A nova opção produz 105 cavalos de potência máxima a  6.000 rpm e torque de 15,0 kgf.m disponível já a 1.550 rpm. A marca mantém as versões naturalmente aspiradas de 80 cv (1.0) e 128 cv (1.6).

Confira a matéria de lançamento do Hyundai HB20 1.0 Turbo clicando aqui.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Com o início das vendas previsto para o próximo dia 26 de abril, o HB20 1.0 Turbo é 31% mais potente e tem 47% mais torque quando comparado ao HB20 1.0 aspirado.

O HB20 1.0 litro Turbo veio para ocupar uma faixa de mercado entre o HB20 1.0 litro aspirado e o HB20 1.6, tanto em custo quanto em performance. O motor é novo, diferente do atual 1.0. Desenvolve 105 CV @6000 RPM e 15,0 mkgf @1550 RPM quando abastecido com etanol.

Mantém a arquitetura de 3 cilindros com novo bloco, cabeçote e pistões todos redesenhados e reforçados para receber a carga a que serão expostos. O motor e sua calibração foram desenvolvidos na Coréia do Sul e conta com uma turbina de 1,9 bar da Honeywell, intercooler ar/ar, injeção indireta de combustível com pressão de trabalho de 3.8 bar e taxa de compressão de 9,5:1. Ele é diferente do modelo Europeu que é equipado com injeção direta e tem potência na faixa dos 120 CV (com gasolina).

- Publicidade -

E a Hyundai não poderia encontrar um lugar melhor para a avaliação do HB20: a pista do autódromo de Interlagos. E o Mecânica Online® não perdeu a oportunidade.

Em altas rotações o desempenho do motor é muito bom. Rápido, ágil, dinâmico. O HB20 turbo vai aumentando a potência, como bem mostra seus dados técnicos, onde alcançamos a potência máxima nas 6.000 rotações por minuto.

O conjunto mecânico e a transmissão de seis velocidades, garantem a boa performance na pista e em situações de curvas mais arrojadas. As primeiras marchas são mais longas e o diferencial também foi alongado em 10% em relação ao motor 1.0 aspirado.

- Publicidade - Ofertas FIAT

E quando avaliamos o HB20 Turbo em baixa rotação identificamos uma característica que não encontramos na versão 1.0 aspirada. Numa simulação de trânsito urbano sentimos um “turbo leg” quando da mudança da primeira para a segunda marcha, que em alguns momentos chega a incomodar o motorista.

A redução da taxa de compressão de 12,0:1 no motor aspirado para 9,5:1 no motor turbo, operando em baixas rotações,  somados de toda a restrição do sistema de turbina e intercooler parece fazer com que ele perda seu rendimento nesta faixa de trabalho.

O motor “cria vida” quando a rotação atinge cerca de 3.000 rpm, principalmente na terceira marcha. Neste ponto temos potência de sobra para efetuar ultrapassagens ou mesmo acelerar um pouco mais.

Aparentemente a nova transmissão esta bem adequada para velocidades mais altas, desenvolvendo muito bem em 3° , 4° e 5° marchas , tendo a 6° marcha a característica de sobremarcha (overdrive), o que traz para o pequeno HB20 conforto sonoro e baixo consumo de combustível em estradas por exemplo.

Ao viajar a 100 km/h em sexta marcha, por exemplo, o motor gira a 2.650 rpm; rotação que estaria na casa das 3.200 rpm quando limitada à quinta marcha.

O turbo possui geometria fixa, e não varia a pressão do sistema em função do combustível, dois detalhes que fariam a diferença com relação a performance com etanol e com relação ao Turbo leg encontrado nas baixas rotações.

A presença do HB20 turbo é mais para brigar com concorrentes 1.4 litro aspirados, que mesmo para ser um esportivo de verdade, tanto que surge apenas o nome turbo como diferencial de estilo no modelo. Ele é mais um representante da tendência mundial de downsizing, ou seja, um veículo com motorização 1.0 litro mas com rendimento de 1.4 litro aspirado.

Conheça os detalhes das versões Comfort Plus e Comfort Style:

  • HB20 1.0 Turbo (hatch)
HB20 1.0 Turbo Comfort Plus HB20 1.0 Turbo Comfort Style
Preço: R$ 47.445,00 Preço: R$ 51.595,00
§  Ar condicionado manual

§  Direção hidráulica

§  Airbag duplo frontal

§  Freios ABS com EBD

§  Fixação ISOFIX

§  Vidros elétricos nas 4 portas com função one-touch (descida) para o motorista

§  Travas elétricas

§  Retrovisores elétricos com luz indicadora de direção

§  blueAudio® com comandos no volante

§  Painel Supervision Cluster

§  Computador de bordo com 7 funções, incluindo recurso de aviso de manutenção

§  Banco do motorista com regulagem de altura

§  Chave tipo canivete com telecomando

§  Travamento automático das portas (15 km/h)

§  Alarme

§  Maçanetas externas e retrovisores na cor da carroceria

§  Calotas aro 15” e pneus 185/60 R15

§  Acabamento preto na coluna B e na moldura dos vidros

Pacote Comfort Plus, mais:

§  Volante com regulagem de altura e profundidade

§  Porta-óculos

§  Alças de segurança

§  Rodas de liga leve de 15”

§  4 vidros elétricos com função one-touch para subida e descida com comando pela chave canivete

§  Lanternas Clear Type

§  Faróis de neblina com projetores

Preço adicional para pintura metálica ou perolizada: R$ 1.100,00

Sem custo extra para a cor Prata Sand

  • HB20S 1.0 Turbo (sedã)
HB20S 1.0 Turbo Comfort Plus HB20S 1.0 Turbo Comfort Style
Preço: R$ 51.475,00 Preço: R$ 55.225,00
§  Ar condicionado manual

§  Direção hidráulica

§  Airbag duplo frontal

§  Freios ABS com EBD

§  Fixação ISOFIX

§  Vidros elétricos nas 4 portas com função one-touch (descida) para o motorista

§  Travas elétricas

§  Retrovisores elétricos com luz indicadora de direção

§  blueAudio® com comandos no volante

§  Painel Supervision Cluster

§  Computador de bordo com 7 funções, incluindo recurso de aviso de manutenção

§  Banco do motorista com regulagem de altura

§  Chave tipo canivete com telecomando

§  Travamento automático das portas (15 km/h)

§  Alarme

§  Maçanetas externas e retrovisores na cor da carroceria

§  Calotas aro 15” e pneus 185/60 R15

§  Acabamento preto na coluna B e na moldura dos vidros

Pacote Comfort Plus, mais:

§  Volante com regulagem de altura e profundidade

§  Porta-óculos

§  Alças de segurança

§  Rodas de liga leve de 15”

§  4 vidros elétricos com função one-touch para subida e descida com comando pela chave canivete

§  Lanternas Clear Type

§  Faróis de neblina com projetores

   
Preço adicional para pintura metálica ou perolizada: R$ 1.100,00

Sem custo extra para a cor Prata Sand

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil