quinta-feira, 18 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Dia mundial sem carro: 10 dicas de segurança em transportes públicos e táxis/uber

Os assaltos a passageiros de ônibus e metrôs se tornaram cada vez mais frequentes, principalmente nos grandes centros do país. Essa realidade demonstra a fragilidade da segurança pública que, mesmo com o veículo em movimento e câmeras de segurança, não intimidam os assaltantes.

Dia 22 de setembro é mundialmente conhecido como o Dia Mundial sem Carro, e o especialista em segurança do GRUPO GR, Niv Yossef, separou dicas de segurança em transportes públicos para a população se prevenir desse tipo de assalto.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Ainda segundo o especialista, os assaltantes também estão de olho em quem utiliza taxis e outros transportes individuais.

“Eles aproveitam quando o carro está no farol para pegar os celulares, então, é importante ficar alerta a movimentação de pessoas ao redor do veículo e, se possível, não deixar o celular amostra”, comenta.

Abaixo envio algumas dicas de segurança, mas nosso especialista está disponível para esclarecer outras dúvidas.
Abraços
Ana
11 30790123

- Publicidade -

DICAS DE SEGURANÇA GRUPO GR
– Nunca caminhe com o aparelho nas mãos;
– Se estiver andando na rua, procure um estabelecimento comercial ou um local mais seguro para usar seu aparelho;
– No transporte público, evite viajar em ônibus ou vagões vazios.
– Nunca o deixe o celular à mostra;
– Não use celular em bolsos, pois permite que os assaltantes possam furtá-lo com facilidade;
– Para evitar chamar atenção, coloque seu aparelho no modo vibratório ou silencioso.
– É recomendável sentar-se sempre próximo ao motorista ou cobrador;
– No metrô, caso esteja próximo a porta, evite pegar o celular quando o metro parar em uma estação. O assaltante espera esse exato momento para agir, e você poderá ficar sem o aparelho.

– Não espere o ônibus em paradas desertas e mal iluminadas.
– Em ônibus com poucos passageiros, sente-se próximo ao motorista ou cobrador.
– Evite atender ligações ou usar o celular enquanto está em taxis, principalmente parados no transito, hoje os assaltantes estão cada vez mais ousados e mesmo com vidros fechados, utilizam armas de fogo para abordar as pessoas,
– Grandes centros comerciais, avenidas, parques, rodoviárias e aeroportos são locais de maior ocorrência de roubos e furtos de celulares.
– Os assaltantes acompanham a vítima e, ao menor sinal de desatenção do usuário, o assaltante age. Fique sempre alerta!
– Fique atento a movimentação de pessoas estranhas. Se sentir que alguém está te seguindo, procure permanecer em um local com bastante movimento de pessoas ou procure um policial ou segurança no local.
– Além de tomar precauções, também é possível fazer um seguro, o que costuma ser viável para máquinas novas e de alto valor. Deve-se, porém, atentar para a cobertura do seguro, pois muitos contratos não cobrem furtos simples, somente roubos e furtos qualificados.

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil