quarta-feira, 22 maio , 2024
28 C
Recife

Especialista da Ansys falará sobre desenvolvimento de carros inteligentes

Os desafios no projeto de radares automotivos e tecnologias de comunicação entre veículos serão o tema da palestra de Markus Kopp, especialista sênior na área de eletromagnetismo da Ansys.

- Publicidade -

O engenheiro norte-americano participará do 14º Simpósio SAE BRASIL Automaker de Testes e Simulações, dias 10 e 11 de agosto, no Sheraton São Paulo WTC Hotel (avenida das Nações Unidas, 12.559, Brooklin Novo), em São Paulo.

Especialista em eletromagnetismo de alta frequência, Markus Kopp abordará os avanços no desenvolvimento de carros que interagem entre si para uma direção mais segura e eficiente, com foco em radares automotivos e dispositivos de comunicação V2V.

“Os carros do futuro precisarão destas tecnologias. A maioria dos engenheiros brasileiros envolvidos com o tema estará presente para ouvir e debater com Markus Kopp”, afirma Valdir Cardoso, chairperson do simpósio.

Markus Kopp atua como especialista sênior em Aplicação de Produtos da Ansys, com foco no portfólio de ferramentas de análise de alta frequência.

- Publicidade -

É mestre em engenharia elétrica, especializado em eletromagnetismo, e graduado em física, ambos pela Universidade Atlântica da Flórida.

Possui mais de 20 anos de experiência em análises numéricas de problemas eletromagnéticos. É autor ou coautor de mais de 10 artigos e detém nove patentes norte-americanas.

Markus Kopp fará apresentação dia 10, às 11h10. Veja a programação do simpósio:

PROGRAMAÇÃO

10 DE AGOSTO

- Publicidade -

8h30 – Abertura com Valdir Cardoso, chairperson do simpósio.

8h50 – Palestra “Simulação de Corpos Rígidos: Estado da Arte e Direções Futuras”, com Rajiv Rampalli, vice-presidente de Desenvolvimento de Software da Altair.

09h40 – Palestra “Avaliação Numérico-Experimental de Modelo Elasto-Plástico com Dano Dúctil Aplicado no Projeto de Blindagem de Chapas Metálicas”, com Bruno Cesar Pockszevnicki, supervisor FEA da Vision Graphic Design.

10h15 – Palestra “Como Usar GPS como Sistema Inercial de Referência para Testes de Dinâmica Veicular e ADAS”, com Dr. Bertold Huber, diretor da GeneSys.

11h10 – Palestra “Desafios no Desenvolvimento de Sistemas de Radares Automotivos e Tecnologias de V2V”, com Markus Kopp, especialista sênior em Aplicação de Produtos da Ansys.

12h – Palestra “Simulações e Testes no Desenvolvimento Ótico de Lâmpadas Automotivas”, com Carlos Alberto Leite de Moura, técnico de Iluminação da Arteb.

12h25 – Palestra “Comparação da Severidade entre Rotas para uma Estrutura de Carcaça de Eixo”, com Fabio Andreassa Guedes Cezar, engenheiro sênior de Produto da Meritor.

14h20 – Palestra “Teste e Desenvolvimento de Ethernet Automotiva – Alcançando Qualidade e Interoperabilidade por meio de Testes Padronizados”, com Colt Correa, vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios da Intrepid Control Systems.

15h10 – Palestra “Utilizando Espectro de Dano Fadiga para Acelerar Testes com Correlação do Ambiente do Usuário Final”, com John VanBaren, presidente da Vibration Research.

15h35 – Palestra “Influência do Processo de Manufatura na Otimização Topológica de Componentes”, com Tadeus Rossetti Marchesi, especialista técnico em Projetos de Produto da Cummins.

16h25 – Palestra “Otimizando a Cadeia de Ferramentas XIL de Testes Emissões ‘RDE’ e Benchmarking do Estágio Inicial dos Projetos até os Protótipos Iniciais na Pista de Provas”, com Klaus Stähle, diretor geral da Stähle GmbH.

17h15 – Palestra “Otimização do Chassi de uma Colheitadeira de Cana – Redução Significativa do Tempo de Trabalho Usando Simulação Numérica e Movendo Testes do Campo para o Laboratório”, com José Celso Mazarin, diretor de Operações da SMARTtech.

17h35 – Palestra “Comparativo da Eficiência entre ABS 4S/4M e ABS 4S/3M”, com Luís Fernando Nuss de Souza, engenheiro de Produto da Volkswagen.

17h55 – Encerramento com Plínio Cabral, diretor da Seção Regional São Paulo da SAE BRASIL.

11 DE AGOSTO

8h30 – Abertura com Valdir Cardoso, chairperson do simpósio.

9h – Palestra “Impacto em Estruturas e Segurança Veicular”, com Marcilio Alves, professor Ph.D da Universidade de São Paulo (USP).

9h45 – Palestra “Metodologia para Análise de Resistência à Fadiga do Conjunto Roda e Cubo e Integridade de suas Uniões Aparafusadas por meio de Simulação Numérica e Comprovação Experimental”, com Flavio Arcanjo Santana, engenheiro de Desenvolvimento de Produto da Daimler.

10h35 – Palestra “O Impacto das Simulações Multifísicas Modernas na Melhoria do Projeto de Sistemas Aeronáuticos”, com Durrell Rittenberg, diretor de Defesa da CD-Adapco.

11h25 – Palestra “Conceitos Aplicados de “Design for Testability” no Desenvolvimento de Produto – Programa KC-390”, com Antonio Carlos Ribeiro Neto, engenheiro de Manufatura da Embraer.

11h45 – Palestra “Teste e Simulação de Softwares Embarcados”, com Hardikkumar Bhikhubhai Lad, engenheiro de Software da KPIT Technologies.

13h20 – Palestra “Estado da Arte em Ambiente de Câmara de Testes”, com Jorg Siebler, gerente de Produto da A&D Technology.

13h45 – Palestra “Simulação Orientando a Inovação – Indústria 4.0”, com Keshav Sundaresh, diretor global da Altair.

16h35 – Palestra “Estado da Arte da Simulação Numérica de Processos de Manufatura: Estampagem, Montagem e Soldagem”, com Arthur Camanho, gerente geral para América do Sul da ESI.

17h – Encerramento com Plínio Cabral, diretor da Seção Regional São Paulo da SAE BRASIL.

14º Simpósio SAE BRASIL Automaker de Testes e Simulações
Data: dias 10 e 11 de agosto, a partir das 8h30.
Local: Sheraton São Paulo WTC Hotel – avenida das Nações Unidas, 12.559, Brooklin Novo, São Paulo – SP

Matérias relacionadas

Fiat Fastback

Mais recentes

Ofertas Peugeot 208

Destaques Mecânica Online

Fiat Toro

Avaliação MecOn

WABCO - Principal fornecedor global de tecnologias para para veículos comerciais