Entre carros, carrinhos, ônibus, scooters, diciclos, triciclos – híbridos ou elétricos –, a patinete elétrica Seev, importada da China, além de fazer sua estreia no mercado brasileiro, fez muito sucesso nos três dias do 12º Salão Latino-Americano de Veículos Elétricos, Componentes e Novas Tecnologias, encerrado no último sábado, no Pavilhão Amarelo, do Expo Center Norte, em São Paulo.
Diferente da tradicional, na qual o condutor aciona o equipamento em pé, de forma manual, a patinete elétrica Seev, tracionada por motor de 800 w e bateria de íon-lítio de 60V 12 AH, permite ao usuário sentar-se sobre o banco sustentado por haste fixado na roda traseira.
As dimensões da patinete elétrica Seev são de 1.756 mm (comprimento), 750 mm (largura) e 700 mm (altura), peso bruto de 51 kg e distância entre rodas de 1.296 mm.
Na construção do equipamento foram utilizados muitas peças e componentes de uma bicicleta comum, mas com pneus de 18×9,5 polegadas (o que aliás proporciona muita estabilidade ao condutor), freio dianteiro com disco hidráulico de 180 mm e o traseiro de 160 mm.
Em relação à performance, a patinete tem autonomia de até 80 km, a uma velocidade constante média de 15 km/h, vence rampas de 18º e sua capacidade de frenagem, em piso seco, é de apenas 1,2 metro a 20 km/h, e de 3,1 metros com piso molhado.
A vida útil da bateria é de 1.500 ciclos de carregamento ou cerca de 5 anos.
A patinete elétrica Seev chega ao consumidor brasileiro por R$ 6,5 mil. A garantia do produto é de 12 meses.
O equipamento chega em apenas uma versão, mas permite customização com acessórios extras, como de segurança, assento adicional e kit de adesivagem.
Segundo o diretor geral da Seev Brasil, João Meiado, “essa patinete elétrica foi lançada na China em novembro de 2015. Assim que a conhecemos, decidimos trazê-la. Por dez meses, fizemos exaustivos testes aqui no Brasil, com aprovação de técnicos e prospects. Por isso, neste Salão de Elétricos, além de mostrar a novidade, cadastramos os visitantes que já querem adquiri-la”.