Foi realizada a cerimônia de abertura da 1ª edição da Shell Eco-marathon Brasil, competição de eficiência energética promovida pela companhia anglo-holandesa voltada a estudantes universitários.
O kartódromo da Granja Viana, em São Paulo, foi o local escolhido para reunir alguns dos protótipos automotivos mais econômicos do país.
Nesta primeira edição em solo brasileiro, 36 equipes de 22 universidades vão disputar o título de protótipo automotivo mais eficiente energeticamente em três categorias: bateria elétrica, etanol e gasolina.
A competição, famosa em todo o mundo, desafia estudantes a projetarem, construírem e pilotarem veículos mais eficientes.
A iniciativa teve início em 1939, quando funcionários da Shell nos EUA fizeram uma disputa sobre quem conseguiria percorrer a maior distância possível com a mesma quantidade de energia.
Desde então, a competição se expandiu para outros dois continentes, Ásia e Europa, incluindo diversos tipos de energia.
Estimulando novos talentos- O presidente da Shell Brasil, André Araujo, recepcionou os estudantes e comentou a importância de eventos como esse para o desenvolvimento de novas tecnologias.
“Sempre quisemos trazer a Shell Eco-marathon para o Brasil e as equipes brasileiras que participavam das competições mundiais foram o principal incentivo”, destacou Araujo.
“Em sua primeira edição brasileira, a competição mostra que o trabalho em equipe e a inovação caminham juntos com a aproximação de estudantes e empresas”, finalizou o executivo.
Os carros entram na pista para as provas e são conhecidos os protótipos mais eficientes do país.