quinta-feira, 13 junho , 2024
28 C
Recife

MAHLE apresenta filtro mais eficiente para motores downsizing

Filtros de ar nem sempre recebem a atenção devida na manutenção do carro, apesar de serem importantíssimos para garantir a qualidade do ar que entra no motor, o seu desempenho, a sua durabilidade, e até a economia do consumo de combustível.

- Publicidade -

Notadamente nos novos motores com tecnologia downsizing, que em função do turbocompressor e da injeção direta necessitam eficiência superior na retenção da aspiração de corpos estranhos para dentro do motor.

Em função da evolução que vem sendo observada pela indústria automobilística, o Centro Tecnológico da MAHLE Metal Leve, em Jundiaí, SP, desenvolveu uma nova linha de filtros que já está sendo aplicada em alguns dos mais modernos motores downsizing à disposição do mercado brasileiro.

Ao contrário da maioria das unidades em uso nos nossos automóveis, o novo filtro MAHLE recebeu conformação arredondada. Com o novo desenho se conseguiu uma área de material filtrante maior e mais aberta, o que garante uma separação de impurezas mais eficiente e vida mais longa para o componente.

Isso significa que ele terá maior capacidade de reter material contaminante que a maioria dos modelos até atingir a quilometragem recomendada para a sua substituição. Com esse formato ele também ocupa menor espaço sob o capô do carro.

- Publicidade -

Existem outros modelos circulares no mercado, mas nenhum com a tecnologia que foi utilizada nesse novo filtro. Uma das características que tornam o novo filtro ideal para os motores mais avançados é o fato dele ter recebido uma “grade” interna em material plástico, que entre outras atribuições tem a função de direcionar o ar que passa pelo seu interior.

Projetada especialmente para causar um efeito de turbilhonamento no ar que passa pelo material filtrante, essa grade conta com aletas que laminam o ar e o direcionam de forma correta para o processo de combustão no motor.

Isso foi fundamental por que esses motores vêm equipados com sensores que medem a vazão do ar que entra no seu interior. A “leitura” da quantidade do ar que é introduzido determina quanto combustível deve ser injetado para que seja realizada uma perfeita combustão.

Outra função dessa grade é proporcionar estabilidade ao filtro, impedindo que ele altere seu formato. Como a sucção do ar que entra no motor é muito alta, essa estrutura interna evita que o material filtrante possa colapsar e interferir na sua eficiência de filtragem.

Uma vantagem adicional do novo filtro é ter uma menor área externa nas suas extremidades, o que facilita a perfeita vedação das suas bordas impedindo que qualquer ar sem filtragem possa ser admitido pelo motor.

Matérias relacionadas

Site oficial de ofertas Chevrolet

Mais recentes

Ofertas Peugeot 208

Destaques Mecânica Online

Fiat Toro

Avaliação MecOn

SACHS - Versátil, abrangente e convincente