quinta-feira, 25 abril , 2024
28 C
Recife

Novo bloco de motor da Tupy equipa Ford F-150 americana

A Tupy, líder no mercado automotivo mundial de blocos e cabeçotes de motor em ferro fundido, é a fabricante dos novos blocos de motor de 2,7 litros para a picape Ford F-150.

- Publicidade -

Destacando-se como uma das principais novidades do veículo, a peça reúne blocos de cilindros feitos em ferro grafite compactado (CGI). Esse motor também é utilizado pela Ford no Edge e no sedã Taurus, vendidos para o mercado chinês.

Graças à combinação de CGI e alumínio, o novo motor Ford é um dos mais leves e mais compactos de sua categoria.

- Publicidade -

Além disso, é um dos primeiros motores a gasolina de produção em massa já construídos com bloco de motor CGI, compartilhando essa tecnologia com o Powerstroke turbo diesel motor V8 de 6,7 litros para veículos pesados, projetados e desenvolvidos pela Ford (bloco também fornecido pela Tupy).

A redução de peso é uma das principais vantagens da nova picape Ford. O veículo é 320 kg mais leve que sua versão anterior, principalmente porque utiliza aço e alumino de alta resistência em sua estrutura e corpo.

O desenvolvimento dos blocos de motor começou em 2012 na fábrica da Tupy de Saltillo, no México. A planta recebeu investimentos para adaptação à produção de produtos CGI em grande escala.

- Publicidade -

A complexidade desse produto exigiu a implantação de um processo inovador de moldagem para atender às expectativas da Ford.

“A Tupy é líder mundial em produção de blocos de motor CGI. O ferro grafite compactado é um material de alta resistência, que permite a redução significativa na espessura das paredes e do tamanho dos blocos de cilindro, resultando em motores mais leves”, diz Fernando Cestari de Rizzo, vice-presidente da Unidade de Negócios Automotivos da Tupy.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança