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Tecnologia em benefício de oficinas mecânicas

Com o aumento do acesso à tecnologia e internet por grande parte da população no Brasil, antes de qualquer decisão de compra, o consumidor vai sempre buscar alguma referência em buscas na internet.

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Entretanto, alguns setores ainda não estão completamente preparados para aparecerem para este consumidor quando ele fizer sua pesquisa.

Um dos segmentos com grande potencial a ser explorado está na área de serviços de manutenção de automóveis, como as oficinas mecânicas e autopeças.

Segundo dados do Google, 85% dos consumidores buscam na internet informações sobre serviços e peças automotivas antes de realizar a compra.

O Google aponta também que as buscas sobre serviços automotivos na internet cresceram 32% no último ano e atualmente são realizadas mais de 13 milhões de buscas por mês sobre este assunto.

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Os números comprovam que se uma oficina não estiver com uma boa presença na internet, seu potencial de venda pode restringido, deixando de falar com um público qualificado e que está interessado em informação sobre seu negócio.

Ainda é bastante comum no Brasil que os esforços de marketing por parte das oficinas estejam concentrados nos meios tradicionais como guias da região, panfletagem, pinturas de muro e no boca-a-boca.

Poucas têm investido em estratégias de marketing digital.

E é justamente na publicidade na internet que encontramos os dois maiores motivos que trazem o maior retorno para os investimentos de marketing: o consumidor quer encontrar locais próximos a ele e que realizem o serviço que está precisando;

E ele quer acessar estas informações a partir de qualquer dispositivo e de maneira rápida, ou seja, o site deve carregar rapidamente, a mensagem deve estar adequada para todos os tipos de tela e a informação apresentada deve ser correta.

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Resumindo, é preciso entregar ao consumidor conteúdo relevante em uma plataforma que ofereça uma boa experiência de navegação.

De nada adianta oferecer o conteúdo que o consumidor está procurando se a plataforma em que ele está não proporciona uma experiência positiva de navegação, com agilidade, organização e principalmente com a característica responsiva, que consiste em um website capaz de oferecer uma experiência adaptada para cada meio em que o site é acessado, seja ele a tela de um computador ou de um smartphone.

Os consumidores têm usado cada vez mais os dispositivos móveis para navegar na internet e realizar buscas. Estamos falando de mais de 50% das buscas já serem realizadas a partir de um smartphone, segundo o Google.

Ao realizar uma busca pelo celular, além de desejar encontrar o que está procurando, o consumidor quer poder acessar um site que funcione corretamente em sua tela, sem precisar girá-la ou utilizar o zoom para conseguir ler as informações.

No segmento de manutenção automotiva, temos uma peculiaridade que é a emergência com que o consumidor quer que o serviço seja contratado e concluído, e estas emergências muitas vezes podem acontecer quando o motorista está com seu carro na rua, por isso a chance de uma busca sobre serviço automotivo ser realizada por meio do celular será enorme.

Os sites responsivos se tornam um diferencial competitivo relevante neste meio. Outras oficinas até podem aparecer na busca, mas, se o site da sua oficina trouxer a melhor navegação, com o conteúdo correto e direcionado para seu público, a chance de você sair na frente nos resultados e chamar a atenção dos seus consumidores, será muito maior.

Existem hoje no mercado soluções de marketing digital customizadas desde as mais básicas, para aqueles que desejam começar com uma plataforma responsiva e uma boa campanha de anúncios no Google voltada para buscas locais, até opções mais amplas que contemplem plataformas que ofereçam um site mais completo com produção de conteúdo frequente sobre o negócio, estratégia de mídias sociais, produção de vídeo e remarketing.

* Eduardo Cortez é presidente da Search Optics para a América Latina, uma empresa que apoia montadoras e concessionárias no Brasil e em outros oito países no planejamento e execução de suas estratégias em marketing digital.

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