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Digitalização abre caminho para o transporte sustentável e seguro de pessoas e mercadorias

A Scania também tem posição de liderança no setor de veículos pesados quando se trata de desenvolver soluções de transporte mais eficientes que acompanham a mudança para transporte sem energia fóssil. Além de uma frota conectada de 200.000 veículos, a Scania tem uma ampla oferta de combustíveis alternativos para motores Euro 6.

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A Scania também está na vanguarda em termos de eletrificação, veículos autônomos e condução de comboio conectado. A nova geração de caminhões Scania não se refere apenas a novos produtos e serviços, mas também significa que a Scania está ampliando e reformulando seus objetivos, sua oferta e seu futuro.

Uma pedra angular para a Scania nas áreas de sustentabilidade e transporte é a ideia de que não existem soluções simples e independentes que, de uma única vez, podem resolver todos os desafios. A Scania acredita na diversidade e acha que muitas alternativas e diferentes tipos de soluções são necessárias. ‘Próxima geração Scania’ significa que a Scania inclui tudo o que os clientes precisam para serem capazes de alcançar suas metas – e, em última análise, da sociedade – com relação à sustentabilidade e redução concreta de CO2, juntamente com um nível de rentabilidade satisfatório.

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Construindo uma cadeia de valor mais eficiente – A estrada para o futuro não envolve aumentar a usabilidade de um determinado combustível ou de uma tecnologia específica. Toda a cadeia de valor precisa tornar-se mais eficiente e medidas devem ser tomadas em todas as áreas, incluindo energias renováveis, para tornar os veículos e os movimentos de transporte mais eficientes.

“Fazer uso mais eficaz da energia envolve melhorar os veículos e acrescentar recursos que reduzem o consumo de combustível, bem como suporte ao motorista durante seu treinamento e acompanhamento regular,” diz Magnus Höglund, diretor mundial de Produto de Caminhões da Scania. “A supressão gradual dos combustíveis fósseis envolve o fornecimento de tipos de energia que têm menor impacto líquido sobre o clima, enquanto que movimento de transporte inteligente significa que podemos otimizar os fluxos da operação e mobilidade a fim de minimizar os desperdícios. Podemos, assim, criar valor para o cliente e, por extensão, para a sociedade.”

Um exemplo de solução de transporte inteligente que contribui para menor impacto ambiental são os sistemas de ônibus BRT que a Scania iniciou no ano passado.

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“Tanto Jacarta, na Indonésia quanto Cartagena, na Colômbia, escolheram os ônibus a gás Euro 6 da Scania para seus investimentos em transportes públicos sustentáveis, o que é uma notícia animadora para nós e para aqueles que vivem lá,” salienta Jonas Kempe, diretor mundial de Portfólio de Soluções de Ônibus da Scania.

A estratégia da Scania inclui o estabelecimento de cooperação estreita com outros protagonistas, pois a Scania está convencida de que a colaboração é uma pré-condição indispensável para o sucesso. A digitalização também é um fator crucial que pode acelerar o potencial de soluções já existentes, pois avenidas completamente novas se abrem, por exemplo, na coordenação e no controle dos movimentos de transporte.

Regras do jogo tecnologicamente neutras – Um parâmetro crucial em todos os trabalhos de desenvolvimento realizados pelo setor automotivo é ter as regras do jogo claras, consistentes e de longo prazo por parte dos tomadores de decisão e das autoridades para permitir investimentos de longo prazo pela Scania e pelos clientes.

“Regras claras e de longo prazo são cruciais para o desenvolvimento de soluções de transporte sustentável no setor automotivo,” diz Åsa Pettersson, diretora mundial de Relações Públicas da Scania. “Coordenação no nível da União Europeia, com regras do jogo estáveis ao longo do tempo, são as melhores condições operacionais possíveis para o setor. Já temos muitas soluções e a capacidade de planejar previamente nos permitirá liberar os recursos e as competências que temos para desenvolver soluções sustentáveis para o futuro”.

Como exemplos de normas que precisam ser estáveis, Pettersson aponta impostos, leis e metas de emissões que afetam o setor de transporte, não menos do que as sobre biocombustíveis, bem como a inovação e a eficiência do transporte. Mas ela também acredita que diretivas muito detalhadas ou a promoção de algumas tecnologias sobre outras gera o risco de desenvolvimento da condução em uma determinada direção, comprometendo o princípio da neutralidade tecnológica.

“Na Scania, temos orgulho de não estancar em uma linha de tecnologias determinada,” ela diz. “Em vez disso, tomamos a difícil – e dispendiosa – rota de realização de pesquisa e desenvolvimento em praticamente todas as áreas. Por exemplo, o fato de que a Scania tem a mais ampla oferta de combustíveis alternativos não nos impede de sermos muito ativos em áreas como estradas elétricas. O lado positivo é que vemos o potencial de grandes sinergias, combinando eletrificação com combustíveis alternativos.”

[box type=”success” align=”aligncenter” ]Objetivo da Scania é desempenhar papel de liderança em transporte sustentável;
Empresa trabalha em três áreas para alcançar esse objetivo: aumento da eficiência energética, eletrificação/combustíveis alternativos e soluções de transporte inteligentes e seguras;
Fabricante usa digitalização para acelerar o progresso em busca de transportes sustentáveis, com fluxos de bens e pessoas seguros e eficientes;
Exemplos concretos de digitalização, como veículos autônomos e conectados, são cruciais para aumentar a eficiência da cadeia de  transporte.[/box]

Os veículos de condução automática mostram o caminho – A Scania tem pesquisado veículos autônomos há mais de 10 anos. Embora os veículos que a Scania vende hoje já possuam uma alta capacidade de ‘auto-condução’ sob a forma de sistemas que regulam tudo, de velocidade a estratégias de mudança de marchas, elas ainda são, naturalmente, dependentes de supervisão ativa por parte do motorista.

A Scania não espera que veículos sem motoristas sejam comuns nas vias públicas na próxima década, esperando-se assistência avançada ao motorista e sistemas automatizados em maior grau. Por outro lado, a Scania vê grande potencial de podutos de condução automática em contextos e ambientes em que o tráfego constante não precise ser gerenciado.

“Um exemplo típico é uma grande mina a céu aberto onde veículos se movimentam ao longo de rotas fixas e lidam com outros veículos de maneira praticamente exclusiva,” diz Pettersson. “Isso abre caminho para a Scania dentro de alguns anos ser capaz de oferecer soluções mais flexíveis, mais seguras e mais rentáveis do que qualquer coisa disponível hoje. Grandes portos são outro exemplo de ambientes de transporte em que veículos autônomos para transporte de contêineres têm claro potencial para aumentos de produtividade.” 

Muitas alternativas – A Scania foi a primeira fabricante capaz de vender e entregar motores Euro 6 – a mais alta classe de emissões atual – na Europa. Isso envolveu transmissões que fazem uma grande diferença na redução das emissões poluentes. E as soluções da Scania também dão uma contribuição significativa com relação a redução do CO2. Um cavalo mecânico Scania da nova linha com peso total de até 40 toneladas tem hoje normalmente um consumo médio de diesel de cerca de 27 litros/100 km em condições normais.

“É um cenário que há algumas décadas seria visto como irrealista, não menos importante ao considerar o nível de emissões extremamente baixas e a velocidade média alta”, diz Magnus Höglund. “Os veículos simplesmente ficaram muito, muito melhores e realizam o trabalho de transporte de maneira mais eficiente. E além disso, fazem o trabalho com HVO no tanque, reduzindo a saída de CO2 em até 90%.”

“Independentemente de qual tipo de condução está envolvido ou de quais são as condições locais, quase sempre há uma solução alternativa da Scania para ser encomendada, aqui e agora”, conclui Höglund.

Ele acredita que com os lançamentos de produtos e serviços nos últimos anos, a Scania demonstrou que todos os tipos de transporte de clientes e fornecedores podem, por meios simples, reduzir sua pegada de CO2 sem concessões e sem mesmo resultar em custos adicionais significativos.

“A oferta da Scania no âmbito de combustíveis alternativos e renováveis e de transmissões é sem paralelo no setor”, diz Pettersson. “Ao mesmo tempo, estamos realizando pesquisas que, ouso dizer, estão muito na vanguarda quando se trata de obter o máximo da digitalização, conectividade, eletrificação e autonomia. A Scania está trabalhando com todos os meios disponíveis para reduzir os impactos ambientais de todos os tipos de movimentos de transporte em estradas.”

No Brasil – Ser sustentável significa atuar nos pilares ambientais, sociais e econômicos de forma a minimizar os impactos causados pela sua atividade principal. “É por isso que a Scania tem concentrado esforços em ações no Brasil para reduzir a emissão de CO2 (por meio de motores ainda mais econômicos, e desde a especificação do veículo até o treinamento do motorista), promover a mobilidade urbana e a segurança nas estradas, por exemplo, pelas capacitações da competição Scania Driver Competitions (SDC)”, afirmaEronildo de Barros Santos, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Scania no Brasil.

“Em um futuro bem próximo, teremos uma matriz de combustíveis mista. No Brasil, já temos disponíveis produtos movidos a combustíveis alternativos como biometano, gás natural, biodiesel e etanol. Além disso, um ponto importante é a abertura que os clientes sempre tiveram para dialogar com a marca, pois essa postura nos levará a encontrar soluções que sejam rentáveis para eles, viáveis para a Scania e boas para a sociedade.” 

 

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