A conectividade que vai além do entretenimento, fundamental para o desenvolvimento e melhorias da segurança veicular, prevista e estimulada pelo Innovar-Auto. Dentro deste conceito, o Seminário de Segurança Veicular e Eletroeletrônica, com o tema “Eletrônica no conceito da Segurança Veicular”, foi debatido ontem na Unip, em São Paulo/SP.
O evento, promovido pela AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, contou com a participação de engenheiros automotivos, técnicos de órgãos municipais, estaduais e federais envolvidos no segmento, fornecedores de equipamentos, concessionárias, profissionais de empresas do mercado de autopeças e indústria automotiva, empresas de reparação de veículos, acadêmicos e membros da Polícia da Rodoviária Estadual e Federal.
Para o presidente da AEA, Edson Orikassa, “nós engenheiros automotivos temos uma leitura diferenciada do que se refere a conectividade, que pode e deve servir cada vez mais aos parâmetros de segurança veicular e, por consequência, a segurança das pessoas”.
O cenário atual da formação e temática de segurança que sensibiliza o meio acadêmico foi discutido por Edson Kitani , da Mahle, em palestra “Mercado e Formação do Engenheiro Automotivo para a Segurança Veicular e Eletroeletrônica”. De acordo com ele, cerca de 43 mil óbitos em acidentes de trânsito no Brasil em 2014 foram registrados, o equivalente a queda de 108 aviões Boing por ano”.
Ainda segundo Kitani, “na arquitetura do futuro, o Sistema Avançado de Assistência ao Motorista (ADAS) será mais exigido para o controle de todas as funções do veículo, com uma rede de transmissão mais ágil. O domínio do software no sistema automotivo também está demarcado por engenheiros e cientistas da computação”.
Painel I – “Suspensões Pneumáticas – Veículos Comerciais Brasileiros” foi tema da apresentação ministrada por Antonio Sartar, da KLL Equipamentos para Transporte, que exibiu a importância desta tecnologia adotada nos veículos comerciais brasileiros, o quão ela pode ser amigável quando em operação e em conjunto com o controle de estabilidade para evitar acidentes e elevar o conforto do condutor e dos seus passageiros.
O que motiva a montadora Ford no que diz respeito a conectividade? Em palestra “Emergency Call”, o supervisor de conectividade da Ford Motor Company para América do Sul, David Borger, introduziu a tecnologia Sync, sendo a sua nova geração lançada na última Campus Party, em São Paulo/SP, disponível atualmente em mais de 15 milhões de carros e em 46 mercados no mundo todo.
Trata-se de uma tecnologia integrada para a conveniência, uma assistência de emergência capaz de realizar ligações diretas para a Central de Atendimento de Emergência Local – Samu, no Brasil, em casos de acidente onde o airbag é disparado. Além disso, em casos mais críticos , o sistema abre um canal de voz para comunicação do veiculo com o atendente.
Fábio Birolini, Ebtecth, em palestra “Réplicas, Veículos Artesanais., Buggy e Pequenas Séries – Legislação Internacional”, discorreu sobre a legislação internacional que permite a fabricação de veículos únicos ou em pequenas séries, isentando-os de equipamentos de segurança obrigatórios em veículos de série em diversos países, fomentando a inovação e o emprego em diversos nichos de mercado.
Como são produzidos os simuladores para operar da forma mais realista possível e como estes equipamentos auxiliam no aprendizado e entregam o entretenimento? Esta temática foi abordada por Luis Neca, em sua palestra “Simulador Auto Escola e Formação dos Condutores” numa abordagem que visa principalmente a segurança e treinamento de condutores.
Painel II – Em apresentação “Veículo Autônomo”, Laercio Barbosa, da Scania, mostrou ao público um projeto do caminhão autônomo concebido em parceria com a USP de São Carlos/SP, desenvolvido por pesquisadores brasileiros.
Com investimento contínuo em Pesquisa e Desenvolvimento, a fabricante sueca apresenta sistemas de automação e semiautomação veicular como o Agrupamento de Veículo em Pelotão (Platooning) e o Lane Departure Warning (LDW) ou Aviso de Saída de Faixa, além de uma abordagem detalhada do projeto brasileiro entregue em junho de 2015. Estamos vivenciando o inicio da tecnologia do futuro.
A discussão sobre a aceleração da integração dos smartphones, as mudanças nos hábitos e nos perfis dos motoristas para usufruírem ao máximo destes benefícios e, ao mesmo tempo, garantir uma direção segura foi debatida em palestra “Carplay, Android Auto, MirrorLink – A integração dos Smartphones e Seus Impactos”, ministrada por Elenice Abujamra, Harman do Brasil.
Na palestra “Conceitos Estruturais de Segurança”, Rogerio Garrubo, da Concept Blindagens, exibiu um projeto de estrutura de proteção contra impactos de capotagem projetado individualmente para cada modelo de veiculo.
Como a simulação computacional pode auxiliar no desenvolvimento e avaliação do modo de operação de produtos voltados para comunicação de curto a médio alcance, sem fio, também conhecido como V2V e DSRC.
Juliano Mologni, da ESSS, em “Simulações EMC/EMI em Sistemas V2V/DSRC” analisou situações dinâmicas como comunicação em 5.9 GHz entre veículos com obstrução de objetos como caminhões, além de promover comparações entre resultados de testes de EMC obtidos experimentalmente e por meio de simulação, incluindo comentários sobre quais aspectos de compatibilidade eletromagnética são influenciados com a introdução de tecnologias como V2V/DSRC e radar automotivo.
O fluxo do processo de certificação dos produtos de telecomunicação e a sua importância para o atendimento aos requisitos de compatibilidade eletromagnética foram exemplificados em palestra “Ensaios de EMC Aplicados aos Requisitos da Anatel”, por Gustavo Iervolino de Moraes, do Instituto Eldorado.
Na sequência, Sandro de Oliveira Fraga, da Universidade Federal Fluminense, comentou sobre a caixa preta para coleta de dados, para redução dos índices relacionados a acidentes de trânsito.
Em “Impacto Lateral”, Fábio Rossi, da Volkswagen, comentou sobre alguns meios de redução da energia cinética do ocupante de forma suave e gradual, amortecendo e evitando o impacto de cabeça, costelas e abdômen com partes rígidas do veículo.