sábado, 7 setembro , 2024
28 C
Recife

Gestão de manufatura enxuta, filosofia Lean é tema de evento da AEA

Ao dar continuidade nos trabalhos voltados à manufatura automotiva, a Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA) promoveu no último dia 10, pelo segundo ano consecutivo, o Lean Conference Brazil, com o tema “O fator Kata.

O molde Lean nos hábitos e atitudes”. O evento, que ocorreu no Instituto de Tecnologia Mauá, em São Caetano do Sul/SP, teve como objetivo levar a toda cadeia produtiva do segmento e ampliar o conceito Lean para serviços de modo a beneficiar a todos com iniciativas que podem mudar a filosofia de gestão focada na redução dos desperdícios.

- Publicidade -

“A Toyota no Brasil é a prova mais concreta de que o método Lean, adotado pela montadora desde os seus primórdios, é um sucesso. A montadora é extremamente competitiva e mesmo em tempos de retração econômica está bem posicionada, atendendo com excelência os seus clientes ao manter um processo produtivo que foca em qualidade e redução de custo operacional repassando todos esses benefícios aos seus clientes”, diz Edson Orikassa, presidente da entidade.

Ainda de acordo com o executivo, “temos interesse em ampliar e repassar a filosofia para também coletarmos os frutos e benefícios que a sua implementação traz. E por isso, trouxemos os melhores profissionais do mundo para dividirem suas experiências”.

O Lean Conference Brazil contou com a participação de Sammy Obara, responsável por implementar o Sistema de Produção Toyota(TPS) nas organizações da Toyota no Japão, Brasil, Venezuela, Inglaterra, Filipinas e Estados Unidos, além de uma variedade de empresas de consultoria, organizações educacionais como Harvard e Stanford, e até mesmo em missões humanitárias na Ásia e África.

- Publicidade -

Com 33 anos de experiência em Lean, Obara apresentou o conteúdo “Liderança Kata – Os Líderes de Hoje Moldando os Líderes de Amanhã”.

Segundo ele, o lean é baseado na linha da eliminação do desperdício, identificando os pontos até o torná-los visíveis, atacando posteriormente a causa pela raiz e na sequência padronizar os processos para que não haja regresso.

Também conselheiro Senior do Honsha.org, consultoria Lean premier com forte reputação nos EUA, Brasil e Japão, aprendida na Toyota, Obara exibiu ainda alguns resultados práticos do lean dentro da montadora faturamento com menor número de funcionários e maior quantidade de carros produzidos, ou seja, um aproveitamento de excelência com os colaboradores no processo de manufatura.

- Publicidade -

Outro reconhecido especialista em Logística Lean, Nelson Takeuchi também ministrou palestra na segunda edição do evento da AEA.

“Em apresentação “Genba Kata – A Conduta do Líder na Operação”, Takeuchi comentou sobre alguns princípios básicos para excelência operacional, com a segurança, qualidade, custo, entrega e moral, sendo fundamental a solução imediata do problema assim que diagnosticado para todo processo da cadeia produtiva.

Com mais de 30 anos de experiência em Lean, 15 dos quais passados na Toyota do Brasil e do Japão, Takeuchi é um dos grandes nomes de Lean da atualidade.

Tem percorrido o Brasil todo ajudando empresas de diferentes setores que buscam a excelência do modelo toyotano. Como uma das grandes autoridades no tema de Logística Lean, liderou implementações na Europa e países do Mercosul.

“Para entregar um produto ou serviço, precisamos executar tarefas. Estas tarefas podem agregar valor ou não agregar valor, o que chamamos de desperdício”, comentou o especialista.

Para Takeuchi, líderes na operação do dia a dia têm conhecimento do trabalho, das responsabilidades, habilidade em fazer melhorias, comportamento motivacional e capacidade de ensinar”.

A filosofia Lean, sucesso absoluto nas instalações globais da Toyota, também é repassada a outras empresas e um case de implementação realizado pelos profissionais da montadora no Hospital Santa Cruz, em São Paulo, foi apresentado por Bruno Kosima, chefe do Departamento do Sistema de Produção Toyota (TPS).

Com a visão de ser uma instituição beneficente reconhecida pela comunidade como uma das primeiras opções na prestação de serviços em saúde, Kosima exemplificou as soluções encontradas para melhorar o sistema de atendimento e como resultado obteve melhorias no fluxo do paciente, com redução de 30 minutos no tempo médio de permanência do paciente no hospital e o desenvolvimento de pessoas, além do uso mais eficiente do médico.

Para Kosima, “TPS é fazer pensar como lidar com os problemas e com isso contribuir com o desenvolvimento dos nossos membros”.

Ainda de acordo com ele, “o sucesso do TPS se deve à melhoria contínua, a busca constante pelo desafio. Na Toyota respeitar as pessoas não é apenas dar bom dia, dar um cumprimento; e sim oferecermos a capacidade para o colaborador ser desenvolvido, dando tarefas e a possibilidade dela ter opinião, afinal quem comanda a produção é quem está no chão de fábrica”.

A segunda edição do Lean Conference Brazil ainda ofereceu aos participantes apresentações de cases do Hospital Madre Teresa (com Thais Milena) e da Liberty Seguros (Alessandra Lima, Camila Ferreira e Simoni Nishimura) reunindo profissionais e empresas de todas as áreas trazendo benefícios com lições e experiências dos especialistas.

 

Matérias relacionadas

Novo Peugeot 2008

Mais recentes

WABCO - O principal fornecedor global de tecnologias para veículos comerciais
Serviço Premiado Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Volvo na LAT.BUS

Avaliação MecOn

Ofertas FIAT