O Mecânica Online® comemora 16 anos de existência na internet brasileira, mas em todo esse período, alguns fatos ficam marcados em nossa memória. Um delas foi o bom desempenho quando avaliamos pela primeira vez o Peugeot 206.
Entre dois caminhos, um mais curto com trânsito, e outro mais longo, sem trânsito, você não tinha dúvida em escolher o trajeto mais longo. A esperteza e dinâmica do modelo era muito boa.
Os anos foram passando e o Peugeot 206 foi evoluindo. Mas não é que a Peugeot conseguiu resgatar a essência do 206 em seu novo 208? Acredite. O modelo é destaque em eficiência, ou seja, anda muito bem, é esperto e ainda ganha destaque em economia de consumo.
Outro importante diferencial na linha 2017 é o i-Cockpit, uma completa solução multimídia que facilita a interação com os recursos do modelo.
Vamos então falando do i-Cockpit, que propõe uma ruptura com o tradicional conceito do posto de condução. Ele é o único no segmento a vir com o painel de instrumentos elevado, um volante de dimensões reduzidas e uma central multimídia de nova geração ao alcance das mãos.
Ainda internamente, o Novo 208 renovou totalmente o revestimento dos bancos, utilizando diferentes tecidos nas diversas versões do modelo. O mesmo ocorreu com o acabamento com melhorias em maçanetas, aeradores do ar-condicionado, volante e manopla do câmbio.
A dianteira está revigorada por uma nova guia de luz em LED, apliques cromados próximos às lâmpadas e faróis de máscara negra, que contribuem para a modernidade e a identidade do veículo, por meio de uma assinatura forte e única. Há ainda novos para-choques, grade e área inferior que integra uma moldura diferenciada para as luzes de neblina.
A lateral do Novo 208 apresenta a mesma harmonia que acompanha o seu desenho. A relação entre os balanços curtos e o comprimento total do carro, o quadro das portas embutido na carroceria, que é apoiada por novas rodas de liga leve de 15, 16 e 17 polegadas com tratamento bicolor e diamantadas – com exceção da configuração inicial – e a linha de cintura ascendente mostra uma área esculpida com desenho marcante.
Em forma de bumerangue, as novas lanternas com três “garras” em LED garantem um efeito tridimensional que remete, naturalmente, a elementos tecnológicos.
Novo PEUGEOT 208 Sport: versão com estilo esportivo – A PEUGEOT também pensou no cliente que preza igualmente por um visual mais esportivo do modelo, mas sem o apelo da performance em primeiro plano. Assim, o Novo 208 Sport traz, externamente, uma nova grade com contorno preto brilhante e detalhes em vermelho e preto.
O farol de neblina possui decoração em preto brilhante e roda de alumínio de 16 polegadas no mesmo tom. Completam sua roupagem o revestimento externo do retrovisor e o aerofólio em preto brilhante. Monograma SPORT estampa as laterais do modelo.
Internamente, o modelo tem volante esportivo em couro perfurado com fundo vermelho, costura vermelha e inserto de cromo-acetinado. Ele também se vale pedaleiras esportivas em alumínio, soleiras nas portas dianteiras, luz de leitura central e duas luzes de leitura de mapa em LED. O Novo 208 Sport é equipado com o motor 1.6l 16V e caixa manual.
Central multimídia de nova geração para uma conectividade intuitiva – Posicionada em primeiro plano, a central multimídia ao alcance das mãos e na mesma altura dos olhos do condutor e do passageiro da frente oferece máxima segurança, conforto e, claro, tecnologia em um equipamento de segunda geração.
A nova central multimídia apresenta uma grande tela colorida sensível ao toque de 7 polegadas e de funcionamento intuitivo. O botão MENU permite acessar num clique o conjunto das funções:
- MÍDIA RÁDIO para selecionar as diferentes fontes de áudio (rádio AM/FM, streaming de áudio e viva voz via Bluetooth, USB – áudio com exibição de capas, foto e viewer – AUX, calculadora, calendário e Jukebox com 16 Gb de memória para armazenagem de música – atrelado à função Navegação);
- AJUSTES para acessar as configurações do sistema;
- SERVIÇOS CONECTADOS para conectar-se ao MirrorScreen;
- TELEFONE para acessar as funções ligadas ao telefone com reconhecimento de voz;
- CONDUÇÃO dá acesso ao computador de bordo e as diferentes funções do veículo;
- NAVEGAÇÃO via GPS para acesso de mapas (Brasil, Argentina, Chile, Peru, Uruguai, Colômbia, Venezuela e Guiana Francesa), limites de velocidade em vias rápidas e pontos de interesse, entre outros.
- CÂMERA TRASEIRA (versões GT e Griffe): Quando engatar a marcha ré, o sistema multimídia projeta automaticamente na tela uma imagem permitindo visualizar o que está atrás do veiculo. Além da informação visual, o sensor de estacionamento traseiro permite através de uma ajuda sonora de identificar a proximidade com um eventual obstáculo atrás do veículo.
- O sistema permite ainda o espelhamento de tela de smartphones na tela da central multimídia. Nos veículos PEUGEOT esta funcionalidade chama-se MirrorScreen, que apresenta as vantagens de integração e modernidade ao respeitar estilo e ergonomia ao exibir a tela do smartphone sobre a de 7″, visibilidade e ergonomia preservadas para uma utilização compatível com a condução, com dois níveis de informação conforme o veículo se movimenta ou não. Exibição e controle das aplicações compatíveis desde a tela tátil de 7″. Utilização do mesmo pacote de dados cliente, sem custo adicional de uma segunda assinatura mensal e compatibilidade assegurada por duas soluções: MirrorLink para Sony, Samsung e HTC e CarPlay para o Iphone 5 ou superior.
- Compatibilidade assegurada por dois protocolos de comunicação: MirrorLink – smartphones e apps compatíveis (Sony, Samsung, etc.) e CarPlay (iPhone 5 ou superior).
Outra função é o Link MyPEUGEOT. Trata-se de um aplicativo gratuito para smartphones, disponível tanto para Android quanto para IOS, no qual é possível monitorar o consumo de combustível, continuar a navegação depois de estacionar o carro e localizar onde o veículo foi estacionado, entre outros.
Novos revestimentos internos – Os aeradores do ar-condicionado, maçanetas e manopla do câmbio em tons cinza, preto brilhante e cromado, assim como o volante multifuncional, de série em toda a linha, demonstram todo o cuidado redobrado da Peugeot na melhoria do interior do modelo.
Com exceção da versão inicial, a peça apresenta revestimento em couro com cromo-acetinado e sempre com o emblema do Leão cromado ao centro. O mesmo ocorre com o painel de instrumentos elevado, que recebe embelezadores em preto brilhante e cromado.
Com a tela central em LCD, a iluminação dos equipamentos e mostradores é na cor branca, com agulha vermelha na versão inicial.
Há ainda um bom número de porta-objetos, como porta-luvas refrigerado, espaços nas portas laterais e no compartimento situado em frente ao câmbio, que pode ser utilizado para guardar latas ou objetos como celulares.
Com exceção das versões Active e Active Pack, o Novo 208 também oferece o teto de vidro panorâmico na linha 2017.
Destinada a modelos de categoria superior, o equipamento, de 0,66 m² de área útil, é mais uma exclusividade do modelo no segmento e proporciona aos ocupantes ótima luminosidade interna e uma dimensão ampla de espaço. É possível regular a entrada de luz no interior do veículo graças ao fechamento/abertura da cortina do teto.
Equipamentos trazem nova sensação ao dirigir – Um item que ajuda a proporcionar o melhor controle da condução é a direção com assistência elétrica variável: precisa e ágil.
O volante possui comandos para controle das funções do rádio e do kit mãos livres com Bluetooth.
O painel de instrumentos tecnológico e um pacote completo de equipamentos demonstram o Novo 208 à frente de seu tempo: ar-condicionado automático digital bizone; sensor de obstáculos dianteiro e traseiro, computador de bordo com três modos de operação e nove funções integradas à central multimídia; piloto automático / limitador de velocidade; sensores de chuva e de luminosidade; câmera de ré e airbags frontais, laterais e de cortina, sempre dependendo da versão de acabamento.
Comportamento dinâmico – Com suspensão dianteira pseudo-McPherson e suspensão traseira com travessa deformável, a excelência de seus conjuntos de mola e amortecedor, de calibração específica para rodagem nas vias brasileiras, garante um comportamento dinâmico que trabalha com o melhor compromisso entre conforto e esportividade. Isso para perpetuar e enriquecer o prazer de condução.
