quinta-feira, 13 junho , 2024
28 C
Recife

Componentes motor devem ser comercializados no varejo com o selo do Inmetro a partir de janeiro de 2017

O programa de certificação de componentes automotivos com o selo do Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, é um trabalho que vem sendo desenvolvido há alguns anos para garantir ao mercado de reposição e consumidor a segurança comprovada da qualidade dos produtos.

- Publicidade -

Vários componentes já foram certificados e outros estão em processo. No caso de componentes motor, conforme Portaria n° 29/2015, o selo do Inmetro para comercialização no varejo e, consequente, aplicação na oficina começa a valer a partir de 1º de janeiro de 2017. Portanto, lojistas e aplicadores devem ficar atentos.

Mas o trabalho de certificação dos produtos pelos fabricantes vem sendo realizado há muito tempo. A KSPG foi a primeira fábrica brasileira de pistões a obter o registro do Inmetro, os produtos Kolbenschmidt (KS) são certificados desde janeiro de 2013.

As embalagens contam com etiqueta de identificação, que contempla o número de registro e atesta a sua conformidade avaliada e aprovada pelos Organismos de Certificação de Produtos.

Os produtos Kolbenschmidt (KS) que requerem a certificação são: bronzinas, pistões de liga leve de alumínio, pinos de pistão, anéis de trava, aneis de pistão e bombas elétrica de combustível para motores do Ciclo Otto, porém a mesma portaria também contempla amortecedores de suspensão, buzina e lâmpadas.

- Publicidade -

Para levar informação ao mercado, a KS criou um guia que contém orientações aos profissionais de reparação de veículos sobre a certificação do selo do Inmetro para componentes automotivos.

O material explica como funciona o processo, a importância da certificação para o mercado e informações que ajudam a identificar os produtos da marca com o selo do Inmetro.

Matérias relacionadas

Site oficial de ofertas Chevrolet

Mais recentes

Ofertas Peugeot 208

Destaques Mecânica Online

Fiat Toro

Avaliação MecOn

SACHS - Versátil, abrangente e convincente