Filtros de ar nem sempre recebem a atenção devida na manutenção do carro, apesar de serem importantíssimos para garantir a qualidade do ar que entra no motor, o seu desempenho, a sua durabilidade, e até a economia do consumo de combustível.
Notadamente nos novos motores com tecnologia downsizing, que em função do turbocompressor e da injeção direta necessitam eficiência superior na retenção da aspiração de corpos estranhos para dentro do motor.
Em função da evolução que vem sendo observada pela indústria automobilística, o Centro Tecnológico da MAHLE Metal Leve, em Jundiaí, SP, desenvolveu uma nova linha de filtros que já está sendo aplicada em alguns dos mais modernos motores downsizing à disposição do mercado brasileiro.
Ao contrário da maioria das unidades em uso nos nossos automóveis, o novo filtro MAHLE recebeu conformação arredondada. Com o novo desenho se conseguiu uma área de material filtrante maior e mais aberta, o que garante uma separação de impurezas mais eficiente e vida mais longa para o componente.
Isso significa que ele terá maior capacidade de reter material contaminante que a maioria dos modelos até atingir a quilometragem recomendada para a sua substituição. Com esse formato ele também ocupa menor espaço sob o capô do carro.
Existem outros modelos circulares no mercado, mas nenhum com a tecnologia que foi utilizada nesse novo filtro. Uma das características que tornam o novo filtro ideal para os motores mais avançados é o fato dele ter recebido uma “grade” interna em material plástico, que entre outras atribuições tem a função de direcionar o ar que passa pelo seu interior.
Projetada especialmente para causar um efeito de turbilhonamento no ar que passa pelo material filtrante, essa grade conta com aletas que laminam o ar e o direcionam de forma correta para o processo de combustão no motor.
Isso foi fundamental por que esses motores vêm equipados com sensores que medem a vazão do ar que entra no seu interior. A “leitura” da quantidade do ar que é introduzido determina quanto combustível deve ser injetado para que seja realizada uma perfeita combustão.
Outra função dessa grade é proporcionar estabilidade ao filtro, impedindo que ele altere seu formato. Como a sucção do ar que entra no motor é muito alta, essa estrutura interna evita que o material filtrante possa colapsar e interferir na sua eficiência de filtragem.
Uma vantagem adicional do novo filtro é ter uma menor área externa nas suas extremidades, o que facilita a perfeita vedação das suas bordas impedindo que qualquer ar sem filtragem possa ser admitido pelo motor.