VEJA TAMBÉM | Novo motor Puretech 1.2 de três cilindros: o mais econômico do Brasil resgata a essência da Peugeot
Conheça a gama do Novo PEUGEOT 208 – O Novo 208 está disponível em seis versões de acabamento: Active e Active Pack, ambas equipadas com o novo motor Puretech 1.2 e câmbio manual; Allure equipada com motor Puretech 1.2 ou Allure com motor 1.6 16V e câmbio automático sequencial; Sport, equipada com motor 1.6 de 16V e câmbio manual; Griffe, equipada com motor 1.616V e transmissão automática sequencial e a GT, equipada com o motor turbo THP e câmbio manual de seis velocidades. Todas as versões trazem a lista de equipamentos de série mais completa do segmento.
O 208 apresenta diversos benefícios decorrentes da política de Pós-Venda de valorização do consumidor brasileiro, tais como:
- Três anos de garantia total;
- Revisões com Preços Fixos para toda a rede de concessionárias do país;
- Pacotes de Peças e Serviços com Preços Fixos e mão de obra inclusa: O cliente paga o mesmo valor pelo serviço em qualquer concessionária do país;
- Três anos de Peugeot Assistance: serviço de assistência exclusivo da Marca, disponível gratuitamente em todo o país 24 horas por dia.
Gama de cores – A paleta de cores do Novo PEUGEOT 208 é composta pelas seguintes tonalidades: Branco Blanquise (sólida), Vermelho Aden (sólida), Preto Perla Nera (metálica), Cinza Aluminium (metálica), Azul Bourrasque (metálica), Branco Nacré (perolizada) e Dark Carmin (metálica).
A modernidade do Novo 208 é também realçada por sua oferta de motores, tanto que as três opções oferecidas pela linha 2017 conquistaram a classificação “A” no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, do Inmetro.
[box type=”success” align=”aligncenter” ]O destaque fica com o tecnológico 1,2 L PureTech, o mais econômico do Brasil, que estreia o moderno e premiado propulsor de três cilindros e 90 cavalos de potência máxima do Grupo PSA Peugeot Citroën na América Latina. Bicombustível, o motor dispensa o uso do tanquinho auxiliar para partida a frio, é 37% mais econômico do que o 1,5 l de 4 cilindros do atual 208, e 25% mais eficiente em média quando comparado aos concorrentes, em ambos os casos no uso urbano. [/box]
Preços e versões
Active 1.2 – R$ 48.190
Itens de série: luzes diurnas e lanternas de LED, alarme, central multimídia com Bluetooth e espelhamento de conteúdo na tela, volante multifuncional e com regulagens de altura e profundidade, ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos nas quatro portas e travas e retrovisores elétricos.
Active Pack 1.2 – R$ 51.690
Mesmos itens da Active, mais rodas de liga leve de 15 polegadas, volante revestido em couro, airbags laterais e ar-condicionado digital de duas zonas.
Allure 1.2 – R$ 54.990
Mesmos itens da Active Pack, mais grade dianteira cromada, acabamentos cromados, teto solar panorâmico, sensor de ré e piloto automático.
Allure 1.6 automático – R$ 59.090
Mesmos itens da Allure 1.2, mas com motor 1.6 de 122 cvcâmbio automático de quatro marchas.
Sport 1.6 manual – R$ 60.990
Mesmos itens da Allure 1.6, mas com câmbio manual, rodas de liga leve de 16 polegadas, luzes de leitura de LED, pedaleiras de alumínio e navegação por GPS.
Griffe 1.6 automático – R$ 64.590
Mesmos itens da Sport 1.6, mas com câmbio automático de 4 marchas, sem pedaleiras esportivas, mas com maçanetas internas cromadas, airbags de cortina, sensores de luz, chuva e estacionamento dianteiro, câmera de ré e banco traseiro bipartido.
GT (Griffe 1.6 THP) – R$ 78.990
Mesmos itens da Griffe, mas com motor 1.6 de 173 cv, mais rodas de liga leve de 17 polegadas, aerofólio esportivo, saída de escape dupla e controle de estabilidade.