quinta-feira, 2 outubro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

ZF apresenta funções avançadas de direção parcialmente autônoma

A ZF está demonstrando, para seus clientes e mídia, as funções avançadas de direção parcialmente autônoma, em sua unidade de Sistema de Assistência ao Condutor em Brest, França.

Os motoristas poderão experimentar o recurso “Direção Assistida em Rodovia com Múltiplas Faixas” que combina o sensor do entorno, direção automática, freio e aceleração que ajudam a manter o controle do veículo.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Karl-Heinz Glander, chefe de engenharia dos Sistemas de Direção Automatizadada ZF, disse: “Tornar possível que a próxima geração de veículos ‘Veja, Pense e Aja’ de uma maneira cada vez mais integrada e inteligente permitirá redefinir o futuro da mobilidade, e as funções automatizadas serão aplicadas em toda a gama do setor de transporte. Isso será um passo significativo para adicionar as funções de múltiplas faixas para veículos em rodovia, tal como a implementação da ajuda de ultrapassagem aos controles automatizados longitudinal e lateral – oferecendo maior segurança e conforto ao motorista”.

A combinação de percepção, tomada de decisão, planejamento e controle de veículo permite dirigir em rodovia sem usar as mãos e os pés (hands-free a feet-free), com velocidade de 0 a 130 km/h, incluindo a troca de faixas automatizada iniciada pelo motorista (ou proposta pelo veículo e confirmada pelo condutor).

O veículo de demonstração integra os radares AC1000 com os sistemas de câmera de última geração junto com o Sistema de Direção Elétrica (EPS BD) e o Controle Eletrônico de Estabilidade da ZF TRW.

- Publicidade -

Além disso, combina o controle longitudinal com funcionalidades do controle lateral e adiciona os radares AC1000 de curto alcance nos cantos do veículo para dar suporte, por exemplo, para a função de ultrapassagem.

O controle longitudinal autônomo mantém o veículo em uma velocidade definida e/ou a uma distância do veículo à frente, enquanto o controle lateral mantém o carro no centro da pista.

Ao encontrar um veículo com velocidade mais baixa, os radares laterais conseguem detectar os veículos das pistas adjacentes e determinar se há espaço suficiente para fazer uma ultrapassagem segura.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Se houver, o sistema de direção automatizada indica para o motorista a opção de ultrapassar o veículo com velocidade mais baixa através da Interface Homem-Máquina (IHM). O condutor pode aceitar a recomendação ativando o indicador de mudança de direção.

O controle lateral e o sistema de direção do veículo executam, então, a manobra para mudar de faixa. O condutor pode anular o sistema em qualquer momento.

Glander continua: “A nova função de mudança de faixa é outra etapa no caminho para a direção autônoma, e o sistema de sensor de 360º também pode oferecer melhorias na segurança e conforto, como a detecção de ponto cego, evitar colisões e estacionamento autônomo. O sistema também pode ser combinado com sistemas avançados de controle de veículo, como o controle cinemático ativo (AKC) para esterçamento das rodas traseiras e controle contínuo de amortecimento (CDC), permitindo maior conforto e segurança para o sistema de suspensão ativa”.

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil