Com atuação em diversos setores de negócios, entre eles o de Soluções para Mobilidade, a Bosch conta com amplo know-how no desenvolvimento de inovações, realizando investimentos e pesquisas com foco em eletrificação, conectividade e automação para o mercado automotivo.
Neste sentido, a empresa apresentará suas tecnologias e novidades para o segmento de veículos elétricos e híbridos na 12ª edição do Salão Latino-Americano de Veículos Elétricos, que ocorrerá de 1 a 3 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo.
Um dos destaques da empresa no evento são os carregadores para veículos elétricos. Os visitantes também terão a oportunidade de conhecer as soluções conectadas direcionadas ao setor de reposição automotiva dentro do conceito “Parts, Bytes & Service” (Peças, Equipamentos e Serviços), que envolvem equipamentos de diagnose e manutenção, treinamentos e consultoria especializada.
Estação de recarga – A principal novidade da Bosch são os carregadores de veículos elétricos Power Max 2 e o Power Xpress, respectivamente para uso doméstico e comercial.
Essas estações de recarga Bosch atendem aos diversos modelos de veículos elétricos disponíveis no mercado nacional.
O Power Max 2 possui conexão direta com smartphones e possibilita que o usuário acompanhe, em tempo real, o nível de carga do veículo, o tempo restante para a recarga completa, assim como todo o histórico de cargas já realizadas.
Com uma estrutura com grau de proteção IP55, que proporciona ao equipament o proteç ão contra poeira e jatos de água, o carregador pode ser instalado tanto em ambientes internos como externos.
Já o Power Xpress é indicado para uso comercial e agiliza o processo de recarga com eficiência energética e robustez comprovadas pelo laboratório de Idaho (INL), nos Estados Unidos.
A estrutura deste equipamento tem grau de proteção IP65, sendo totalmente vedado contra poeira e protegido contra jatos de água, o que permite sua instalação, inclusive, em ambientes mais severos como, por exemplo, alto índice de vento, chuva etc.
Equipamentos de teste – O estande da Bosch também terá exposição de produtos voltados às oficinas com cobertura e funcionalidades para reparação e serviços em carros elétricos:
KTS 570 – com este scanner, o computador da oficina se torna uma estação de testes para um versátil e rápido diagnóstico veicular com o ESI[tronic].
O equipamento possui sistema de comunicação wireless, função multímetro de dois canais e osc iloscópi o, que realiza medições complexas dos modernos componentes de sistemas veiculares.
DCU 100 – é uma unidade de controle de diagnóstico desenvolvido para atender diferentes necessidades das oficinas. Em formato de tablet com tela touchscreen de 10¿ e alças ergonômicas, esta ferramenta tem conexão de alto desempenho via Bluetooth para comunicação, por meio do software de diagnóstico de cobertura mundial ESI[tronic] 2.0, com os módulos Bosch da linha de scanners KTS e com o analisador de motores FSA 500. Além disso, seu formato pequeno, leve e prático facilita o manuseio e a mobilidade nas oficinas.
FSA 050 – é um moderno módulo de diagnóstico para testes de isolação e de alta testes para veículos com motores elétricos e híbridos. É um equipamento portátil com comunicação sem fio com um computador ou, opcionalmente, ao FSA 500 ou FSA 720/740 para registro dos resultados medidos.
BVL 1100 com Smartphone – é um dos menores leitores de códigos de erro e falha (OBD II + DTC da montadora) de veículos elétricos no mundo. De fácil instalação, que pode ser realizada pelo próprio cliente final, o equipamento possibilita identificar o que está acontecendo com o veículo.
Desta forma, o cliente pode marcar um horário na oficina de sua preferência pelo aplicativo e enviar o diagnóstico do veículo a fim de que o mecânico consiga se preparar e ser mais rápido e eficiente no serviço a ser prestado.
BVL 5100 (CCU) – é uma das soluções mais seguras e completas para o gerenciamento de frota.
Com instalação profissional, possibilita que o frotista localize o veículo quando necessário, além de poder especificar diversos alarmes por e-mail e SMS, como: cerca elétrica – área designada para o tráfego do veículo), comportamento do motorista – avaliação da conduta do motorista através de uma nota final, além de códigos de erro e falha (OBD II + DTC da montadora) e manutenção preventiva, por meio da quilometragem e prazo em dias/meses.