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Peugeot 208 perde estrelas no Latin NCAP e primeiro Kia avaliado não obtém nenhuma com novos protocolos de teste

Os últimos resultados do Programa de Avaliação de Veículos Novos para América Latina e o Caribe, o Latin NCAP, voltaram a decepcionar com nenhuma estrela para o Kia Picanto e uma perda de estrelas para o Peugeot 208, um modelo avaliado anteriormente em 2014. A perda de estrelas foi por conta dos critérios mais rigorosos de segurança para obter classificação, incluindo teste de colisão lateral.

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A versão mais básica de equipamento de segurança do Kia Picanto (Morning), fabricado na Coreia do Sul, ganhou zero estrela em relação à proteção do ocupante adulto e uma estrela para o ocupante infantil no teste de impacto frontal.

O Peugeot 208, fabricado no Brasil, conseguiu duas estrelas para a proteção do ocupante adulto, mostrando fraco desempenho no impacto lateral, e três estrelas para a proteção do ocupante infantil.

María Fernanda Rodríguez, Presidente do Latin NCAP disse que:
O Latin NCAP está decepcionado com a estratégia do Peugeot vendendo um modelo fabricado localmente sem a proteção lateral, obrigatória desde 1995 na Europa. O Peugeot 208 é considerado um veículo de alto nível e de sucesso na Europa, sendo uma das últimas plataformas do fabricante. Uma pena o que está fazendo o Peugeot.

Existem alguns importadores locais da Peugeot que oferecem o 208 fabricado na França com melhores níveis de segurança. Isso demonstra que os importadores têm a oportunidade de ajudar a melhorar os níveis de segurança proporcionados na região, sem ter que esperar a que a marca tome decisões a respeito, ou que o governo local adote melhores normativas de segurança veicular.

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Acerca dos últimos resultados, Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, disse: O Latin NCAP está decepcionado ao comprovar que a Kia, um fabricante global de veículos, oferece um modelo de sucesso, como o Picanto, com um desempenho tão baixo em segurança.

Enquanto em alguns mercados o modelo é fabricado com melhor equipamento de segurança, o fabricante decidiu não patrocinar o teste da versão com dois airbags para oferecer, assim, os mesmos níveis de segurança a todos os consumidores da região, sem importar onde eles morem.

Com uma perspectiva mais global, o Renault Kwid, recentemente lançado na Índia e avaliado pelo Global NCAP, demonstrou que os fabricantes de veículos, que produzem as últimas e mais desenvolvidas plataformas, continuam a adaptá-las em economias emergentes, removendo partes estruturais básicas de segurança.

Os governos deveriam adotar as normativas das Nações Unidas se realmente se preocupassem com a temática de veículos seguros na América Latina e no Caribe.

Também, os fabricantes devem parar imediatamente o lobby contra as normativas propostas pelos governos, acompanhando as recomendações das Nações Unidas. O Latin NCAP comunica que os próximos resultados serão apresentados em agosto.

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