quinta-feira, 28 março , 2024
28 C
Recife

Poluição do Ar – São Paulo recebe encontro internacional sobre o tema

A Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental – AIDIS – realizará, nos dias 21 e 22 de julho, o 13° Encontro Técnico de Alto Nível: Contaminação Atmosférica e os Desafios das Megacidades.

O evento será realizado no Auditório da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – SABESP.

Especialistas em prevenção e controle da poluição do ar da Organização Panamericana de Saúde e de diversas entidades internacionais e nacionais discutirão, por meio de painéis e debates, os impactos da poluição do ar nas regiões metropolitanas de São Paulo, Cidade do México, Santiago e Montevidéu.

Serão abordados os níveis de poluição do ar existentes, os efeitos da poluição do ar na saúde, a contribuição das principais fontes de emissão de poluentes e as necessidades e tendências de prevenção e controle da poluição do ar.

O Encontro Internacional sobre Poluição do Ar, que será realizado esse ano em São Paulo, contará com a presença de expoentes do setor de saneamento e meio ambiente, como o presidente da AIDIS, Eng° Luiz Augusto de Lima Pontes, e o ex-Secretário do Verde e do Meio Ambiente do Município de São Paulo, Dr. Eduardo Jorge.

O presidente da AIDIS, Eng° Luiz Augusto de Lima Pontes, enfatiza a importância do encontro: “Segundo levantamentos recentes da Organização mundial da Saúde, a poluição do ar mata cerca de 7 milhões de pessoas por ano. Além das mortes prematuras também é preciso considerar as doenças associadas à poluição atmosférica, os prejuízos econômicos e sociais que a poluição do ar causa. O seminário é uma excelente oportunidade para promovermos uma discussão franca e atualizada sobre a poluição do ar em grandes cidades da América Latina e sobre as estratégias de prevenção e controle que devem ser promovidas”.

Para Elcio Luiz Farah, diretor adjunto da AFEEVAS – Associação dos Fabricantes de Equipamentos para Controle de Emissões Veiculares da América do Sul, a realização desse evento na cidade de São Paulo é muito emblemática.

“São Paulo é uma das cidades com maior emissão de poluentes do país, com um índice de poluição duas vezes maior do recomendado pela Organização Mundial da Saúde”, salienta Farah.

Preocupada com os impactos ambientais e prezando pela sustentabilidade em seus produtos e ações, a BASF, empresa química líder em inovação, é uma das apoiadoras do evento.

A empresa é responsável pelo desenvolvimento do catalisador de “três vias”, considerado o dispositivo mais importante já inventado no combate à poluição.

“O nosso objetivo é colaborar junto com clientes e parceiros, para desenvolver soluções inovadoras que atendam às atuais necessidades e aos desafios da vida urbana que enfrentaremos no futuro. Assim, acreditamos que a discussão sobre emissão de poluentes e contaminação do ar é imprescindível para um desenvolvimento sustentável das cidades e da sociedade”, afirma Priscilla Câmara, d iretora do negócio de Catalisadores da BASF para a América do Sul.

Principal fabricante de catalisadores automotivos do País, a multinacional belga Umicore apoia a ação e acredita que iniciativas como essa são fundamentais.

“Há 25 anos a Umicore atua na produção de materiais que melhoram a qualidade de vida da população no Brasil. Acreditamos que a discussão sobre a poluição do ar deve ser estimulada, pois impacta diretamente a saúde e bem-estar da população”, diz Stephan Blumrich, vice-presidente e diretor da Umicore Brasil.

O executivo ressalta que a Umicore está comprometida e preparada para fornecer componentes que permitem a seus clientes atender limites de emissões atuais e futuros.

O evento é patrocinado pela AFEEVAS, organização que promove a disseminação de informações para o do aprimoramento do controle de emissões de poluentes atmosféricos, e conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, SABESP – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental e ABISOLO – Associação Brasileira das Indústrias de Tecnologia em Nutrição vegetal.

Serviço

13° Encontro Técnico de Alto Nível: Contaminação Atmosférica e os Desafios das Megacidades
Local: Auditório Engenheiro Tauzer Quinderê, Sabesp – Rua Nicolau Gagliardi 313 – Pinheiros – São Paulo.
Datas: 21 e 21 de Julho
Horário: 08h30 às 17h00
Para ter acesso a programação completa do evento, clique aqui.

As inscrições podem ser feitas pelo formulário disponível no link abaixo:
https://docs.google.com/forms/d/1sYHfmPlskBvDN6w-hrehD9BoP9BmqK2mJNp4Gu0MbZQ/viewform

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn