quinta-feira, 20 junho , 2024
28 C
Recife

Projeto educacional da Toyota conquista novo prêmio por excelência e inovação em sustentabilidade

O projeto Ambientação, desenvolvido pela Fundação Toyota do Brasil, braço social da montadora, conquistou o Prêmio REI 2016 – Reconhecimento à Excelência e Inovação – na categoria Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental.

- Publicidade -

O anúncio foi feito pela revista Automotive Business, após avaliação 22 profissionais, que julgaram a ação como a mais importante na área de responsabilidade socioambiental entre os projetos inscritos.

Realizado desde 2008 em Indaiatuba (SP) e, mais recentemente, em Guaíba (RS) e Sorocaba (SP), o projeto Ambientação desenvolve estudantes e comunidades usando ferramentas de solução de problemas socioambientais, com base em práticas industriais, o Toyota Business Practices.

A metodologia pode ser aplicada em qualquer área. Entre os benefícios estão menor custo e economia de recursos naturais (energia elétrica e água) nas cidades onde a montadora atua.

A ação já envolveu mais de 415 mil pessoas entre alunos, professores e servidores públicos, que agem como multiplicadores para a comunidade. Em 2015, em Indaiatuba, as 46 escolas municipais reduziram 25% do consumo de água.

- Publicidade -

Já em Sorocaba (SP), servidores da prefeitura da cidade economizaram mais de três milhões de litros de água, registrando uma redução de R$ 722.000 para os cofres públicos da cidade. O zoológico da cidade, Quinzinho de Barros, diminuiu seus gastos pela metade, aplicando a metodologia no viveiro de mudas.

Em Guaíba (RS), 18 escolas participantes registraram uma economia de 15% na energia e 34% em água. Também houve implementação de 100% do gerenciamento de resíduos em todas as unidades.

Desde 2011 a Toyota do Brasil já contratou sete jovens participantes do projeto Ambientação para o programa Menor Aprendiz.

Ações como identificar um vazamento, um equipamento ligado durante o final de semana em uma escola, a necessidade de uma instalação e manutenção de equipamentos e até mesmo o controle de irrigação de um viveiro de mudas são alguns exemplos de como contribuir com a redução dos recursos naturais.

“Antes mesmo desse período de estiagem, a Fundação Toyota vem colaborando com ações efetivas focadas na preservação dos recursos naturais, que estão escassos, por meio da educação de crianças e jovens, que se tornam agentes multiplicadores de práticas sustentáveis entre suas famílias e comunidades, ampliando a consciência ambiental de cada um”, explica Ricardo Bastos, presidente da Fundação Toyota do Brasil.

- Publicidade -

Mais conquistas – No fim de 2015, a Fundação Toyota do Brasil pela segunda vez consecutiva conquistou o Prêmio Top Car TV, a principal premiação da televisão nacional voltada ao setor automotivo, na categoria “Melhor Ação de Responsabilidade Social”. Dessa vez por meio dos resultados positivos do projeto Ambientação.

 

Matérias relacionadas

Clínica de Serviços Chevrolet

Mais recentes

Ofertas Peugeot 208

Destaques Mecânica Online

Fiat Toro

Avaliação MecOn

SACHS - Versátil, abrangente e convincente