segunda-feira, 17 junho , 2024
28 C
Recife

Casa Fiat de Cultura apresenta exposição com pinturas que recriam o almanaque

Como forma de promover um paralelo entre velhas e novas mídias, a Casa Fiat de Cultura apresenta, até 24 de julho, a exposição “Almanaque – Pinturas de Miguel Gontijo”.

- Publicidade -

A entrada é gratuita. Com curadoria de Robson Soares, a mostra é composta por 66 obras inéditas do artista mineiro, pinturas acrílicas sobre tela, finalizadas com óleo.

Com o conjunto de obras, a exposição cria um exemplar de almanaque com conteúdos contemporâneos. A grande quantidade de ícones nos quadros representa o volume conturbado de dados, em um paralelo constante entre o passado e o presente, assim como entre os costumes tradicionais e contemporâneos.

Miguel Gontijo explica que, “enquanto o velho almanaque assume o papel de espelho do mundo natural, o almanaque da exposição reflete um mundo artificial e caótico”.

O curador Robson Soares destaca, ainda, o caráter nostálgico da mostra: “Reconheci um desenho da Folhinha Mariana e minhas lembranças se voltaram à casa de minha avó.

- Publicidade -

Lembranças dos velhos almanaques de ‘pharmácia’ voltaram à minha mente, com humor, propagandas de Emulsão Scott, Xarope Vick e textos de política e ciências”.

Dono de uma pintura autêntica, crítica e intensamente criativa, Miguel Gontijo iniciou os estudos na Escola Guignard e, em 1978, formou-se em História, pela Faculdade de Filosofia de Belo Horizonte.

É pós-graduado em arte e contemporaneidade e possui obras em várias entidades públicas no Brasil e exterior. Destaque do Ano em Artes Plásticas, em 1977, 1978 e 2000 em colunas especializadas, conta com vários textos e artigos editados em catálogos, revistas, jornais e livros.

A exposição é uma realização da Casa Fiat de Cultura e do Ministério da Cultura, viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, por meio do Governo Federal, e conta com o patrocínio da URB Topo e da Vallourec, com apoio cultural do Cine Theatro Brasil Vallourec e apoio do Circuito Liberdade, do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – IEPHA-MG, da Secretaria de Estado de Cultura e do Governo de Minas.

SERVIÇO

- Publicidade -

Exposição “Almanaque – Pinturas de Miguel Gontijo na Casa Fiat de Cultura”

Data: até 24 de julho de 2016

Local: Casa Fiat de Cultura

Endereço: Praça da Liberdade, 10 – BH/MG – Circuito Liberdade

Entrada Gratuita

Horário de funcionamento: terça a sexta, das 10h às 21h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h

Informações: (31) 3289-8900

Matérias relacionadas

Site oficial de ofertas Chevrolet

Mais recentes

Ofertas Peugeot 208

Destaques Mecânica Online

Fiat Toro

Avaliação MecOn

SACHS - Versátil, abrangente e convincente