domingo, 28 abril , 2024
28 C
Recife

Fórum SAE BRASIL receberá expoentes do mercado diesel

Clientes, montadoras e sistemistas. Expoentes do mercado diesel, atuantes no Brasil e no Exterior, participarão do 13º Fórum SAE BRASIL de Tecnologia de Motores Diesel, que debaterá o tema “Customer Experience: As Demandas Específicas da América Latina”.

- Publicidade -

O encontro será realizado nos dias 23 e 24 de agosto, no Teatro Positivo, em Curitiba (PR), sob a direção de Vilmar Fistarol, presidente da CNH Industrial para América Latina.

Principal plataforma de discussão sobre motores diesel no Brasil, o encontro está organizado em quatro painéis com palestras e debates.

Além de discutir novas tecnologias para as operações de ônibus e caminhões, o fórum englobará os segmentos de máquinas agrícolas, equipamentos de construção e motores industriais.

No primeiro dia, o painel de abertura, “Contextualização do Cenário na América Latina”, colocará em debate visões de economia, mercado e regulamentação de emissões na América Latina com a proposta de expor o atual cenário e tendências.

- Publicidade -

Em seguida, o painel “A Experiência dos Clientes P7” discutirá barreiras técnicas, influências operacionais e aumento de TCO (Custo Total de Propriedade), além de experiências na introdução do Arla 32.

À tarde, o painel “Off-Highway & MAR I” abordará a aplicação diesel para máquinas agrícolas, equipamentos de construção e motores industriais.

Especificidades e customizações necessárias na América Latina serão abordadas para tais aplicações.

No dia seguinte, soluções inteligentes e sustentáveis em motores, sistemas de pós-tratamento, combustíveis e lubrificantes para a América Latina, focadas em baixo custo e eficiência comprovada, serão o foco do painel “Tecnologia Diesel”. Confira abaixo a programação completa.

Organizado pela Seção Regional Paraná e Santa Catarina da SAE BRASIL, sob o comando do engenheiro Massami Murakami, o 13º Fórum SAE BRASIL de Tecnologia de Motores Diesel é patrocinado pelas empresas BorgWarner, Bosch, CBMM, CNH Industrial, Corning, Cummins, FPT Industrial, Innospec, Mercedes-Benz, Tenneco e Texaco.

- Publicidade -

O encontro também conta com o apoio da Afeevas (Associação dos Fabricantes de Equipamentos para Controle de Emissões Veiculares da América do Sul) e do IQA (Instituto da Qualidade Automotiva).

“Os fóruns da SAE BRASIL elevam o debate, aprofundam o conhecimento tecnológico e preparam os profissionais da engenharia para os desafios competitivos atuais e futuros”, afirma Frank Sowade, presidente da SAE BRASIL.

PROGRAMAÇÃO

DIA 23

09h30 – Abertura com Vilmar Fistarol, chairperson do fórum e presidente da CNH Industrial para América Latina.

PAINEL “CONTEXTUALIZAÇÃO DO CENÁRIO DA AMÉRICA LATINA”

09h45 – Palestra “Cenário Econômico”, com Fabiana D’Atri, coordenadora de Pesquisas e Estudos Econômicos do Bradesco.

10h15 – Palestra “Perspectivas de Mercado da Indústria Automotiva – Brasil, Argentina e Uruguai”, com Alex Oshiro, especialista em Inteligência de Mercado da Dana Corporation e membro do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças).

10h45 – Palestra “Cenário e Legislação Diesel e Emissões”, com Mateus Dal Piccol, gerente de Homologação da Applus Idiada.

11h15 – Debate “Conjuntura e Seus Efeitos no Mercado Diesel”, mediado pelo consultor Gilberto Leal.
PAINEL “A EXPERIÊNCIA DOS CLIENTES P7”

13h30 – Palestra “Experiência do Transporte Rodoviário com o PROCONVE P7”, com Wilson Rebello, diretor do Instituto Setcepar de Educação do Transporte (Iset).

13h55 – Palestra “Experiência do Transporte Metropolitano com o PROCONVE P7”, com Felipe Gulin, presidente do Conselho Regional do SEST/ SENAT PR (Serviço Social do Transporte/ Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte do Paraná).

14h20 – Palestra “Experiência do Uso do ARLA 32 na Realidade Brasileira”, com Elcio Farah, diretor-executivo da Associação dos Fabricantes de Equipamentos de Controle de Emissões de Poluentes da América do Sul (AFEEVAS).

14h45 – Palestra “Experiência EUV dos Clientes na Visão da Montadora”, com Cristiano Doyama, gerente de Qualidade e Suporte Técnico da VOLVO.

15h10 – Debate “Impactos Positivos e Negativos das Tecnologias P7”, mediado por Dilene Antonucci, editora da revista Carga Pesada.
PAINEL “OFF-HIGHWAY & MAR I”

16h25 – Palestra “Introdução do MAR-I, Tecnologias de Motor para Legislação e Emissões MAR-I”, com Gustavo Teixeira, especialista em Sistemas de Pós-tratamento de Emissões e Homologação de Motores da FPT.

16h50 – Palestra “Máquinas Agrícolas: Integração e Adaptações para a Região – O Desafio de Suprir Soluções Técnicas de Acordo com Requisitos Regionais e Clientes”, com Rafael Miotto, diretor de Planejamento de Portfólio de Produto da CNH Industrial para América Latina .

17h15 – Palestra “Os Desafios do MAR-I na Certificação de Máquinas de Construção”, com Boris Sanchez, gerente de Engenharia de Vendas da VCE.

17h40 – Palestra “Geradores – ‘Futura’ Legislação no Brasil e no Mundo para Grupos Geradores – Motivações, Preocupações e Tecnologias para Atendimento”, com Suellen Gaeta, supervisora de Certificação de Produto e Compliance da Cummins Brasil.

18h05 – Debate “Desafios do Mercado Off-highway com a Introdução do MAR I”, mediado por Yoshio Kawakami, diretor da Raiz Consultoria.
DIA 24

08h30 – Abertura

PAINEL “TECNOLOGIA DIESEL”

08h35 – Palestra “O Combustível Diesel e a Tecnologia de Motores: Uma Mudança no Cenário para o Usuário Final”, com o Ph.D Andrew McKnight, diretor de Tecnologia e Desempenho de Aditivos da Innospec.

09h – Palestra “Impacto dos Óleos de Baixa Viscosidade nos Componentes de Motores Diesel de Veículos Pesados”, com Eduardo Nocera, gerente de Tecnologia do Produto da MAHLE.

09h25 – Palestra “Start-stop – Sistema de Controle de Parada e Partida Automática do Motor para Veículos de Mineração”, com Thomas Junge, diretor da Bosch Engineering Group (BEG).

09h50 – Palestra “Visão EUVI Europa e Novas Perspectivas em Sistemas de Injeção Diesel Voltados ao Ganho de Eficiência”, com Lothar Schmidt, diretor de Serviços de Engenharia Diesel da Robert Bosch GmbH.

10h15 – Palestra “Soluções para Ganho de Eficiência – Super Truck”, com José Marques Neto, engenheiro de Aprovação de Aplicações da Daimler Trucks North America.

10h40 – Debate “Desenhando o Futuro”, mediado por Cristian Malevic, diretor de engenharia da MWM International.

11h30 – Palestra “Efeitos do Biodiesel e Seus Contaminantes sobre a Performance e a Durabilidade dos Catalisadores de Oxidação e Redução”, com Eduardo Nogueira Dias, engenheiro de Aplicação em Tecnologias de Controle de Emissões Diesel da BASF.

11h55 – Palestra “Tecnologias de Catalisadores e Sistemas de Gerenciamento do Pós Tratamento de Motores EURO VI ou Equivalente”, com Magnus Lewander, gerente geral da Haldor Topsoe.

12h20 – Palestra “Tecnologias de Filtros de Material Particulado para Soluções Robustas e Econômicas do EURO VI ou Equivalente”, com Achim Heibel, gerente comercial da Corning.

12h45 – Debate “Desenhando o Futuro”.

13h15 – Encerramento com Luciano Portela, gerente do 13º Fórum SAE BRASIL de Tecnologia de Motores Diesel.

13º Fórum SAE BRASIL de Tecnologia de Motores Diesel
Data: 23 e 24 de agosto de 2016
Local: Teatro Positivo (Pequeno Auditório) – rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300, Campo Comprido, Curitiba/ PR

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança