sexta-feira, 22 novembro , 2024
28 C
Recife

Treinamento de motoristas é essencial para manter a competitividade

Nos últimos 15 anos os custos para trabalhar no setor de transportes aumentaram desproporcionalmente em comparação ao preço pago pelo frete.

É um cenário que piorou com a evasão de motoristas em busca de outras oportunidades profissionais. Com a falta de condutores capacitados, parte dos transportadores e autônomos começou a investir em uma nova gestão da operação.

- Publicidade -

Nela o treinamento faz parte da planilha de investimentos e vem sendo uma das armas para manter a saúde financeira do negócio.

Contudo, nas últimas décadas, a visão de outra parcela do setor não mudou, apesar da evolução do desenvolvimento de produtos da indústria e das alterações das matrizes logísticas, que foram modificando o jeito de transportar.

O caminhão não parou no tempo, e chegaram novas tecnologias, a caixa automatizada, os motores eletrônicos (agora ainda mais econômicos), cabines mais modernas e diversos dispositivos de segurança e interatividade.

- Publicidade -

Da mesma forma que todas essas melhorias necessitam de atualização, quem está na direção do veículo também precisa se atualizar.

De nada adianta tanto investimento de engenharia se o motorista do transportador ou o autônomo não se reciclar com treinamento constante.

“A conta a ser feita é bem realista: quem não investir em formação do condutor está fadado a não ser mais competitivo no mercado”, afirma Victor Carvalho, diretor de Vendas de Caminhões da Scania no Brasil.

- Publicidade -

“Uma das essências do Scania Driver Competitions é conscientizar o setor de transportes sobre a importância do treinamento. Os jovens, especialmente, não podem perder o encanto pela profissão, e um dos caminhos para evitar um quadro mais crítico é justamente a capacitação. Por isso, a competição é um grande aliado, pois grande parte dos participantes tem acesso a cursos presenciais e a distância, e conforme forem avançando nas fases classificatórias vão adquirindo mais qualificação.”

Prova da ajuda concreta da competição se materializa num exemplo da última edição, em 2014, quando a Scania conquistou a confiança de embarcadores de carga como Danone, C&A e Cargill, além dos principais transportadores do País, que se engajaram no projeto.

Essas empresas compreenderam que o motorista capacitado colabora para a eficiência da cadeia logística e fizeram campanhas internas de incentivo à inscrição. Fator que ajudou a aumentar em 38% o número de participantes em relação a 2012. Para 2016, o Grupo Pão de Açúcar se junta aos três embarcadores.

“O Scania Driver Competitions impacta diretamente na sociedade, que não pode se esquecer do papel dos motoristas de caminhão para o desenvolvimento da economia, pois mais de 60% das cargas movimentadas no Brasil são transportadas por eles”, diz Carvalho.

O caminhoneiro atua em todos os elos da cadeia do transporte rodoviário. Ele liga o campo à casa do consumidor. Os caminhões transferem a matéria-prima para as linhas de produção de toda a indústria, levam cargas aos centros de distribuição, entregam produtos ao comércio, às cidades e ainda recolhem o lixo.

“Assim, a capacitação é fundamental para que ele desempenhe um bom papel. Além disso, um profissional atualizado trabalha com mais segurança e aumenta sua preocupação com a direção defensiva. São fatores que revertem em benefícios à população”, explica.

Estatísticas práticas – De acordo com a Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte (Fabet), uma das apoiadoras da Scania na ação,um motorista capacitado pode reduzir em até 15% o consumo de combustível, diminuir em 40% as trocas de marchas e em 50% o número de frenagens, além de chegar ao patamar de 10% de economia dos pneus e do tempo das viagens.

No entanto, a formação ultrapassa o lado técnico do veículo, pois há também o trabalho com o lado psicológico do condutor e da conscientização para um trânsito mais seguro, capaz de reduzir em até 47% o índice de acidentes nas rodovias. Tudo se encaixa e cria uma cadeia logística virtuosa. Altamente qualificados, esses motoristas constantemente retirarão o melhor do veículo.

Biblioteca virtual grátis para todos os inscritos – Uma das formas práticas de contribuição da Scania para a qualificação de motoristas está no ato da inscrição na competição, agora 100% online, no período de 9 de junho a 31 de agosto.

Ao efetuar o cadastro, o participante pode baixar um folheto digital com conteúdo educativo sobre a legislação vigente, preocupação ambiental e dicas relacionadas à condução responsável, defensiva e econômica.

O folheto o ajudará a passar para próxima fase e ficará disponível no portal mesmo após o fim da competição. Nas provas regionais, na semifinal e na final outros treinamentos serão oferecidos gratuitamente.

O Brasil já realizou a competição cinco vezes, em 2005, 2008, 2010, 2012 e 2014, e se mantém como recordista mundial de participantes, com mais de 172 mil inscritos. A eles proporcionou gratuitamente cerca de 40 mil horas de treinamento.

Além da organização do Scania Driver Competitions, a colaboração da fabricante nesse campo se solidifica no Programa de Treinamento de Motoristas Scania, por meio de instrutores chamados de “Master Drivers”.

Esses profissionais, qualificados e especialmente selecionados e treinados, têm a missão de ajudar os condutores a alcançar uma operação ainda mais eficiente e sustentável de seus veículos.

Os instrutores aplicam o equilíbrio entre a teoria e a prática no aperfeiçoamento das habilidades de direção, independentemente da tarefa de transporte a ser desempenhada.

Ao interessado em se destacar nesse mercado de trabalho há diversas alternativas, desde o curso oferecido pela rede Scania até as escolas especializadas em qualificação.

“Faço um convite também aos motoristas mais experientes, que podem aprender a operar veículos de maneira mais econômica e segura e ainda multiplicar seus conhecimentos com outros colegas de mais ou menos tempo de estrada”, conclui Carvalho.

A sexta edição da competição Scania Driver Competitions conta com o patrocínio da Rede Graal, Librelato e Ipiranga. Os parceiros são C&A, Cargill, Danone e Grupo Pão de Açúcar, além do Centronor, Fabet, NTC&Logística, Pamcary, Polícia Rodoviária Federal, Sest-Senat e WCF, como apoiadores.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn