A Daimler Buses recebeu o prêmio “Liderança em custo-benefício e desempenho em chassis de ônibus urbanos e rodoviários na América Latina em 2016” da consultoria internacional Frost & Sullivan. A premiação, uma das mais cobiçadas pela indústria de ônibus mundial, ocorreu dia 12 de maio de 2016, em São Paulo.
Ricardo Silva, Diretor Geral de Ônibus América Latina, recebeu o prêmio das mãos de Art Robbins, Presidente da Frost & Sullivan Americas, durante a cerimônia oficial.
“Estamos muito orgulhosos por este reconhecimento internacional,” ressalta Ricardo Silva. “Nós atribuímos o forte desempenho da Daimler Buses na América Latina pela ampla oferta na linha de produtos, a expansão de seus negócios e principalmente pelas vantagens operacionais dos veículos. Além disso, a estratégia de atendimento aos clientes, a prestação de serviços e o crescimento da Empresa também foram muito significativos.” disse Art Robbins em seu discurso de premiação.
“A empresa e seus produtos não só cumpriram os critérios rigorosos que se aplicam a essa premiação, como também excederam os marcos de referência.” complementou Robbins.
A Frost & Sullivan premia empresas, unidades de negócios e organizações que tenham atingido as “melhores práticas” em seus respectivos setores. Os fatores que direcionam a avaliação são desempenho, perícia em solução de problemas, orientação e compromisso com o cliente, implantação de estratégias inovadoras, sustentáveis e de longo prazo.
Para chegar à lista final de premiados, a Frost & Sullivan desenvolveu uma metodologia que reúne 10 critérios de avaliação das empresas, entre eles, o número de vendas, o valor agregado dos produtos e a participação de mercado.
Também são realizadas pesquisas com clientes, fornecedores e encarroçadores assim como os relatos de operadores de empresas de ônibus a respeito de custos operacionais, serviços de manutenção e atendimento ao cliente. A Daimler Buses venceu em pelo menos seis critérios utilizados pela consultoria.
A Daimler Buses produz ônibus na América Latina em países como Argentina e Brasil por mais de 60 anos. Mesmo com a situação difícil dos mercados desta região, a Empresa conseguiu consolidar sua posição de liderança no mercado latino americano, com market share de 70% na Argentina e de 53% no Brasil.
“Isso mostra que conquistamos nossos clientes com produtos tecnologicamenZte avançados e sustentáveis, assim como nossos amplos serviços,” completa Ricardo “Além disso, continuamos a ser referência em conhecimento de motores eficientes a diesel, conceitos modulares de chassis para os encarroçadores locais e modelos de negócios inovadores para nossos clientes”.
Um exemplo é a expansão do conceito de mobilidade Bus Rapid Transit (BRT) nas cidades da América Latina. Rio de Janeiro e Bogotá são apenas duas das 35 cidades do mundo que optaram pelos sistemas de BRT do Grupo Daimler.
Esse sucesso se deve ao amplo portfolio de ônibus da maca que exigem pouca manutenção, além da experiência em planejamento urbano, ampla rede de concessionários para ônibus e contratos de serviços customizados, características que tornam a Daimler referência no mercado latino americano e líder global em participação de mercado, inovação e tecnologia.