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Propulsor 2.0 Tigershark flexível faz sua estreia no Jeep Compass

Qualquer que seja o motor, o Jeep Compass entrega excelente rendimento. As versões animadas pelo propulsor 2.0 Tigershark flexível terão à disposição até 166 cv de potência e 20,5 kgfm de torque. Tal força será distribuída às rodas dianteiras pelo câmbio automático de 6 marchas, com aletas atrás do volante já a partir da opção Longitude.

Quando é movimentado pelo motor 2.0 Multijet II turbo diesel, o novo SUV médio da Jeep tem uma caixa automática de 9 marchas – sempre com aletas atrás do volante – e tração 4×4 Jeep Active Drive Low. Esse sistema vai trabalhar com o poderio de 170 cv e 35,7 kgfm – número que representa o maior torque da categoria, com 80% (28,5 kgfm) já disponível a baixas 1.500 rpm. Com isso, o Jeep Compass proporciona não somente ótimas arrancadas e retomadas, como alta economia de combustível. Na comparação com o melhor concorrente turboalimentado a gasolina, o custo por quilômetro rodado do novo Jeep é 10% inferior.

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Com função 4WD Low (reduzida), a tração Jeep Active Drive Low presente nas configurações a diesel do Jeep Compass é responsável também pelo melhor desempenho off-road do segmento. Ela acompanha o sistema Selec-Terrain, único na categoria, que prepara o veículo para lidar da melhor forma possível com o piso.

Basta girar o seletor no console central e o conjunto mecânico se adapta aos modos Snow (neve, para terrenos escorregadios), Sand (areia), Mud (lama) e Rock (pedra), este último exclusivo da versão Trailhawk. Ou então o Compass faz tudo sozinho no modo Auto.

A inteligência do sistema Jeep Active Drive Low se apresenta de outras formas. Quando a tração nas quatro rodas não é necessária, o eixo traseiro fica totalmente desconectado, para economizar combustível e reduzir o desgaste dos componentes.

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Mas a unidade de transferência de força (PTU) localizada na dianteira reacopla automaticamente o eixo cardã que distribui o torque para as rodas de trás, caso seja detectada uma situação de risco. Por exemplo, ao iniciar uma subida com os limpadores do para-brisa acionados – nesse caso o sistema entende que o piso está escorregadio e já se antecipa a qualquer eventualidade.

Vale ressaltar ainda que a capacidade fora-de-estrada do Jeep Compass Trailhawk é elevada a uma potência maior com as seguintes alterações: suspensão 2 cm mais alta, pneus especiais de uso misto, placas extras de proteção sob a carroceria e o adesivo preto fosco no centro do capô.

Ao contrário do que se pode imaginar, ele tem uma função prática, a de eliminar o ofuscamento do motorista, cortando reflexos indesejados do sol ou outra fonte externa de luz. Por tudo isso, essa versão recebe o selo Trail Rated 4×4, provando que o veículo superou critérios da Jeep para cinco quesitos: articulação, distância do solo, manobrabilidade, transposição na água (no caso, até 48 cm) e tração.

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Recursos tecnológicos – Antes mesmo de entrar no Jeep Compass, a chave de presença Keyless Enter ’n’ Go (de série a partir das versões Longitude) já começa a apresentar a extensa relação de equipamentos tecnológicos, feitos para facilitar e, em especial, proteger todos os ocupantes.

Com a chave no bolso, é possível entrar no veículo e dar a partida apertando o botão na coluna de direção. A chave de presença pode ainda contar com a opção da partida remota do motor, possibilitando climatizar previamente a cabine.

Bem à frente do motorista, a tela configurável de TFT (presente em todas as versões) no quadro de instrumentos apresenta quase duas dezenas de informações do computador de bordo e de outros sistemas, a exemplo de áudio, navegação GPS, telefonia e recursos de segurança.

Ela pode ser colorida e de 7 polegadas, destacando ainda mais o refinamento interno. Tudo acionado por botões no raio esquerdo do volante, que também abriga comandos do controle de velocidade de cruzeiro (incluindo ACC, quando equipado), do limitador de velocidade e de áudio. O bem-estar a bordo pode ser ampliado com bancos elétricos para motorista (8 direções) e passageiro (4).

Todo Jeep Compass terá o prático e eficiente sistema multimídia Uconnect com tela de toque, navegador GPS embutido, câmera de ré e conexões Bluetooth e USB, sendo que já a partir da versão Longitude, o monitor é colorido de 8,4 polegadas, com funções extras como controle do ar-condicionado e comandos de voz ainda mais avançados. A qualidade de áudio fica ainda melhor com o som opcional da renomada marca Beats, de 506 Watts de potência, 9 alto-falantes e subwoofer.

O pacote de série de segurança inclui, entre outros itens, controle eletrônico de estabilidade (ESC), sistema anticapotamento (ERM), sistema de monitoramento de pressão de pneus (TPMS), controle de velocidade de cruzeiro, controle de partida em subida, assistente de partida em rampa (HSA), freios a disco nas quatro rodas com ABS, três pontos de fixação de cadeiras infantis Isofix, repetidores de direção nos retrovisores externos, faróis de neblina com função cornering (acende do lado que se esterça em manobras ou em baixas velocidades) e direção de torque dinâmico (DST), que induz o condutor a virar o volante corretamente em uma situação de perda de aderência.

Entre os opcionais para as versões Sport e Longitude (de série para Limited e Trailhawk) há mais dois air bags laterais, dois de cortina e um para os joelhos do motorista, totalizando sete bolsas quando somadas às duas frontais obrigatórias. Mas o maior destaque é o conjunto de recursos que faz o Jeep Compass atingir um patamar inédito entre os veículos nacionais.

Ele é formado pelo controle de adaptativo de velocidade (ACC), monitoramento de mudança de faixa (LDW), farol alto automático (AHB) e aviso e prevenção de colisão frontal (FCWP), que engloba frenagem automática. Outro item de alta tecnologia é o sistema de estacionamento automático, o Park Assist, que opera em vagas paralelas e perpendiculares.

Construído em Pernambuco – O projeto do Jeep Compass foi pensado minuciosamente para atender aos requisitos dos mercados mais exigentes do planeta, e esse cuidado está presente nas unidades que vão sair da fábrica mais moderna do grupo FCA – Fiat Chrysler Automobiles em Goiana, Pernambuco.

São detalhes que vão dos 5 mil pontos de solda no chassi à luz de cortesia nos retrovisores externos, dos três microfones no teto para captar os comandos de voz aos 18 abafadores de ruído espalhados pela carroceria. Sem falar do emprego de aço de alta resistência (HSS) em cerca de 70% do chassi, para aumentar a rigidez e refinar o comportamento dinâmico e a absorção de impactos.

O objetivo maior é fazer a qualidade do produto falar por si. E para atingir tal meta, não se economizaram meios e esforços. Caso da arquitetura McPherson no eixo traseiro, fazendo o novo Jeep ter suspensão independente nas quatro rodas.

Isso proporciona enormes ganhos em conforto de rodagem, estabilidade e segurança. Mais simples, mas não menos importante, o freio de estacionamento elétrico é tão conveniente que no cotidiano é possível se esquecer da existência dele. Sem falar no melhor aproveitamento de espaço e estilo do console central.

Magneti Marelli fornece vários componentes para o Jeep® Compass – Responsável pelo desenvolvimento e produção dos componentes de iluminação externa, a divisão Automotive Lighting da Magneti Marelli, um dos líderes mundiais do setor, fornece os faróis equipados com módulo elíptico em duas versões: bi-halógeno e bi-xenon (HID – high intensity discharge technology).

Guias de luz em LED, com as funções de posição e DRL (daytime running light), completam o sistema de iluminação dianteiro. Na parte posterior do Jeep Compass, as lanternas, separadas entre carroceria e tampa do porta malas, são equipadas com guias de luz em LED. Esse conjunto de faróis e lanternas garante a identidade visual do veículo e proporciona os melhores níveis de iluminação, durante o dia e principalmente à noite, contribuindo com a segurança, não somente dos ocupantes do veículo, mas também de pedestres e demais motoristas.

Outro diferencial do Jeep Compass é de responsabilidade da divisão Eletrônica da Magneti Marelli.  São os quadros de instrumentos digitais nas versões de 7” ou de 3,5”, dependendo do modelo do veículo.

O produto conta com sistema de navegação através de pictogramas, que indicam as conversões; assistência para descida de ladeiras com acionamento automático dos freios para controle de velocidade em declives com baixo atrito; auxílio para estacionamento frontal e lateral, indicando a distância e a posição aproximada do obstáculo mais próximo, e sistema de estacionamento semiautomático, que informa as ações que o motorista deve realizar numa manobra de estacionamento.

Destaque também para os conjuntos de pedais híbridos desenvolvidos pela Comandos Mecânicos, constituídos por plástico e metal, presentes nas versões com câmbio manual e automático do Jeep Compass, que contribuem para a redução geral de peso (ganho de 20% em comparação a uma pedaleira 100% metálica). Diferencial importante é o sistema de desarme do pedal do freio, que garante maior segurança ao condutor em caso de colisão frontal.

Já a divisão Suspensões da Magneti Marelli fornece componentes elaborados para oferecer o máximo de conforto e estabilidade nas diversas condições de piso encontradas no Brasil. Os braços oscilantes, ou bandejas das suspensões dianteiras, utilizam a tecnologia dupla espessura, nas versões 4×2 e 4×4, com aços de alta resistência, proporcionando redução de peso dos componentes, mas mantendo a rigidez. Além dos braços oscilantes, a versão 4×2, com tração dianteira, conta também com subchassis dianteiro e traseiro, enquanto a versão com tração nas quatro rodas conta com subchassi traseiro projetado para garantir maior robustez à suspensão e acomodar o diferencial da tração 4×4.

Outros componentes fornecidos e desenvolvidos pela empresa, neste caso pela divisão Sistemas de Exaustão, são o coletor de escapamento com conversor catalítico integrado (sistema hot end), responsável por menores índices de emissões de poluentes, e o sistema completo de escapamento, produzido com tecnologias que garantem o conforto acústico e proporcionam redução de peso, fator importante para a redução do consumo de combustível.

O tanque de combustível multilayer, da divisão Plásticos, também marca presença; a tecnologia garante menor evaporação de combustível, reduzindo as emissões, além de ser mais resistente a impactos, característica que eleva os níveis de segurança geral do automóvel.

O Jeep Compass também receberá diversos componentes produzidos pelas Joint Ventures estabelecidas entre a Magneti Marelli e as empresas Faurecia (FMM) e Prima Sole (SPMM) para atuar exclusivamente no fornecimento para a fábrica de Goiana. A FMM fornecerá console central, painéis de instrumentos e painéis de portas fabricados com a tecnologia de espumação e IMG (In Mold Graining), que proporcionam um habitáculo de nível superior, mais aconchegante e confortável. Os para-choques dianteiro e traseiro, o aerofólio e a barra de luz traseira, todos pintados na mesma cor do carro, também virão da FMM. A SPMM fornecerá componentes plásticos de acabamento interno e externo, completando a gama dos itens fornecidos pelas Joint Ventures para o Jeep Compass.

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