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Inverno: catalisador com defeito intensifica efeitos do tempo seco

O inverno traz, além das temperaturas amenas, a baixa umidade do ar e o tempo seco. Essas condições associadas aos níveis de poluição atmosférica agravam a ocorrência de doenças respiratórias e alergias.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a poluição do ar causa mais de 3 milhões de mortes prematuras ao ano.

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Por esse motivo, a verificação do funcionamento dos catalisadores automotivos, responsáveis por reduzir a emissão de poluentes produzidos por motores à combustão, é essencial durante a estação mais fria do ano.

A dica é da Umicore, principal fabricante de catalisadores automotivos do País.

O catalisador é responsável por transformar até 98% dos gases tóxicos da queima do combustível do veículo em vapores inofensivos, sendo um componente fundamental para o controle de emissões, meio ambiente e saúde da população, principalmente em grandes centros urbanos onde a concentração de automóveis é alta.

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Os motoristas podem contribuir com a qualidade do ar das cidades realizando revisões no sistema de exaustão dos veículos.

“Catalisadores ineficientes, desgastados, ou até mesmo falsificados, contribuem para o aumento da emissão de poluentes e para a piora das condições do ar”, afirma Claudio Furlan, gerente Comercial da Umicore Brasil.

A revisão do componente também torna possível detectar e solucionar com mais agilidade outros problemas do veículo.

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“A manutenção pode ser feita através da utilização de scanner para detecção de códigos de falha do sistema de controle do motor”, explica Furlan.

Desta forma é possível detectar não só o mau funcionamento do catalisador como possíveis falhas de componentes que podem abreviar a vida do mesmo como bicos injetores, velas, cabo de velas e sensores.

“Veículos em boas condições poluem menos e economizam combustível”, alerta o especialista.

Além do catalisador, é importante verificar outros sistemas do automóvel que influenciam na exaustão de gases poluentes, como o de ignição, o de arrefecimento do motor e, por fim, o de alimentação de ar e combustível.

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