sexta-feira, 19 abril , 2024
28 C
Recife

Governos do Brasil e Portugal reconhecem programa de mobilidade sustentável da Itaipu, CEiia e FPTI

A Itaipu Binacional, o Centro de Engenharia e Inovação das Indústrias da Mobilidade (CEiiA) e a Fundação Parque Tecnológico Itaipu (PTI) avançam na cooperação técnica na área de mobilidade inteligente.

- Publicidade -

Um convênio entre as três instituições foi assinado, em Brasília (DF), durante assinatura de acordos bilaterais entre Brasil e Portugal, especialmente sobre sistemas sustentáveis de energia.

Na ocasião, os governo dos dois países reconheceram o trabalho desenvolvido pela Itaipu, CEiiA e FPTI, na área de mobilidade inteligente, em declaração conjunta, logo após o encontro do presidente Michel Temer e o primeiro-ministro português, Antônio Costa, no Palácio do Governo, em Brasília (DF).

- Publicidade -

Na declaração de 88 itens, a de número 58 traz o reconhecimento de Brasil e Portugal “às importantes iniciativas de cooperação entre os dois países no tema da mobilidade elétrica, como o programa Mob-I, desenvolvido em parceria entre o CEiiA, Itaipu Binacional e a Fundação Parque Tecnológico Itaipu, e a perspectiva de cooperação entre o CEIIA e a Codemig Participações S.A., em torno de programa conjunto focado em redes de energia e mobilidade urbana de baixa emissão de carbono”.

Para a diretora financeira executiva de Itaipu, Margaret Groff, a renovação do acordo, além de dar continuidade à parceria da Itaipu, FPTI e CEiiA na mobilidade inteligente, também dá continuidade à aplicação de uma agenda de P&I&D, conjunta no Brasil, para desenvolvimento institucional, científico, tecnológico e de inovação, assim como possibilita a difusão do conhecimento, a capacitação profissional e a geração de emprego, criação de empresas e renda na área da mobilidade sustentável.

Groff ressalta outro aspecto importante do acordo assinado em Brasília.

- Publicidade -

“A inclusão desse tema na agenda Brasil-Portugal é um reconhecimento muito importante do nosso trabalho, que já vem desenvolvido há três anos, porque a partir de agora ele passa a fazer parte de uma agenda bilateral dos dois países.”

Durante o encontro, o Brasil anunciou que quer investir em formas inovadoras de mobilidade urbana com baixa emissão de carbono. A expectativa é fabricar no futuro um carro totalmente movido a eletricidade.

O diretor superintendente da FPTI, Juan Carlos Sotuyo, destaca a importância da inclusão do tema mobilidade inteligente nos acordos Brasil-Portugal.

“Primeiro, porque reconhece os esforços da Itaipu Binacional, da Fundação PTI – Brasil e dos diversos institutos e centros de pesquisa que habitam o parque vêm fazendo, aliado a todas as questões relacionadas com armazenamento e energias renováveis. Segundo, pela aliança estratégica com o CEiiA, que desenvolve tecnologias e possui uma importante relação com os maiores centros de pesquisa europeus e americanos.”

E complementa: “Por último, pelo caráter complementar da relação, uma vez que o desenvolvimento de sistemas embarcados para a usina hidrelétrica tem desenvolvido competências importantes nas áreas de automação, monitoramento e controle, assim como diversas modalidades de armazenamento de energia em baterias, na produção de hidrogênio e na produção de biogás, fundamentais na mobilidade”.

Para o presidente do CEiiA, José Rui Felizardo, a parceria entre as três instituições é determinante para o futuro do CeiiA na mobilidade sustentável, no Brasil, considerando o muito que já avançamos na parceria desenvolvida nesses últimos três anos. “Itaipu é o espaço tecnológico de excelência para que se possa conceber, desenvolver e testar tecnologias na área da mobilidade sustentável.”

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, professor Manuel Heitor, a parceria vai promover a investigação e o desenvolvimento de tecnologias relacionas com a mobilidade, além de permitir a capacitação de recursos humanos conjuntos em áreas de grande desafio tecnológico.

“O PTI é um excelente exemplo de parque tecnológico também inserido com os novos desafios da temática internacional da mobilidade.

O Mob-i é o Programa de Mobilidade Sustentável da Itaipu Binacional que tem como proposta o desenvolvimento tecnológico para a mobilidade Inteligente de nova geração.

O programa de inovação tecnológica é implementado a partir da Itaipu Binacional em parceria com o Centro de Engenharia e Inovação das Indústrias da Mobilidade (CEiiA), de Portugal, e o Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR).

Ele inclui pesquisa e desenvolvimento, passando pela experimentação de soluções tecnológicas e modelos de negócios para a industrialização de novas soluções da mobilidade em benefício das pessoas.

O Programa Mobi pretende ser também um referencial de governança corporativa atendendo aos princípios do Pacto Global das Nações Unidas e também desenvolvendo ações inovadoras de equidade de gênero com base nos Princípios de Empoderamento das Mulheres da ONU Mulheres (WEPs, sigla em inglês).

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança