Atual líder na venda de automóveis no Brasil, a Chevrolet é a marca que mais investe na atualização de produtos – considerando design e tecnologia. Em aproximadamente seis meses, foram meia dúzia de lançamentos: Novo Cabalt, Nova S10, Novo Trailblazer, Novo Cruze, Novo Onix e Novo Prisma.
A partir de agosto chega às concessionárias a próxima novidade: o Onix Activ, modelo que marca o ingresso da Chevrolet no crescente segmento dos hatches compactos de estilo aventureiro.
O carro caracteriza-se pelo acabamento personalizado, pela suspensão elevada, pelo motor 1.4 ECO de nova geração, pela transmissão de seis marchas (manual ou automática) e pela ampla lista de equipamentos de série, que inclui OnStar e MyLink com Android Auto e Apple CarPlay.
“O principal diferencial do Onix Activ está na conectividade. Item muito valorizado pelo perfil de consumidor deste segmento”, observa Samuel Russel, diretor de OnStar da GM.
[box type=”info” align=”aligncenter” ]Completo de série, hatch da Chevrolet conta com OnStar, MyLink com Android Auto e Apple CarPlay, câmera de ré, sensor de chuva e direção elétrica.[/box]
Modelo tem personalidade própria – O Onix Activ também chama a atenção pelo seu design marcante, em sintonia com a proposta aventureira do veículo, dando ainda mais personalidade ao conjunto.
Na dianteira, destacam-se os vincos esculpidos sobre capô, que em conjunto com os demais da carroceria, dão mais musculatura ao carro. Os faróis de máscara negra e filetes de LED harmonizam com a nova grade bipartida que traz moldura em material preto brilhante.
Os para-choques e os acessórios também são customizados no Activ. Um aplique lateral contorna toda a parte inferior do veículo. Envolve desde os faróis de neblina, passa pelo para-lamas e saias das portas e segue até a parte traseira. Foi pensado para dar proteção às peças metálicas da carroceria.
“Além de estabelecer um dinamismo muito particular, esse artifício cria a impressão de imponência ao carro”, aponta Wagner Dias, diretor de Design da GM.
O Onix Activ conta ainda com diversos elementos alusivos a carros off-road, como rack de teto em forma de “U”, uma espécie de peito de aço no spoiler frontal e de um aplique de mesma cor na parte posterior central.
Os retrovisores externos e os adesivos da coluna B são pintados de preto para combinar com os adereços de personalização do hatch aventureiro da Chevrolet. As rodas são igualmente exclusivas, com acabamento de superfície usinada, dez raios e 15 polegadas, calçadas em pneus 195/65.
Outra vantagem do Onix Activ em relação aos seus principais concorrentes está na cabine espaçosa, aconchegante e funcional.
Além disso, o interior foi especialmente decorado para proporcionar um ambiente cheio de estilo. As cores preta e laranja predominam nos revestimentos de porta e bancos e até no painel de instrumentos.
Para a carroceria, são seis opções cores, entre elas o Laranja Burning (metálica). As outras são: Branco Summit, Prata Switchblade, Cinza Graphite, Vermelho Carmim e Preto Ouro Negro.
Suspensão elevada para transpor obstáculos – Em relação ao Novo Onix, o modelo Activ traz um acerto dinâmico diferenciado, condizente com sua proposta aventureira.
Os pneus maiores e a suspensão recalibrada deixaram o carro 30 mm mais alto e melhoraram em 20% o ângulo de ataque, o que significa que foi potencializada sua capacidade de superar terrenos mais acidentados e transpor pequenos alagamentos – situações que o motorista se depara corriqueiramente também em grandes centros urbanos.
“Outra característica que agrada nesse tipo de veículo é a posição elevada de dirigir. No caso do Onix Activ, o campo de visão do condutor foi ampliado em 40 mm em relação a outras versões do modelo”, compara Fabiola Rogano, vice-presidente de Engenharia da GM.
Encontrar a melhor posição no hatch é bastante fácil em virtude das diversas opções de regulagens. Há ajuste de altura para banco, volante e cinto de segurança.
Outra: o Onix Activ vem equipado de série com direção elétrica inteligente. Ela possui uma calibração exclusiva para essa versão, mais firme e adequada para a proposta do carro. Também é progressiva e inteligente, com recurso que compensa a inclinação da via em longos percursos e reduz as trepidações geradas pelo desbalanceamento das rodas.
Com o mais completo pacote de serviços OnStar – Para marcar a estreia do seu primeiro hatch compacto aventureiro, a Chevrolet desenvolveu um pacote especial com equipamentos de conforto, conveniência, segurança e tecnológicos exclusivos para o Onix Activ.
Além da direção elétrica progressiva inteligente, o modelo sai de fábrica equipado com câmera de ré, sensor de chuva com ajuste automático de intensidade do limpador de para-brisa, sensor de estacionamento, painel com velocímetro digita, bússulal e alerta de mudança de marcha, ajuste elétrico dos retrovisores, travas e vidros com acionamento remoto pela chave.
Mas a cereja do bolo está no multimídia MyLink com Android Auto e Apple CarPlay e no sistema OnStar, exclusivo da marca Chevrolet. São esses dois equipamentos que diferenciam o Onix Activ perante a concorrência e posicionam o aventureiro da Chevrolet em um patamar nível superior de conectividade.
Na linha 2017 do Onix, a grande novidade do OnStar é o serviço de diagnóstico. Por meio do aplicativo, o usuário pode conferir a quilometragem total percorrida e a pressão dos pneus, algo realmente surpreendente em veículos de produção nacional.
[box type=”info” align=”aligncenter” ]Suspensão elevada, pneus maiores, rodas exclusivas e acabamento customizado marcam a estreia do Onix no segmento ‘aventureiro’.[/box]
A ferramenta é bastante útil já que a correta pressão dos pneus resulta em melhor dirigibilidade, conforto e segurança, o consumo de combustível e a vida útil da banda de rodagem.
Outras vantagens que o OnStar traz para o consumidor do Novo Onix é a possibilidade de auxílio na recuperação veicular em caso de furto ou roubo. O veículo pode ser monitoramento e ter seu motor bloqueado remotamente pela Central de Atendimento, facilitando o trabalho da polícia – seguradoras costumam oferecer descontos para donos de carros equipados com esse tipo de tecnologia.
O OnStar permite que o usuário do Novo Onix receba orientações de navegação por setas e/ou instruções de voz pelo sistema multimídia original do veículo, como no Novo Cruze.
Sistema de telemática avançado, o OnStar oferece ao motorista mais de 20 serviços de emergência, segurança, navegação, concierge e conectividade em um patamar jamais visto no mercado automotivo nacional.
Pressionando um botão no retrovisor interno, o usuário é conectado a uma central com atendimento humano que oferece serviços como pesquisas rápidas na internet, além de assistência mecânica, elétrica ou médica.
A tecnologia é capaz de detectar que o automóvel se envolveu em um acidente mais grave. Isso é possível porque há sensores espalhados pela carroceria que identificam situações de anormalidade e podem alertar o Centro de atendimento. Profissionais capacitados fazem então a análise da ocorrência e, caso não consigam contato com algum dos ocupantes, solicitam automaticamente que uma equipe de resgate vá até o local.
No caso do hatch Activ, a Chevrolet oferecerá o OnStar em cortesia por um ano no pacote de serviços mais completo, Exclusive (Diagnóstico, App/Web, Segurança, Emergência, Concierge e Navegação).
Conectividade para manter o condutor focado no trânsito – Mais um diferencial competitivo importante do Onix Activ é o multimídia MyLink de segunda geração, que se destaca pelo fácil manuseio e pelas novas funcionalidades, como o Android Auto e o Apple CarPlay.
Para o motorista, isto significa maior integração entre as funções e aplicativos do smartphone e do carro, já que o sistema permite a operação do telefone celular diretamente na tela da central multimídia.
