A Mercedes-Benz novamente reafirma a sua liderança absoluta nas vendas de ônibus para a região metropolitana do Rio de Janeiro, onde responde por 80% de participação deste mercado no segmento urbano.
Somente em 2016, a Empresa comercializou 50 unidades do chassi superarticulado O 500 para operadores do sistema BRT (Bus Rapid Transit), chegando a 68 unidades nos últimos seis meses. Estes veículos serão utilizados nos corredores Transoeste e Transcarioca.
“Com essa nova venda, já são 271 ônibus Mercedes-Benz, entre superarticulados articulados e padrons que estarão em circulação no BRT do Rio de Janeiro, o que assegura melhoria da qualidade do transporte e da mobilidade urbana para população, turistas e o grande número de pessoas atraídas por mega eventos esportivos na cidade”, diz Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing de Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
De acordo com Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Venda de Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, o superarticulado é uma solução inovadora totalmente desenvolvida pelo Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDT) da Empresa, localizado na fábrica de São Bernardo do Campo, São Paulo, que é o centro mundial de competência da Daimler para chassis de ônibus. “Há 60 anos, somos líderes de mercado não só em vendas de ônibus, mas também na oferta de produtos e serviços que asseguram eficiência e rentabilidade no transporte de passageiros”, afirma o executivo. “Nestas seis décadas, sempre contribuímos de forma decisiva para a evolução do transporte de passageiros no País, assim como para melhoria da qualidade e da mobilidade urbana para os usuários de ônibus”.
Em 2016, a Mercedes-Benz do Brasil celebra 60 anos de atividades. “Desde o O 321 de 1958, o primeiro ônibus monobloco fabricado no País, a Empresa sempre se manteve na primeira posição de vendas”, ressalta Leoncini. “Nestas seis décadas, produzimos 670.000 ônibus. Isso está refletido na frota circulante nacional: de cada 10 ônibus que circulam no Brasil, 6 levam a estrela de três pontas”.
Parceria com gestores e operadores do BRT do Rio de Janeiro – Na avaliação de Walter Barbosa, o superarticulado O 500 vem se consolidando cada vez mais como solução eficaz e rentável para o transporte coletivo de massa em sistemas como BRT, corredores e faixas exclusivas. “Com 23 metros de comprimento, quatro eixos e 4º eixo direcional, o superarticulado facilita as manobras, assegurando conforto e segurança para o motorista e usuários”, diz ele.
“Para os operadores, o veículo garante alta capacidade de transporte com baixo custo operacional, atuando com eficiência tanto no pico quanto no entrepico da demanda de passageiros. Ou seja, o superarticulado é rentável ao longo de todo o dia, oferecendo capacidade para mais de 200 pessoas, dependendo do modelo e da configuração interna do salão de passageiros”.
Walter Barbosa destaca a importância da presença da Mercedes-Benz no BRT do Rio de Janeiro. “Estabelecemos uma parceria muito produtiva com os gestores e operadores locais. Desde 2012, quando o primeiro corredor entrou em operação – a Transoeste – temos acompanhado o crescimento do sistema e as novas demandas da população, conhecendo de perto as reais necessidades dos usuários, o que é uma referência muito importante para nossos futuros desenvolvimentos”, afirma o diretor. “O aumento da capacidade de transporte é uma das exigências que estamos sempre atentos e buscando soluções”.
[box type=”success” align=”aligncenter” ]Em 2016, a Empresa vendeu a operadores locais 50 ônibus superarticulados de 23 metros que transporta mais de 200 passageiros;
Nos últimos seis meses, a marca comercializou 68 ônibus para corredores nessa metrópole;
Com essa venda, os sistemas BRT (Bus Rapid Transit) da cidade maravilhosa terão 271 ônibus da marca em circulação.[/box]
Superarticulado O 500: sucesso crescente em sistemas de transporte – Assim como acontece na cidade do Rio de Janeiro, os ônibus Mercedes-Benz circulam hoje, de forma intensa, nos principais sistemas de transporte coletivo urbano de grandes regiões metropolitanas, como São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Curitiba. “Tanto no BRT, como em sistemas por corredores ou faixas exclusivas, nossa participação é extremamente expressiva. No primeiro quadrimestre de 2016, são 70% de participação da marca no segmento urbano no País”, informa Walter Barbosa. “Como exemplo, nos últimos três anos, comercializamos 1.000 unidades somente do superarticulado, sendo 90% para a cidade de São Paulo, onde o sucesso do veículo é cada vez maior”.
A Mercedes-Benz também tem aumentado sua participação nas vendas de ônibus como um todo. Apesar da atual retração do mercado no País, no primeiro quadrimestre deste ano, a Empresa manteve sua liderança no segmento acima de 8 toneladas, com cerca de 53% de market share, mais que o dobro do que foi obtido pelo segundo colocado.
[box type=”success” align=”aligncenter” ]Nos últimos três anos, a Mercedes-Benz comercializou 1.000 unidades do superarticulado no mercado brasileiro;
Empresa oferece uma linha completa de chassis de ônibus e assessoria especializada em sistemas de transporte, como o BRT;
Mercedes-Benz oferece amplo pacote de serviços para a manutenção dos ônibus na severa aplicação de transporte em corredores.[/box]
Assessoria especializada para BRT e outros sistemas de transporte – Além da mais completa linha de ônibus, a Mercedes-Benz oferece ao mercado assessoria especializada em transporte de passageiros, por meio de uma equipe totalmente focada em sistemas como o BRT, apoiando clientes, órgãos gestores e consultorias. Como exemplo, os profissionais da área deram importante contribuição às etapas de construção e operação do BRT do Rio de Janeiro.
A Empresa tem conhecimento e experiência mundial e local para a implantação desse tipo de sistema. A marca está presente hoje em todos os principais BRTs no mundo, como os do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Curitiba no Brasil, Bogotá na Colômbia, Santiago do Chile, México, Turquia e África do Sul. Os sistemas destes países figuram entre os que mais transportam passageiros por ônibus urbanos no mundo.
“Com o BRT, a população passa a contar com mais qualidade de vida, graças ao transporte mais rápido, confortável e seguro, o que resulta em ganhos significativos para a mobilidade urbana”, diz Gustavo Nogueira, gerente de Marketing BRT da área de Marketing de Produto Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Some-se a isso os benefícios ambientais, uma vez que frotas novas consomem menos combustível, emitem menos poluentes e contribuem para a melhoria da qualidade do ar”.
O uso do biodiesel, como ocorre no Rio de Janeiro, aumenta ainda mais as vantagens ambientais, uma vez que este combustível alternativo já está totalmente consolidado no País. Aliás, a Mercedes-Benz é pioneira nos testes e no uso regular junto a frotas de ônibus urbanos, que podem utilizar até a proporção de 20% de biodiesel em seus veículos com eficiência, confiabilidade e durabilidade, sem necessidade de modificações no motor e no veículo.
Ainda de acordo com Gustavo Nogueira, as cidades que escolheram o BRT se apoiam em mais vantagens, como os custos de implantação até dez vezes menores e um prazo até 2/3 menor em comparação com outros modais, como trem e metrô, para transportar a mesma quantidade de passageiros. Esses benefícios também são válidos para quaisquer outras cidades que queiram prestar um serviço de transporte coletivo de mais qualidade para a população.
Rede de Concessionários dedicada ao negócio de ônibus – O atendimento especializado que a Rede de Concessionários Mercedes-Benz oferece aos clientes de ônibus é outro grande diferencial da marca no mercado. Além da elevada abrangência no território nacional, a Empresa dispõe de uma Rede especialmente dedicada aos negócios de ônibus, o Center Bus – Centro Especializado em Ônibus.
Por meio da Rede de Concessionários, o cliente tem acesso à mais completa linha de produtos e serviços de pré e de pós-venda, como os financiamentos e seguros do Banco Mercedes-Benz, contratos de manutenção, assistência 24 horas, três linhas de peças de reposição (peças genuínas Mercedes-Benz, peças originais da Alliance Truck Parts e peças remanufaturadas da linha RENOV) e a mais premiada Central de Relacionamento com o Cliente, entre diversos outros.
Mercedes-Benz oferece quatro modelos de ônibus articulados – A linha de chassis Mercedes-Benz para ônibus urbanos articulados conta, atualmente, com quatro modelos: superarticulados O 500 UDA Low Entry (piso baixo) e O 500 MDA (piso alto) e também os articulados O 500 UA Low Entry (piso baixo) e O 500 MA (piso alto).
Os modelos Low Entry são indicados para pontos de embarque ao nível da calçada. Já os de piso alto são mais adequados a corredores que utilizam plataformas de embarque elevadas. Todos estes chassis da marca são indicados para corredores, faixas exclusivas e BRT, ficando a cargo dos gestores e operadores a escolha do modelo que melhor atenda ao perfil e ao dimensionamento da capacidade do seu sistema de transporte.
Os clientes da Mercedes-Benz têm à disposição a mais completa linha de chassis de ônibus. São mais de 90 versões para atender todas as demandas dos clientes, com modelos para transporte urbano, rodoviário, fretamento, turismo e escolar – do microônibus para 19 passageiros ao superarticulado para mais de 200 pessoas.
BRT e os benefícios para os passageiros – Os veículos têm 23 metros de comprimento, quatro eixos e capacidade para transportar cerca de 220 pessoas. Até o final de julho, o Consórcio Operacional terá outros novos carros, totalizando um reforço de 158 ônibus até as Olímpiadas.
A frota atual do BRT é de 367 ônibus, que atendem os serviços expresso, direto, parador e semidireto e transportam 450 mil pessoas por dia. Além de circular nos corredores Transoeste e Transcarioca, os novos carros serão usados no Transolímpica e no Lote Zero (extensão do Transoeste que vai do terminal Alvorada ao Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca).
Os superarticulados vão representar um aumento na capacidade de passageiros atendidos, o que trará mais conforto no interior dos veículos e nas estações. O diretor-presidente do BRT Rio, Jorge Dias, lembrou que, apesar da crise, o setor se mobilizou para que os investimentos para a melhorar a qualidade do atendimento aos passageiros fossem prioridade. “Estes ônibus vão trazer mais conforto e modernização ao sistema, porque têm uma tecnologia diferenciada. O BRT é modelo consagrado, mas que sempre precisará receber ajustes. E, no nosso caso, o foco sempre será o bem-estar dos nossos clientes”, afirmou Dias.
[box type=”info” align=”aligncenter” ]Mercedes-Benz no sistema BRT do Rio de Janeiro – Venda de 50 unidades do modelo 500 MDA, o qual todos tem ar condicionado e podem transportar mais de 200 passageiros;
– A Mercedes conta com mais de 1300 veículos de transporte comercializados no Rio, desses 300 apenas no ano de 2016.
– O BRT no Rio de Janeiro opera desde 2012, o primeiro corredor expresso a ser inaugurado foi a Transoeste, que possui 52 km e 57 estações, ligando o Terminal Alvorada na Barra da Tijuca a Santa Cruz e Campo Grande;
– Em 2014 foi inaugurado mais um corredor expresso, o Transcarioca, que liga o Terminal Alvorada na Barra da Tijuca ao Aeroporto do Galeão, são 39 km e pode reduzir o tempo em até 60%;
– Está previsto para esse mês a conclusão da via Transolímpica, que vai servir para os jogos Olímpicos e vai ligar o Recreio dos Bandeirantes a Teodoro. São 25 Km, sendo 13 de via expressa;
– A conclusão total dos corredores expressos de BRT no Rio de Janeiro está previsto para 2017, com a Transbrasil, a qual vai ligar Deodoro, na Zona Oeste ao Centro de Rio;
– Com a conclusão da Transbrasil, o BRT do Rio de Janeiro vai totalizar mais de 150 km de corredores expressos e mais de 140 estações;
– Vai beneficiar a população com a redução entre 40 e 60% do tempo de viagem;
– Os ônibus que são utilizados no sistema BRT, como podem transportar mais pessoas do que um ônibus comum, vão causar uma redução de 30% na frota dos ônibus comuns. O produto 500 MDA é um superarticulado, que contém quatro eixos, sendo o seu último direcional e recebem carroceria de até 23 metros, podendo transportar até 200 passageiros;
– A Mercedes considera o superarticulado mais vantajoso do que as configurações que utilizam apenas três vagões devido a capacidade de transporte de passageiros, mas que requerem um custo maior de manutenção, um valor maior para compra e não vai compensar para usa-lo algumas vezes ao dia;
– Todos os BRT’s tem padronização no posicionamento das 4 portas, pois quando o mesmo para nas estações, todas as portas do veículo estão alinhadas com as portas da estação elevada.[/box]