sexta-feira, 22 novembro , 2024
28 C
Recife

Icônico, Volvo 850 celebra 25 anos

O Volvo 850 teve sua estreia mundial dia 11 de junho de 1991 no Globe Arena em Estocolmo, capital da Suécia. O modelo foi resultado de um dos maiores investimentos industriais do país e difere fundamentalmente dos projetos anteriores da empresa. Com tração dianteira e motor transversal de cinco cilindros, ele oferecia um novo nível de prazer de condução.

O veículo foi lançado com a bandeira “Um carro dinâmico com quatro estreias mundiais”. Esses novos recursos foram o motor transversal de cinco cilindros, eixo traseiro concebido internamente, sistema de proteção integrado de impacto lateral e cinto de segurança frontal auto-ajustável.

- Publicidade -

Apesar de o projeto ser derivado da série 700, o Volvo 850 era um carro totalmente novo. O desenvolvimento do modelo começou em 1978 e as equipes de trabalho tiveram grande liberdade de criação, por isso o projeto foi batizado de Galaxy.

O projeto Galaxy resultou em dois modelos: um sueco e outro holandês. A tecnologia empregada na série foi desenvolvida em conjunto. Depois os times se separaram. A Volvo Car B.V, na Holanda, passou a atuar sobre o que viria a ser a série 400, enquanto a Volvo Cars, na Suécia, desenvolveu a série 850.

O primeiro modelo apresentado foi o 850 GLT, com seu motor aspirado de 20 válvulas que gerava 170 CV. Durante a fase de desenvolvimento, a Volvo trabalhou ativamente para fazer desse modelo um carro ágil, que oferecia grande prazer de condução. Parte disso passou por encontrar, com sucesso, o correto ruído na admissão e no escape.

- Publicidade -

A versão seguinte do 850 foi apresentada em fevereiro de 1993: uma station wagon. As características típicas da Volvo estavam ali presentes, como a traseira com forte queda para aproveitar ao máximo a capacidade de carga do bagageiro.

Um novo recurso de estilo, entretanto, foram as extensas lanternas que cobriam toda a coluna D. Posteriormente, a versão station wagon foi premiada no Japão com o “Grande Prêmio de Design de 1994”, assim como na Itália, com “A Mais Bela Station Wagon”.

A série 850 logo ganhou novas opções de motores. O modelo que mais chamaria atenção foi lançado no Salão de Genebra, em 1994. Com sua cor amarela distintiva, o T-5R teria a fabricação de 2.500 unidades. O motor turbo com intercooler produzia 240 CV e torque de 330 Nm.

- Publicidade -

O carro era equipado com spoilers especiais, tubos de escape quadrados e rodas de liga leve de aro 17. As vendas do modelo foram esgotadas em poucas semanas. Assim, o mesmo número de modelos pretos foram produzidos e, finalmente, um último lote de 2.500 unidades na cor verde-escura.

1994 foi também o ano em que a Volvo voltou para as pistas de corrida – e o fez de uma forma bem atraente. Quando dois 850 se alinharam para a estreia da temporada no circuito de Thruxton, no sul da Inglaterra, eram duas station wagons na largada.

Competindo com o modelo na mais prestigiada competição de carros de série da Europa, o Campeonato Carros de Turismo Britânico (BTCC), a Volvo atraiu para si enorme atenção. Com a companhia investindo fortemente na equipe Tom Walkinshaw Racing, os dois carros foram guiados pelo sueco Rickard Rydell e pelo holandês Jan Lammers.

Em 1995, as station wagons foram praticamente tornadas ilegais por mudanças na regra da competição, fazendo com que a Volvo disputasse o campeonato com a versão sedã. Ao final dessa temporada, Rickard Rydell ficou em 3º lugar.

Desde o início, a imprensa chamou o Volvo 850 como “o carro mais seguro do mundo” e, em 1995, atingiu um novo patamar em termos de segurança. Nesse ponto, foi o primeiro veículo produzido em série com airbags de impacto lateral.

O 850 AWD – veículo com tração integral da empresa, lançado em 1996 – foi pioneiro para a Volvo. O 850 All Wheel Drive tinha tração nas quatro rodas com acoplamento viscoso automático, que distribuía a potência entre as rodas dianteiras e traseiras.

O modelo era equipado com motor com leve pressão de turbo que produzia 193 CV, e foi o antecessor dos modelos de tração integral para a série XC.

1996 foi o último ano do 850 em produção. Quando os modelos passaram por uma sensível reestilização no ano seguinte, tiveram suas especificações alteradas para dar origem ao sedã S70 e a station wagon V70.

Um total 1.360.522 unidades foram produzidas nas versões originadas da série 850.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn