domingo, 5 maio , 2024
28 C
Recife

Suécia inaugura a primeira estrada elétrica do mundo e faz testes com caminhões Scania

Com o objetivo de tornar o setor de transportes independente de combustíveis fósseis como gasolina e diesel, o governo sueco está investindo em inovação. No dia 22 de junho, o país inaugurou a primeira autoestrada elétrica do planeta. Ainda em fase de testes, o trecho ao Norte da capital, Estocolmo, é o início de um projeto para reduzir as emissões de gases estufa de caminhões.

- Publicidade -

Funcionando inicialmente em um trajeto de dois quilômetros, a tecnologia condutora foi desenvolvida pela Siemens com a Scania fornecendo os caminhões G 360 4×2 movidos a eletricidade, que irão operar em condições reais de tráfego.

Para circular na via elétrica, os veículos Scania receberam um pantógrafo e um coletor de energia na parte posterior da cabine. Assim que os caminhões saem do trecho eletrificado, o pantógrafo é desligado e a energia passa a ser fornecida pelo propulsor de 9.0 litros de 364 cv movido a biodiesel que trabalha ligado ao motor elétrico de 130KW e 107,1 kgfm de torque movido à bateria.

Enquanto está conectado à rede, o caminhão não pode passar de 90km/h. Caso precise fazer uma ultrapassagem, o motorista pode sair de sua pista, desconectando-se dos fios de eletricidade e voltando a se movimentar por diesel, e retornar à rede mais à frente.

A estrada elétrica é um componente fundamental para alcançar a meta ambiciosa de uma frota de veículos eficientes e livre de combustíveis fósseis até 2030 na Suécia. E, enquanto os veículos estão anexados à rede elétrica, eles não emitem dióxido de carbono e continuam rodando com eficiência.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Vem aí o Seminário de Segurança e Conectividade 2024!

Avaliação MecOn

WABCO - Principal fornecedor global de tecnologias para para veículos comerciais