sexta-feira, 29 março , 2024
28 C
Recife

SSAB participa da Agrishow 2016

Siderúrgica sueca participa pela primeira vez da maior e mais completa feira de tecnologia agrícola do mundo, expondo aplicações do aço de alta resistência Strenx, oferecendo ao setor redução de peso, de custos e aumento da produtividade nos equipamentos

A SSAB, empresa produtora de aço de alta resistência com unidades produtivas na região nórdica e nos Estados Unidos, marca presença na Agrishow 2016, que acontece de 25 a 29 de abril, em Ribeirão Preto (SP). Com um estande de 150m² de área externa, a SSAB apresenta quatro cases do aço de alta performance Strenx aplicados às máquinas agrícolas, além de amostras das chapas antidesgaste Hardox.

“O setor agrícola brasileiro oferece um vasto potencial para o desenvolvimento de equipamentos mais leves, produtivos, duráveis e eficientes e é um mercado no qual a aplicação de aços de alta resistência ainda é muito recente, mas com amplo potencial de crescimento”, diz Fabio Silva, gerente técnico da SSAB Américas.

Ele ainda ressalta que este material mais resistente pode ser utilizado, entre outras aplicações, em canavieiros, colheitadeiras e pulverizadores, sendo possível fabricar estruturas com maior capacidade de carga e de maior alcance.

No campo da agricultura, a alta resistência estrutural e a redução de peso são fatores competitivos importantes. Utilizando o Strenx em equipamentos, é possível ter guindastes com maior alcance, implementos com carga útil maior e equipamentos que economizam combustível.

Já o Hardox é sinônimo de durabilidade e qualidade em âmbito mundial no setor do aço. Com a maior gama de espessuras e dimensões do mercado, o Hardox é a chapa de aço de alta resistência mais indicada para aplicações que precisam suportar as mais severas condições, sem trincar ou deformar.

Dentre as aplicações do Strenx, aço estrutural que permite estruturas mais leves e resistentes, a SSAB apresenta duas amostras de um pulverizador da empresa Jacto.

Um chassis feito em Strenx, que passou a ter maior vida útil evitando problemas de fadiga, redução de peso, redução do número de componentes de montagem, menor tempo de produção, eliminação da solda – é parafusado, o que evita trincas e apresentou melhor comportamento torcional.

E o segmento da barra do pulverizador, também fabricado em Strenx, em que houve aumento da área de pulverização, peso reduzido, novo design, resultando em braços mais compridos.

A SSAB traz ainda um reboque de 10m de canavieiro da empresa Sergomel com a utilização do Strenx no chassis e na caixa. O equipamento teve maior carga útil, redução de peso e menos consumo de combustível.

E por fim, um guindaste da Argos feito em Strenx, resultando em maior capacidade de carga e aumento na distância de içamento.

Além disso, a SSAB também vai apresentar amostras de tubos que a siderúrgica fornece agora e vigas em Strenx e aço comercial, para que os visitantes possam comparar o peso de ambos. Lembrando que não é o aço que é mais leve, e sim, a estrutura que fica mais leve devido à redução da espessura do aço para manter a resistência.

A Agrishow é considerada uma das três principais feiras de tecnologia agrícola do mundo e a maior e mais importante na América Latina.

A feira é a vitrine das mais avançadas tendências e inovações tecnológicas para o agronegócio. Ela é palco do sucesso do agronegócio brasileiro e é a única feira do Brasil em que o produtor rural encontra tudo o que precisa e as melhores oportunidades de negócios.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn