domingo, 5 maio , 2024
28 C
Recife

Linha de combustíveis com baixo teor de extraíveis

Com o sistema de tubulação multicamadas (MLT) 4800, a maior fornecedora mundial de poliamida 12 para sistemas plásticos de tubulação multicamadas, Evonik Industries (Essen, Alemanha) responde aos novos requisitos da indústria automotiva: sistemas de linhas de combustível com baixo teor de extraíveis.

- Publicidade -

O novo sistema MLT 4800 com camada interna de poliamida 612 VESTAMID® com baixo teor de extraíveis oferece níveis de substâncias extraíveis significativamente reduzidos.

Combustíveis com álcool e menor consumo de combustível – O uso de combustíveis que contêm álcool, por exemplo biocombustíveis contendo etanol, pode levar à extração de substâncias das paredes internas das linhas de gasolina convencionais.

Submetidas a certas condições extremas, essas substâncias podem obstruir os bocais dos novos e sensíveis sistemas de combustíveis, que adotam bocais de pequeno diâmetro para criar um spray atomizado de gasolina e ar para a injeção de combustível a fim de reduzir o consumo do combustível.

Para neutralizar esse efeito de maneira confiável, a indústria automotiva está em busca de novos materiais para linhas de combustível com extração significativamente reduzida.

- Publicidade -

Expansão da série existente – Durante muitos anos, a Evonik vem oferecendo o seu MLT 7440, um sistema condutivo que está perfeitamente de acordo com os requisitos.

O novo MLT 4800 agora o complementa por meio de um novo sistema não condutivo. Ele se baseia no MLT 4300, com uma camada externa de poliamida 12 VESTAMID® e uma camada de barreira de copolímero de etileno e álcool vinílico (EVOH), com o objetivo de impedir a permeação de combustível.

No MLT 4800, no entanto, a camada interna de PA6 do comprovado sistema 4300 é substituída por uma poliamida 612 VESTAMID® com baixo teor de extraíveis, recém-desenvolvida e que atende aos requisitos dos fabricantes automobilísticos.

As características mecânicas, a resistência química e o comportamento de permeação se situam no mesmo nível do MLT 4300, que é o MLT mais usado na Europa no momento.

O VESTAMID® tem sido usado por fabricantes automobilísticos renomados há mais de 50 anos. Além de compostos de moldagem para aplicações monoparede, a Evonik também desenvolveu diversos sistemas de tubulação multicamadas com diferentes camadas de barreira.

- Publicidade -

As poliamidas 12 e 612 VESTAMID® são as poliamidas mais usadas do mundo em sistemas de tubulação para automóveis.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Vem aí o Seminário de Segurança e Conectividade 2024!

Avaliação MecOn

WABCO - Principal fornecedor global de tecnologias para para veículos comerciais