O primeiro hub de vehicle-to-grid (V2G) totalmente comercial[1] do mundo opera agora na Dinamarca graças à colaboração entre a Nissan, fabricante de automóvel global, a Enel, empresa de energia multinacional e pioneira em tecnologias inteligentes de redes, e a Nuvve, com sede na Califórnia e uma das principais fornecedoras de serviços de V2G.
Gareth Dunsmore, Diretor de Veículos Elétricos, Nissan Europa, disse: “Enfrentar os desafios ambientais que encaram algumas sociedades no mundo requer um pensamento inteligente e uma nova abordagem para modelos tradicionais de gestão e distribuição de energia. O anúncio inovador de hoje, na Dinamarca, marca um passo importante no combate a estes desafios. Com a tecnologia V2G, os veículos elétricos irão desempenhar um papel integral nos sistemas de gestão de energia do futuro. O fato de uma empresa ter integrado comercialmente esta tecnologia abre o caminho para o seu lançamento comercial mais amplo em toda a Europa”.
Ernesto Ciorra, Chefe de Inovação e Sustentabilidade da Enel, afirmou: “O lançamento de hoje segue o anúncio conjunto com a Nissan durante a COP21, em dezembro. Apenas alguns anos atrás, a ideia de comercializar V2G teria parecido irreal. Hoje, juntamente com nossos parceiros, podemos torná-la uma realidade. A Enel tem orgulho de ser líder da indústria energética tanto no desenvolvimento das ofertas de V2G quanto na introdução destes nos mercados globais, começando com a Dinamarca. Agora temos um hub de veículos elétricos plenamente operacional que entrega serviços de compensação para a rede dinamarquesa. Com o V2G, podemos melhorar a estabilidade da rede, permitindo posteriormente a integração das energias renováveis no mix de produção, que é o foco da estratégia global de energia da Enel. O V2G é uma das áreas de inovação sustentáveis que está nos levando para uma sociedade de baixo carbono para o benefício das gerações presentes e futuras”.
Gregory Poilasne, Presidente e CEO da Nuvve disse: “A Nuvve está animada por fazer parte da primeira frota comercial de V2G com a Frederiksberg Forsyning e a Energinet.dk. Em colaboração com a Nissan e com a Enel, pretendemos lançar muitos outros projetos de V2G na Dinamarca e em outros países em um futuro próximo, utilizando veículos e carregadores comerciais e padrões relacionados com a plataforma inteligente de agregação da Nuvve, a GIVe™ “.
Tornando-se o primeiro cliente a integrar comercialmente e receber unidades de V2G em sua sede em Copenhagen, a concessionária Frederiksberg Forsyning instalou 10 unidades de V2G da Enel e comprou 10 vans Nissan e-NV200, emissão zero e 100% elétricos, que irão se juntar à frota da empresa.
Quando os e-NV200s não estiverem em uso, eles podem ser conectados às novas unidades de V2G da Enel no local e podem receber energia e fornecer energia de volta à rede nacional sob demanda, transformando efetivamente as vans em soluções móveis de energia. A capacidade total disponibilizada pelos 10 kW de carregadores V2G da Enel soma cerca de 100 kW.
A Nuvve é a fornecedora da plataforma que controla o fluxo de energia de e para os carros. A plataforma, inicialmente desenvolvida pela Universidade de Delaware e agora apoiada e comercializada pela Nuvve, assegura que as necessidades de milhagem do condutor sempre sejam cumpridas, além de otimizar a energia disponível para a rede.
Com os veículos elétricos da Nissan, um duplo fluxo de energia ativado por carregadores V2G da Enel e gerido pela plataforma de agregação de Nuvve, a Frederiksberg Forsyning vai se tornar uma participante ativa no sistema de gestão de energia da Dinamarca, ajudando a estabilizar e equilibrar a demanda na rede.
Ao participar neste projeto inicial, a operadora da rede dinamarquesa Energinet.dk está empenhada em aplicar as descobertas da implementação comercial do hub de V2G para adaptar a rede nacional, a fim de integrar melhor os veículos elétricos e prestar serviços complementares para estabilizar a rede.