domingo, 28 abril , 2024
28 C
Recife

CESVI BRASIL: bolhas em pneus podem causar acidentes no trânsito

Muitos motoristas ficam atentos às imperfeições na lataria do carro e riscos na pintura. No entanto, quando o assunto são os pneus, há quem se esqueça de checar possíveis amassados nas rodas, a calibragem e, por conta disso, até mesmo deixar passar despercebido o surgimentos de bolhas nos pneus.

- Publicidade -

Segundo o CESVI BRASIL, Centro de Experimentação e Segurança Viária da MAPFRE, o fenômeno pode colocar em risco a segurança de motoristas e pedestres.

O surgimento de bolhas nas borrachas dos pneus é considerado um fenômeno do meio automotivo e acontece, principalmente, por conta dos danos causados por buracos, guias, valetas ou impactos que possam danificar a estrutura da malha metálica ou demais regiões que compõem a estrutura do pneu.

“Quando isso acontece em um dos pneus do conjunto há aumento do risco de acidentes, pois há perda de resistência, o que o torna o veículo instável, com possibilidades até de rompimento da estrutura, colocando em risco os passageiros, pedestres e outros veículos”, afirma Gerson Burin, coordenador técnico do CESVI BRASIL.

Caso tenha verificado e constatado a presença de bolhas é indicado evitar o processo de vulcanização oferecido por alguns borracheiros, que visa prolongar a vida útil dos pneus “O ideal é a substituição do pneu avariado, lembrando que adquirir um novo é sempre a alternativa mais segura”, comenta o especialista.

- Publicidade -

Para evitar a formação das tais bolhas recomenda-se que o motorista reduza a velocidade sempre que for passar por algum buraco, lombada e meio fio.

Outra dica para quem gosta de estacionar próximo a guia é evitar raspar o pneu. Essa ação recorrente pode ocasionar rasgos ou também as indesejáveis bolhas.

“Vale lembrar que a troca dos pneus deve ser realizada sempre que apresentarem desgaste na marcação do TWI, que é o indicador de desgaste, ou quando o código DOT ultrapassar 5 anos. Para diminuir desgastes irregulares nos pneus, a recomendação é que o motorista utilize sempre a pressão indicada no manual do proprietário e crie um cronograma para não esquecer de alinhar e balancear o carro”, finaliza Burin.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança