sábado, 25 maio , 2024
28 C
Recife

Inventor cria o 1º “para-choque dinâmico para motocicletas”

É inimaginável um carro sem para-choque, porém, não atentamos para o fato de que as motocicletas não contam com essa peça, tendo apenas um para-lama. Com isso, tanto pilotos quanto pedestres ficam mais desprotegidos em casos de acidentes.

- Publicidade -

O desenhista de projetos Ricardo de Almeida Avelino, afiliado à Associação Nacional dos Inventores (ANI), sensibilizou-se com a questão e desenvolveu o primeiro “para-choque dinâmico para motocicletas e veículos ciclomotores”

O acessório oferece proteção ao piloto em situações de colisão frontal leve, onde a roda do veículo tende a prosseguir em seu movimento giratório, tomando direções inesperadas.

Ele absorve impactos leves na altura da roda dianteira, evitando que o veículo fique completamente desgovernado, protege pedestres em caso de abalroamento e serve como apoio para sinalização luminosa (lanternas, adesivos, etc.). Além de oferecer um visual mais dinâmico ao veículo”, enumera o Ricardo

As motos e demais veículos ciclomotores hoje possuem apenas um para-lama, cuja função se restringe a evitar que água, lama, dejetos e cascalho sejam lançados contra o piloto e algumas partes do veículo.

- Publicidade -

A inspiração para o “para-choque dinâmico para motocicletas e veículos ciclomotores”, segundo Ricardo surgiu há vinte anos. De lá pra cá, ele amadureceu a ideia até chegar ao modelo atual. O público-alvo do produto são condutores que trafegam a passeio ou profissionalmente com veículos ciclomotores.

O “para-choque dinâmico para motocicletas e veículos ciclomotores” já está registrado junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial). No momento, Ricardo busca investidores para viabilizar a produção e venda do produto, seja por meio da venda da patente ou do seu licenciamento.

Matérias relacionadas

Fiat Fastback

Mais recentes

Ofertas Peugeot 208

Destaques Mecânica Online

Fiat Toro

Avaliação MecOn

WABCO - Principal fornecedor global de tecnologias para para veículos comerciais