Essa integração ocorre de forma mais simples e segura pois diversos recursos também podem ser acionados por comando de voz, o que ajuda o condutor a manter-se focado no trânsito e com as mãos no volante.
Com a nova tecnologia é possível, por exemplo, ditar e ouvir mensagens de texto por meio do sistema de áudio do veículo, obter itinerários com as condições atualizadas de trânsito, fazer buscas de pontos de interesse e até mesmo acessar aplicativos bastante populares, entre eles o WhatsApp, de troca de mensagens, e o Spotify e o TuneIn, de músicas online. A disponibilidade de algumas funcionalidades depende do sistema operacional do smartphone.
Outra característica da segunda geração do Mylink é a tela de sete polegadas de alta resolução com tecnologia multitouch. Similar à de smartphones, ela permite reorganizar os ícones do menu inicial e acionar os comandos diretamente na tela, por exemplo.
Por conseguir identificar telefones com o sistema operacional iOS e Android, o multimídia projeta menus com as interfaces próprias de cada um deles para a rápida familiarização do usuário e também funciona por comandos de voz. Uma integração mais simples e segura.
[box type=”info” align=”aligncenter” ]Onix Activ chega em versão única, com o motor 1.4 ECO de nova geração e transmissão de seis marchas, manual ou automática.[/box]
Já as teclas de avançar e retroceder do multimídia foram deslocadas do visor para o painel externo do aparelho e o botão do volume passa a ser giratório, facilitando a operação. Várias funções do sistema de áudio e telefonia ainda podem ser comandadas por teclas no volante multifuncional.
Além disso a porta USB permite agora conectar por meio de um hub externo dois dispositivos USB e um iPod, por exemplo, enquanto até 20 celulares podem ser emparelhados com sistema Bluetooth, sendo que somente um celular pode ser conectado de cada vez.
O aparelho informa data, hora e temperatura externa e permite ainda configurar vários parâmetros, como se o travamento das portas será automático ou qual período os faróis deverão permanecer acesos após o acionamento do alarme.
O MyLink já está presente em mais da metade das unidades vendidas pela Chevrolet no Brasil, o que demonstra o seu valor para os clientes da marca.
Motor 1.4 de nova geração – Mesmo sendo um carro com apelo aventureiro, o Onix Activ traz recursos que otimizam conforto, performance e eficiência energética, incorporando os mesmos avanços mecânicos adotados na linha Onix como motor, transmissão, suspensão, freio, aerodinâmica e até a uso de materiais mais nobres para redução de peso.
O Onix Activ é equipado com o motor 1.4 da geração SPE/4 ECO, caracterizado pelo powercell (peças internas móveis) e acessórios completamente novos. Seu conjunto de pistões e bielas, por exemplo, foi redesenhado e ficou mais leve ante o propulsor anterior.
O tipo de óleo lubrificante também sofreu alteração. Enquanto o módulo eletrônico, responsável por controlar as diversas funções do motor, está mais rápido e potente. Novo sistema de arrefecimento e novo sistema de gerenciamento de cargas elétricas completam o pacote.
O veículo adota transmissões de nova geração também. Tanto a caixa manual como a automática são de seis velocidades.
Freios de baixo arrasto também contribuem para que os bons números de consumo de combustível.
Assim, o Onix Activ 1.4 MT6 consome, com gasolina no tanque, 13,8 km/l na estrada e 12,3 km/l na cidade. Com etanol, 9,4 km/l e 8,4 km/l, respectivamente. Resultados que o colocam mais uma vez em posição de vantagem frente a concorrentes diretos e a SUVs compactos.
Esse propulsor da Chevrolet é Flex e desenvolve até 106 cv de potência a 6.000 rpm e 13,9 kgfm de torque a 4.800 rpm quando abastecido com etanol (E100) e até 98 cv de potência a 6.000 rpm e 13 kgfm de torque a 4.800 rpm quando abastecido com gasolina (E22).
O Onix Activ chega às concessionárias Chevrolet a partir do fim de julho. A garantia do produto é de três anos.