quinta-feira, 31 outubro , 2024
28 C
Recife

Caminhões: planos de manutenção flexíveis e foco nas necessidades individuais para aplicações específicas

O objetivo da Scania é tornar-se uma das principais parceiras no desenvolvimento de soluções de transporte sustentável. A nova geração de caminhões é uma prova clara de que a Scania está levando esse desafio extremamente a sério. Além da nova linha de produtos, a fabricante apresentou na última edição do IAA 2016 soluções customizadas para 36 aplicações diferentes como parte de seus esforços para ser sempre capaz de oferecer aos clientes as alternativas mais sustentáveis para cada tipo de serviço de transporte.

Informações valiosas estão sendo continuamente obtidas em mais de 200 mil veículos Scania conectados atualmente em serviço.

- Publicidade -

“Com a introdução de nossa nova geração de caminhões, vamos priorizar ainda mais as oportunidades para clientes europeus conectados ganharem dinheiro por meio de seus investimentos em soluções da Scania”, diz Christopher Podgorski, vice-presidente mundial sênior de Caminhões da Scania. “Nosso foco em aplicações, soluções integradas, modularização e dados baseados no usuário nos torna líderes do setor. Com a ajuda dessas ferramentas, nossos vendedores – em diálogo com os clientes – podem adaptar soluções otimizadas com o potencial de rentabilidade ideal para todos os tipos de operações.” 

A Scania considera cada caminhão como uma unidade de produção – quanto mais adequado for para suas funções exclusivas e melhor receber suporte dos serviços adaptados para a aplicação, maior será o potencial da empresa de transporte de obter retorno sobre seu investimento. Os resultados da transportadora são afetados por uma variedade de fatores diferentes. Alguns deles são relativamente simples de identificar e influenciar. Outros são controlados por circunstâncias alheias à sua própria vontade ou parecem insignificantes à primeira vista, apesar do fato de que ao longo do tempo podem ter grande influência sobre os custos e os rendimentos.

“Temos as ideias e a experiência necessárias para criar soluções otimizadas”, diz Podgorski. “Isso se explica em razão de a Scania também ter acesso a informações cruciais, como dados operacionais reais de veículos reais. Nossa forma de trabalhar proporciona uma poderosa ferramenta de alavancagem para nossos clientes na forma de soluções otimizadas que abrangem tudo, desde manutenção baseada no uso, até seguros e finanças.”

- Publicidade -

[box type=”success” align=”aligncenter” ]Fabricante está desenvolvendo ainda mais sua abordagem e o diálogo com os clientes, com foco nas necessidades individuais para aplicações específicas;
Veículos conectados, que estão idealmente adaptados para diferentes funções e com suporte de serviços relacionados, são aposta da Scania;
Manutenção Scania com Planos Flexíveis é um serviço exclusivo que garante precisamente a manutenção correta e também mais disponibilidade do veículo.[/box]

Os efeitos da digitalização – A mudança em curso para a digitalização e o aumento constante de acesso aos dados de decisão – incluindo os operacionais e de motoristas – significa que a Scania pode agir de modo proativo e de forma inovadora. De um oceano de informações, a fabricante escolhe e analisa os dados relevantes para cada aplicação e atividade de condução.

“Estamos entrando rapidamente em um mundo em que serviços e gerenciamento inteligente de informações constituem a base da rentabilidade”, afirma Podgorski. “Muitos na indústria de transporte ainda estão com os olhos totalmente voltados para custos, e o preço de compra do caminhão é um fator típico. Em casos como esse, não estão percebendo que coisas como capacidade de ganho – que é em grande parte controlada a partir do quão otimizado o veículo é para suas funções específicas – têm impacto muito maior sobre a possibilidade de lucro ou de perda para o negócio.”

- Publicidade -

Um bom exemplo da maneira como a Scania usa seu conhecimento acumulado é o sistema de suporte de vendas recentemente desenvolvido. Ele compartilha o conhecimento acumulado pela empresa sobre caminhões, soluções de transporte otimizadas e condições do setor, bem como sobre as necessidades reais do cliente para diferentes aplicações. Essa ferramenta de trabalho é o resultado de muitos anos de  atuação na coleta, análise e disseminação de know-how significativo sobre o multifacetado setor de caminhões e transporte.

A Scania foi uma das pioneiras em conectar todos os caminhões para fins como otimização de uso e disponibilidade. A fabricante também tem estado na vanguarda de melhorar o processo de posicionar a carroceria nos veículos. Um passo fundamental foi o lançamento de um site em 2016 com foco no apoio a construtores de carroceria. Outro passo decisivo foi a mudança da Scania para a tecnologia CAN-bus, que melhora bastante o potencial para configurar e controlar a construção da carroceria e funções relacionadas.

“Estamos trabalhando constantemente para melhorar as perspectivas para os clientes”, afirma Podgorski. “O acesso a dados em tempo real está extremamente em alta agora, pois significa que não é mais necessário adivinhar a posição do caminhão, suas necessidades de manutenção ou seu consumo de combustível real. Em suma, uma parceria com a Scania significa que os operadores de transporte estarão mais bem posicionados do que nunca para aumentar a rentabilidade.”

[box type=”success” align=”aligncenter” ]Scania está redefinindo o conceito de ‘premium’ no setor de caminhões com objetivo de fornecer aos clientes condições ideais para rentabilidade sustentável, incluindo analisar como a capacidade de ganho dos clientes pode ser otimizada;
Scania está colocando foco particular em serviços relacionados integrados, como a operação e manutenção de veículos e frotas bem como em serviços de educação e treinamento de motoristas.[/box]

Planos de manutenção flexíveis – Um dos melhores exemplos disso é a Manutenção Scania com Planos Flexíveis, um serviço que foi oferecido inicialmente em toda a Europa há pouco mais de um ano. Esse processo está quase completo, agora que a nova geração de caminhões foi lançada. Com todos os novos caminhões conectados, a base para a manutenção é a maneira como esses veículos são usados – e não a tradicional contagem de quilometragem ou aproximações baseadas no calendário. É o modo de utilização que controla como eles devem ser mantidos com o programa de manutenção elaborado juntamente com o cliente.

“A Manutenção Scania com Planos Flexíveis é a principal e mais recente contribuição para o ecossistema de serviços – físicos e digitas – que oferecemos, e é fundamental para operar negócios que sejam sustentáveis no longo prazo. Ser capaz de adaptar soluções completas e individuais, incluindo itens como serviço e financiamento, é fundamental em nosso setor. É aqui que são criadas as condições para lucro ou perda na única operação com que o cliente realmente se preocupa – a sua própria”, conclui Podgorski.

“No Brasil, a análise de dados para otimização das operações dos clientes da marca já é uma realidade e, em breve, será disponibilizada também por acesso remoto”, explica Eronildo de Barros Santos, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Scania no Brasil.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Serviço Premiado Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn