No segundo semestre de 2016, o BMW Group inaugurará uma fábrica própria da BMW Motorrad, divisão de motocicletas do grupo, em Manaus (AM), na região norte do Brasil. Na unidade, será produzida a nova BMW G 310 R, além dos demais oito modelos já montados no País.
A previsão é de que mais de 10.000 unidades saiam da linha de produção brasileira em 2017, e é esperado um crescimento significativo da marca, especialmente com a introdução no mercado nacional da nova BMW G 310 R, primeira motocicleta roadster da BMW Motorrad com menos de 500 cilindradas.
A nova fábrica substituirá a linha de montagem de motocicletas da BMW Motorrad, também localizada em Manaus, atualmente operante por meio de uma parceria com a Dafra Motos, cuja produção se iniciou em 2009. Com a nova unidade produtiva, a expectativa é de que cerca de 170 empregos sejam gerados.
O Brasil representa um mercado de motocicletas estratégico para o BMW Group. Com a inauguração da fábrica e a chegada do novo modelo G 310 R, previstas para o final de 2016, a marca estará estrategicamente posicionada em um segmento promissor – de motocicletas abaixo de 500 cilindradas -, expandindo seu compromisso com o País.
“Com nossa estratégia de crescimento global, reforçamos nossa presença em mercados emergentes como o Brasil. Nesse contexto, a G 310 R desempenhará um papel fundamental na atração de novos públicos para a BMW Motorrad”, comenta Stephan Schaller, Presidente da BMW Motorrad globalmente.
“Hoje é um marco importante para a BMW Motorrad no Brasil, que consolida a grande expansão nacional que tivemos desde o início da montagem no País, em 2009. A nova fábrica da BMW Motorrad em Manaus reforça a relevância do Brasil nas estratégias do BMW Group em médio e longo prazos. Temos expectativas positivas em relação ao mercado brasileiro no futuro”, afirma Federico Alvarez, Diretor da BMW Motorrad Brasil.
O planejamento da transição de operações entre Dafra Motos e BMW Motorrad ocorrerá de maneira gradual, de modo que não haverá impacto no abastecimento de produtos ao mercado nacional.
Estratégia de crescimento da BMW Motorrad – Líder de mercado no segmento premium acima de 500 cilindradas em 27 países, a BMW Motorrad planeja manter seu crescimento de forma sustentável e rentável. O objetivo da marca é comercializar 200.000 unidades por ano até 2020.
O BMW Group continua aumentando sua participação nos mercados existentes e tem se aproximado de novos mercados na Ásia e América do Sul. Adicionalmente, a empresa cada vez mais possui um foco especial em mobilidade urbana.
Berlim atuará como referência – As motos montadas pela BMW Motorrad no Brasil desde 2009 sempre seguiram os rígidos padrões de qualidade da marca globalmente. A expertise da fábrica da BMW Motorrad em Berlim seguirá como referência para a instalação da nova unidade de fabricação de motocicletas em Manaus.
“No BMW Group, nós damos ênfase às unidades de produção internacionais, de modo a fortalecer a nossa posição no mercado. Com o início da nova unidade em Manaus, a fábrica de Berlim está ansiosa para continuar apoiando a rede de produção internacional e os colegas brasileiros”, afirma Stephan Schaller.