sexta-feira, 29 março , 2024
28 C
Recife

Simpósio SAE BRASIL apresenta novas tecnologias para testes e simulações

Um dos principais desafios da engenharia brasileira é validar virtualmente todas as funções do produto antes de obter o primeiro protótipo. Isso pode diminuir o tempo entre o projeto e o lançamento do veículo.

Para debater o assunto e apresentar as últimas tecnologias disponíveis para o mercado, especialistas da indústria e da academia participarão do 14º Simpósio SAE BRASIL Automaker de Testes e Simulações, que será realizado dias 10 e 11 de agosto, no Sheraton São Paulo WTC Hotel, em São Paulo.

O simpósio contará com a parceria da Automaker TV & Media, especialista em mídias e eventos técnicos para a indústria da mobilidade, para a ampliação da mostra de tecnologia, que apresentará as últimas novidades em programas de simulação e sistemas de teste.

Segundo Valdir Cardoso, chairperson do simpósio, o desenvolvimento de produtos tem incorporado desafios complexos que estão impulsionando a indústria a utilizar as mais avançadas ferramentas de teste e simulação.

“Há uma acirrada competição entre as várias marcas no mercado. Quem conseguir entregar mais com menos avança. Hoje o que o consumidor mais deseja é ter o maior retorno possível sobre o seu investimento”, comenta.

PROGRAMAÇÃO – Organizado pela Seção Regional São Paulo da SAE BRASIL, o simpósio contará com palestras que abordarão áreas avançadas como comunicação entre veículos, durabilidade, dinâmica veicular e segurança veicular.

Entre os palestrantes estará Markus Kopp, especialista sênior em Aplicação de Produtos da Ansys, que apresentará ferramentas de simulação para o desenvolvimento de radares automotivos e dispositivos de comunicação V2V para veículos inteligentes.

Principal referência brasileira sobre impactos estruturais, Marcilio Alves, professor Ph.D da Universidade de São Paulo, fará apresentação sobre o assunto com foco na segurança do ocupante.

Uma proposta do pesquisador é diferenciar um projeto mais tradicional de veículo, linear e estático, de projetos robustos, que envolvem plasticidade e grandes deformações.

Outro palestrante será Colt Correa, vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios da Intrepid Control Systems, que falará sobre a padronização de testes no desenvolvimento para a superação de desafios nas modernas cadeias produtivas, cada vez mais complexas e velozes.

Expert em dinâmica veicular, Rajiv Rampalli, vice-presidente de Desenvolvimento de Software da Altair, abordará os últimos avanços em simulação de multicorpos com foco em mecanismos dinâmicos de comportamento não linear.

Já Durrell Rittenberg, diretor da área de Defesa da CD-Adapco, discutirá a simulação multifísica para inovação no desenvolvimento de aeronaves.

O 14º Simpósio SAE BRASIL Automaker de Testes e Simulações é patrocinado pela Altair, AVL, CD-adapco, Haidar, Intrepid Control Systems, MTS e Siemens. Também recebe o apoio do IQA (Instituto da Qualidade Automotiva).

“Os simpósios da SAE BRASIL elevam o debate, aprofundam o conhecimento tecnológico e preparam os profissionais da engenharia para os desafios competitivos atuais e futuros”, afirma Frank Sowade, presidente da SAE BRASIL.

PROGRAMAÇÃO

10 DE AGOSTO

8h30 – Abertura com Valdir Cardoso, chairperson do simpósio.

8h50 – Palestra “Simulação de Corpos Rígidos: Estado da Arte e Direções Futuras”, com Rajiv Rampalli, vice-presidente de Desenvolvimento de Software da Altair.

09h40 – Palestra “Avaliação Numérico-Experimental de Modelo Elasto-Plástico com Dano Dúctil Aplicado no Projeto de Blindagem de Chapas Metálicas”, com Bruno Cesar Pockszevnicki, supervisor FEA da Vision Graphic Design.

10h15 – Palestra “Como Usar GPS como Sistema Inercial de Referência para Testes de Dinâmica Veicular e ADAS”, com Dr. Bertold Huber, diretor da GeneSys.

11h10 – Palestra “Desafios no Desenvolvimento de Sistemas de Radares Automotivos e das Tecnologias de V2V”, com Markus Kopp, especialista sênior em Aplicação de Produtos da Ansys.

12h – Palestra “Simulações e Testes no Desenvolvimento Ótico de Lâmpadas Automotivas”, com Carlos Alberto Leite de Moura, técnico de Iluminação da Arteb.

12h25 – Palestra “Comparação da Severidade entre Rotas para uma Estrutura de Carcaça de Eixo”, com Fabio Andreassa Guedes Cezar, engenheiro sênior de Produto da Meritor.

14h20 – Palestra “Teste e Desenvolvimento de Ethernet Automotiva – Alcançando Qualidade e Interoperabilidade por meio de Testes Padronizados”, com Colt Correa, vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios da Intrepid Control Systems.

15h10 – Palestra “Utilizando Espectro de Dano Fadiga para Acelerar Testes com Correlação do Ambiente do Usuário Final”, com John VanBaren, presidente da Vibration Research.

15h35 – Palestra “Influência do Processo de Manufatura na Otimização Topológica de Componentes”, com Tadeus Rossetti Marchesi, especialista técnico em Projetos de Produto da Cummins.

16h – Palestra “Otimização do Chassi de uma Colheitadeira de Cana – Redução Significativa do Tempo de Trabalho Usando Simulação Numérica e Movendo Testes do Campo para o Laboratório”, com José Celso Mazarin, diretor de Operações da SMARTtech.

16h25 – Palestra “Comparativo da Eficiência entre ABS 4S/4M e ABS 4S/3M”, com Luís Fernando Nuss de Souza, engenheiro de Produto da Volkswagen.

16h50 – Palestra “Teste e Simulação de Softwares Embarcados”, com Hardikkumar Bhikhubhai Lad, engenheiro de Software da KPIT Technologies.

17h15 – Encerramento com Plínio Cabral, diretor da Seção Regional São Paulo da SAE BRASIL.
11 DE AGOSTO

8h30 – Abertura com Valdir Cardoso, chairperson do simpósio.

9h – Palestra “Impacto em Estruturas e Segurança Veicular”, com Marcilio Alves, professor Ph.D da Universidade de São Paulo (USP).

9h45 – Palestra “Metodologia para Análise de Resistência à Fadiga do Conjunto Roda e Cubo e Integridade de suas Uniões Aparafusadas por meio de Simulação Numérica e Comprovação Experimental”, com Flavio Arcanjo Santana, engenheiro de Desenvolvimento de Produto da Daimler.

10h10 – Palestra “Conceitos Aplicados de ‘Design for Testability’ no Desenvolvimento de Produto – Programa KC-390”, com Antonio Carlos Ribeiro Neto, engenheiro de Manufatura da Embraer.

11h05 – Palestra “O Impacto das Simulações Multifísicas Modernas na Melhoria do Projeto de Sistemas Aeronáuticos”, com Durrell Rittenberg, diretor da área de Defesa da CD-Adapco.

13h20 – Palestra “Estado da Arte em Ambiente de Câmara de Testes”, com Jorg Siebler, gerente de Produto da A&D Technology.

13h45 – Palestra “Simulação Orientando a Inovação – Indústria 4.0”, com Keshav Sundaresh, diretor global da Altair.

14º Simpósio SAE BRASIL Automaker de Testes e Simulações
Data: dias 10 e 11 de agosto, a partir das 8h30.
Local: Sheraton São Paulo WTC Hotel – avenida das Nações Unidas, 12.559, Brooklin Novo, São Paulo – SP

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn