segunda-feira, 27 maio , 2024
28 C
Recife

SAE BRASIL destaca inovações no Salão do Automóvel de São Paulo

Inovações em conectividade, sistemas semiautônomos de segurança, eletrificação e motores turbo flex para o mercado brasileiro foram os assuntos de destaque na Manhã de Tecnologia Automotiva SAE BRASIL no Salão do Automóvel 2016, realizada na manhã desta quinta-feira, 17, no São Paulo Expo.

- Publicidade -

Direcionado para executivos, engenheiros e profissionais da indústria fabricante de veículos, sistemistas, autopeças, fornecedores de matérias-primas, serviços de engenharia, consultores e acadêmicos, o encontro focou nas tecnologias aplicadas aos mais modernos veículos disponíveis no mercado brasileiro expostos no Salão Internacional do Automóvel 2016.

Frank Sowade, presidente da SAE BRASIL, abriu os trabalhos e destacou os 25 anos da associação no fomento da engenharia e a relevância do evento face às novas demandas do consumidor por mobilidade.

Borg Warner e Bosch foram os patrocinadores do encontro.

Inteligência- Evandro Bastos, gerente de Marketing Veículos de Passeio da Mercedes-Benz, apresentou a nova geração do Mercedes Classe E, o sedã AMG E 43 4MATIC, com seu motor V6 biturbo de 401 cv, que estreou no Salão de Detroit e estará disponível no Brasil em 2017.

- Publicidade -

Chamado “o sedã mais inteligente do mundo” pelo seu conteúdo tecnológico embarcado, o carro é equipado com um conjunto mecânico de alto desempenho e sistemas de assistência de direção que favorecem frenagem, manobras emergenciais, monitoramento de pontos cegos e manutenção de faixa.

Serviços- Gisele Tonello, gerente de Engenharia de Telemática & Infotainment da GM, mostrou o OnStar, sistema de telemática avançado que funciona como uma espécie de assistente pessoal oferecendo ao motorista serviços de emergência, segurança, navegação e conectividade.

O recurso, que acaba de chegar ao Brasil na linha Chevrolet Cruze, existe há alguns anos nos Estados Unidos com soluções de segurança conectada.

O sistema funciona via aplicativo para celular e liga o usuário 24 horas a um call center para qualquer necessidade – de emergências, como acidentes e roubo do veículo, a reserva de hotel e alerta de rodízio, com privacidade e segurança cibernética.

Drive assistence- Fernando Pfeiffer e Fernanda Bing, respectivamente gerentes de Marketing de Carros Premium e de Projetos da Ford, mostraram o novo Ford Fusion Hybrid 2017, que chega ao Brasil com motores elétrico e a gasolina 2.0 Atkinson com a potência de 143 cavalos, que funcionam simultaneamente, conforme a velocidade.

- Publicidade -

Nas soluções inteligentes para o condutor, o carro oferece conectividade de última geração, como sistema de estacionamento automático, monitoramento de pontos cegos, alerta de colisão e assistente de frenagem, entre outras tecnologias.

Prevenção de acidentes – Alexandre Pagotto, Gustavo Tineli e Erwin Franieck, respectivamente gerentes de Marketing, de Chassis e de Eletrônica e Softwares para Veículos Elétricos e Híbridos e de Engenharia da Bosch, destacaram tecnologias relacionadas à prevenção de acidentes, como controle de estabilidade e sistemas de frenagem de emergência de veículos, e tendências para o futuro, como os veículos Híbridos, elétricos e autônomos.

Turbo flex – Lauro Yutaka Takabatake, diretor de Engenharia da BorgWarner TurboSystems, fechou o ciclo de apresentações discorrendo sobre soluções de tecnologia global fabricadas e desenvolvidas localmente em busca de desempenho, redução de emissão e baixo consumo, e deu destaque especial ao desenvolvimento do turbo flex para o mercado brasileiro.

Segundo o executivo, o turbo para etanol foi desenvolvido por engenheiros brasileiros e alemães da BorgWarner, com uso de ferramentas de simulação de análise modal para testes de componentes que culminaram no design final com redução da vibração do motor.

Matérias relacionadas

Fiat Fastback

Mais recentes

Ofertas Peugeot 208

Destaques Mecânica Online

Fiat Toro

Avaliação MecOn

WABCO - Principal fornecedor global de tecnologias para para veículos comerciais