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Simpósio SAE BRASIL discute novas tecnologias em motores e transmissões

Na corrida pelo atendimento das metas de eficiência energética, a indústria aposta em diferentes estratégias para reduzir o consumo de combustível e a emissão de poluentes.

Discutir as principais tendências em motores e transmissões para o mercado brasileiro é a proposta do 14º Simpósio SAE BRASIL de Powertrain, que reunirá representantes de montadoras, fornecedores e universidades nos dias 1º e 2 de agosto, no Parque Tecnológico de Sorocaba, Interior de São Paulo.

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Durante os dois dias, o encontro contará com programações simultâneas, uma focada em motores ciclo Otto e outra em sistemas de transmissões automotivas.

Motores – No primeiro dia, serão apresentadas tendências com foco em aumento de eficiência energética, como adoção de motores cada vez mais compactos (em muitos casos, com redução do número de cilindros) e inovações integradas para a obtenção da máxima eficiência do powertrain.

No mesmo dia, haverá painel sobre veículos híbridos, em que montadoras abordarão inovações para aplicação imediata no mercado assim como aplicação futura.

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Uma das apresentações abordará motor “range extender”, que tem como única função alimentar a bateria para aumentar a autonomia de veículos, cujas rodas são movidas apenas pelo motor elétrico. No segundo dia, haverá três painéis sobre motores turbo, pesquisa e desenvolvimento e emissões.

Transmissões – O primeiro dia contará com cursos técnicos que abordarão temas como fundamentos para o desenvolvimento das transmissões de veículos híbridos e elétricos.

Também haverá sessões técnicas que visam intensificar a dinâmica do evento por meio da interação do público com as tecnologias apresentadas durante o simpósio.

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Tais atividades mostrarão um sistema aprimorado de troca de marchas, estratégias de calibração de transmissões automáticas e sistemas para redução da vibração torcional no trem de potência.

No segundo dia, haverá três blocos temáticos. O primeiro abordará soluções em sistemas de transmissão, a exemplo de novas estratégias em transmissões automatizadas para veículos pesados e a evolução das transmissões híbridas.

O segundo bloco mostrará inovações em componentes como materiais para engrenagens e sistemas de troca de marchas. O último bloco apresentará as tendências na área.

Organizado pela Seção Regional Campinas da SAE BRASIL, o 14º Simpósio SAE BRASIL de Powertrain tem o patrocínio da BorgWarner, Bosch, Continental, Eaton, FPT Industrial, Schaeffler Brasil e STÄUBLI.

O encontro conta com o apoio da Afeevas (Associação dos Fabricantes de Equipamentos para Controle de Emissões Veiculares da América do Sul) e do IQA (Instituto da Qualidade Automotiva).

“Os simpósios da SAE BRASIL elevam o debate, aprofundam o conhecimento tecnológico e preparam os profissionais da engenharia para os desafios competitivos atuais e futuros”, afirma Frank Sowade, presidente da SAE BRASIL.

PROGRAMAÇÃO DE MOTORES

1º DE AGOSTO

08h – Abertura

PAINEL “TECNOLOGIAS PARA AUMENTO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA”, com moderação de Henrique Pereira, consultor de Engenharia Automotiva da ‎HBP Consulting.

8h20 – Palestra “Integração Motor e Transmissão para Eficiência Energética”, com Guilherme Antonio Machado, engenheiro mecânico da Fiat.

9h – Palestra “Extreme Downsizing for Gasoline Engines”, com Oliver Ruetten, diretor técnico da FEV.

9h40 – Palestra “Lubrificantes para Economia de Combustível nos Carros de Passeio”, com José Luis Duran, gerente de Serviço Técnico da YPF, e Ramiro Ferrari, diretor executivo da YPF.

10h50 – Palestra “Novo Motor da PSA PureTech 1.2 L, 3 Cyl”, com Nelson Cró, engenheiro de Produto – Concepção e Calibração de Motores da PSA.

11h30 – Palestra “Redução de Emissões por meio do Gerenciamento Térmico de Combustível para Motores Flex Fuel”, com Fabio Moreira, gerente de P&D da MAHLE, e Alexandre Rezende, diretor de Engenharia – Sistemas de Motor da Continental.

13h40 – Palestra “Entrada de Novas Tecnologias Visando Economia de Combustível”, com Victor Silva, analista sênior da IHS, e Fernando Trujillo, consultor sênior da IHS.

14h20 – Palestra “Variable Intake System”, com Erlon Rodrigues, analista de Produto da FCA.
PAINEL “VEÍCULOS HIBRIDOS”, moderado pelo engenheiro Ricardo Takahira.

15h30 – Palestra “Development of a Range Extender Engine”, com Marcos Clemente, gerente de P&D da MAHLE Powertrain.

16h – Palestra “Novas Tecnologias de Propulsão”, com Roberto Braun, gerente geral de Relações Governamentais da Toyota do Brasil.

16h30 – Palestra “Volkswagen Golf GTE: Plug-in Hybrid Powertrain Technology”, com Roger Guilherme, gerente da Volkswagen.

17h30 – Encerramento.

2 DE AGOSTO

08h15 – Abertura

PAINEL “SOLUÇÕES TURBO”, com moderação de Celso Samea, gerente de Produto da PSA.

8h30 – Palestra “A New Generation of Turbochargers for Gasoline Engines for E100 Fuel Capability and High Pulsation Requirements for Wastegate Control”, com Rolf Sauerstein, gerente de Validação da BorgWarner.

9h – Palestra “Optimized Turbo Design for Passenger Car”, com Pierre-Jean Cancalon, gerente técnico da Honeywell.
PAINEL “P&D EM MOTORES DE COMBUSTÃO”, com moderação de Francisco Nigro, professor da POLI-USP (Escola Politécnica da Universidade de São Paulo)

11h – Palestra “Conversion of a Diesel Engine to Operate with HCCI of Wet Ethanol in One of the Cylinders”, com Mario Martins, professor da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria).

11h30 – Palestra “Resultados do Consórcio de P&D – Triboflex com Objetivos Industriais”, com Amilton Sinatora, professor do LFS-USP (Laboratório de Fenômenos de Superfície da Universidade de São Paulo).

12h – Palestra “São Paulo University Research in Superlubricity and Coated Bores”, com Eduardo Tomanik, professor doutor do LFS-USP.
PAINEL “EMISSÕES EM MOTORES FLEX-FUEL”, com moderação do engenheiro Fausto Neves.

14h30 – Palestra “Impacto dos Diferentes Ciclos de Emissões em Veículos PL6”, com Eduardo Quadros, engenheiro de Desenvolvimento da Continental.

15h – Palestra “Partida a Frio em Motores GDI Flex Fuel – Desafios e Soluções”, com Rafael Licen Santos, coordenador de Projeto da AVL.

15h30 – Palestra “RDE e os Desafios para a Implementação no Mercado Brasileiro”, com Denise Pomaleski, gerente de Engenharia de Aplicações da Bosch.

16h30 – Encerramento.

PROGRAMAÇÃO DE TRANSMISSÕES

1º DE AGOSTO

08h – Abertura

08h20 – Curso “Dinâmica de Veículos Híbridos”, com Ludmila Correa de Alkmin e Silva, professora da UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas).

09h20 – Curso “Drive – DCT Transmission Control Strategies”, com Edgard Assis, supervisor de Engenharia da Ford.

10h50 – Curso “Reflexões Sobre os Fundamentos da Mecânica dos Sólidos Aplicáveis a PWT”, com Gustavo Donato, professor e pesquisador da FEI.

11h50 – Curso “Mechanical Treatment – Influence of Shot Peening of Gears Residual Stress Profile”, com Ronnie Rego, professor do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica).

13h50 – Café Interativo

15h30 – Curso “Differential Eletronic Locker Technology”, com Henrique Uhl, gerente de Estratégia do Produto da Eaton.

17h – Encerramento.

2 DE AGOSTO

08h40 – Abertura

BLOCO “CONCEITOS DE TRANSMISSÃO: AT, CVT E TVD”

9h – Palestra “Sistema de Controle Inteligente de Tração para Veículos Comerciais Pesados”, com Egídio Correia, gerente de Produto da Meritor.

9h20 – Palestra “Evolução das Transmissões Hibridas para Veículos de Passeio”, com Demetrio Vettorazzo, chefe adjunto de Engenharia de Transmissão da General Motors.

10h – Sessão de debate.
BLOCO “COMPONENTES DE TRANSMISSÃO: ACTUATION, DOG CLUTCH E NVH”

11h – Palestra “Sealing and Gasket Concepts – Sabó”, com Roberto Kenji Hayashi, gerente de P&D da Sabó.

13h – Palestra “Investigação de Clunk Noise por meio de Modelo Torcional”, com José Piva, engenheiro-chefe da Eaton.

13h30 – Palestra “Aços para Engrenagens e Tratamentos Termoquímicos”, com Rodrigo Magnabosco, professor da FEI.
15h – PAINEL “FÓRUM ABERTO DE TECNOLOGIA: INOVAÇÃO, TENDÊNCIAS, MANUFATURA E SEGURANÇA”

Palestra “Customer Insights & Global Trends in CV Powertrain”, com Fabio Ferraresi, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Power Systems Research.

Palestra “Desenvolvimento Globalizado de Produto Customizado para o Mercado Brasileiro”, com Rafael Werneck, gerente de Engenharia do Produto – Automação de Transmissão da Eaton.

Palestra “Parceria entre Empresas e Universidades para a Evolução da Educação no Brasil”, com Roberto Bortolussi, professor da FEI.

Palestra “Driveline/ Transmission – Off-Road Vehicles”, com Silvio Furtado, diretor de Negócios para a América do Sul da ZF. Sessão de debate.

17h – Encerramento.
14º Simpósio SAE BRASIL de Powertrain
Data: 1º e 2 de agosto de 2016
Local: Parque Tecnológico de Sorocaba – Avenida Itavuvu, 11.777, Distrito Industrial Zona Norte, Sorocaba – SP

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