Relatório recente do The Boston Consulting Group descobriu que aqueles que têm preocupações sobre veículos autônomos muitas vezes se baseiam em três principais fatores:
- Confiabilidade
- Cyber segurança
- Interação segura
Para ver a condução autônoma integrar-se plenamente à vida cotidiana, é fundamental resolver os muitos desafios tecnológicos e também a aceitação social a esta tecnologia. “As pessoas precisam ter uma mentalidade positiva para introduzir a tecnologia do autônomo, diz Iijima. Para os consumidores, a adoção de novas tecnologias é uma questão de confiança, e o essencial para isso é o conhecimento.
De acordo com Iijima, “Para a sociedade mudar a opinião defensiva de hoje, as pessoas precisam entender que isso é bom para o seu futuro. Em seguida, os clientes precisam entender o que a tecnologia pode oferecer.”
Apesar de ser um assunto cada vez mais recorrente nos dias de hoje na indústria automobilística, a tecnologia autônoma para veículos não é um conceito novo para a Nissan, que tem longa história de introdução de sistemas avançados de assistência ao condutor.
Iijima começou na Nissan trabalhando em suspensão controlada eletricamente, que consiste em os carros reagir mais rapidamente e absorver mais solavancos do pavimento. Ele também ajudou no desenvolvimento do pioneiro controle de cruzeiro adaptativo da Nissan e dos sistemas de prevenção de saída de pista e de frenagem de emergência. Todas eram tecnologias antes desconhecidas, mas amplamente adotadas atualmente e que têm ajudado na transformação do transporte por automóveis.
Graças a uma história de inovação, a Nissan está adotando uma abordagem passo-a-passo na introdução de tecnologias de condução autônoma no mercado. E é exatamente o foco que Iijima vê na transformação dessa tecnologia para o futuro.