quinta-feira, 25 abril , 2024
28 C
Recife

Montadoras debatem novos desenvolvimentos de carrocerias, em Simpósio SAE BRASIL

Debater novos conceitos para o desenvolvimento de carrocerias é o foco do Simpósio SAE BRASIL CarBody 2016. Pela primeira vez, montadoras comandarão as apresentações do encontro, que será realizado em dois dias, 8 e 9 de junho, no Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT (avenida Prof. Almeida Prado, 532, Cidade Universitária), em São Paulo.

- Publicidade -

Organizado pela Seção Regional São Paulo da SAE BRASIL, sob a direção de Plínio Cabral, o encontro é integrado ao 9º Simpósio SAE BRASIL de Novos Materiais e Nanotecnologia, que será realizado dia 7 de junho, também no IPT.

Em sua terceira edição, o simpósio receberá lideranças de sete montadoras entre Fiat, Ford, General Motors, Honda, Mercedes, PSA Peugeot Citröen e Volkswagen para palestras, que serão acompanhadas de sessões de perguntas ao lado das carrocerias, expostas para que o público possa tirar dúvidas sobre as soluções utilizadas.

- Publicidade -

Também participarão do encontro fornecedores-chave da cadeia produtiva, que estarão presentes na mostra de engenharia, com as últimas novidades tecnológicas para o setor. São fornecedores de matérias-primas, como aço, alumínio e fibra de carbono; indústrias de transformação (estampagem a frio, estampagem a quente, perfilamento e outros) e empresas especializadas na união de materiais (a exemplo de soldagem a ponto, soldagem a laser e união a frio).

“A ideia é que as montadoras apresentem os conceitos aplicados nas estruturas e a cadeia produtiva também esteja presente para poder discutir aspectos técnicos e buscar soluções para ampliar a utilização de aços e outros materiais avançados nas carrocerias”, adianta Jesse Paegle,chairperson do simpósio.

Na abertura dos dois dias, o encontro ainda contará com a presença de lideranças do setor, como Alejandro Furas, secretário geral do Latin NCAP, que falará sobre as próximas evoluções em testes de segurança; e Valter Pieracciani, empresário e fundador da Pieracciani Desenvolvimento, que abordará as evoluções das áreas de pesquisa e desenvolvimento no País e no mundo, dos anos 1950 à atualidade.

- Publicidade -

O Simpósio SAE BRASIL CarBody 2016 é patrocinado pelas empresas Arcelor Mittal, Belgo Bekaert Arames, Benteler, CBMM, Gestamp, Höganäs, Radici, Saint-Gobain, Tox Pressotechnik e Trumpf. Também recebe o apoio do IPT.

“Os simpósios da SAE BRASIL elevam o debate, aprofundam o conhecimento tecnológico e preparam os profissionais da engenharia para os desafios competitivos atuais e futuros”, diz Frank Sowade, presidente da SAE BRASIL.

Simpósio SAE BRASIL CarBody 2016

Data: dias 8 e 9 de junho, a partir das 8h

Local: Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT (Auditório do Prédio 50) – avenida Profº Almeida Prado, 532, Cidade Universitária, São Paulo – SP. 

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança